A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Terabyte, com a execução de 141 mandados de busca e apreensão em todos os estados brasileiros, visando suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil.
No Rio Grande do Norte, dois mandados foram cumpridos nas cidades de Natal e Mossoró, resultando na prisão em flagrante de dois indivíduos.
Com mais de 750 agentes envolvidos, entre policiais federais e civis, a operação contou com o apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI). A ação tem como foco identificar criminosos que utilizam a internet para armazenar e disseminar conteúdo de abuso sexual de menores.
O nome “Terabyte” faz referência à unidade de armazenamento digital, sugerindo o foco em grandes quantidades de material ilícito. A Polícia Federal também alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar os jovens quanto aos riscos tanto no ambiente virtual quanto no físico, para prevenir casos de abuso sexual.