Os policiais militares que atuarão nas eleições do Rio Grande do Norte vão utilizar coletes balísticos emprestados por outros estados para o pleito eleitoral deste domingo (02).
A Polícia Militar não informou a quantidade de coletes emprestados nem de quais estados os equipamentos vieram.
A presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN, Márcia Carvalho, criticou a situação da PMRN e disse que “não garantir os equipamentos aos policiais, é um ato de irresponsabilidade do Governo do Estado”, disse.
“Sobre os equipamentos, é um fato, não há equipamentos para todos. Não há nem mesmo na rotina diária, imagine em um evento que requer um desdobramento ainda maior da segurança pública. Não existe colete e armamento para todos. Talvez o policial vá sim para uma escola desarmado. Questionamos ainda de onde virá esse empréstimo de coletes se estão todos atuando em prol da segurança nas eleições?”, questionou.
Confira a nota da PMRN na íntegra
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) informa que possui coletes balísticos para todos os policiais militares de serviço no policiamento ordinário.
A Corporação ressalta que realizou processo licitatório para compra de coletes balísticos, todavia, houve um recurso de uma empresa concorrente na justiça, que atrasou os trâmites de aquisição dos equipamentos em mais de 2 meses.
Sendo assim, a Instituição adquiriu 300 coletes balísticos e abriu um processo licitatório para a aquisição de mais 2.035 coletes, que em breve estarão sendo entregues pela empresa ganhadora.
Desta forma, devido à atuação extra de quase 7.000 policiais no pleito eleitoral de 2022, por meio de uma ação de gestão integrada com outras polícias militares do Brasil, recebeu por empréstimo alguns coletes balísticos de outras coirmãs do Nordeste para ajudar na segurança dos agentes potiguares nas eleições, nos dias 01 e 02 de outubro. O policiamento ordinário em serviço segue normalmente com os equipamentos da PMRN.
A Polícia Militar ressalta seu compromisso com a missão de servir e proteger à sociedade potiguar, e atuará de forma ostensiva em todos os 167 municípios do RN, com todo seu efetivo de prontidão, para garantir uma eleição segura para todos os cidadãos.