parcerias

Allyson busca parcerias com a Ufersa para projetos sociais e de infraestrutura


Allyson busca parcerias com a Ufersa para projetos sociais e de infraestrutura

Foto: Vitória Job

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, esteve nesta segunda-feira (22) na reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) com o intuito de manifestar interesse em estabelecer parcerias futuras com a instituição. Durante o encontro, foram discutidas demandas da Prefeitura, incluindo a cessão de dois terrenos da universidade para projetos de interesse público.


A principal solicitação da Prefeitura refere-se à cessão de um terreno localizado dentro do campus Oeste da Ufersa. A intenção é utilizar essa área para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), visando atender às necessidades da comunidade local. Além disso, a Prefeitura também expressou interesse em obter outro terreno próximo ao campus Leste, no bairro Ulrick Graff, onde planeja construir um conjunto habitacional e instalar uma infraestrutura completa, incluindo escola, posto de saúde e segurança.


O prefeito Allyson Bezerra ressaltou a importância desses projetos para a cidade e enfatizou que a Ufersa também será beneficiada com a parceria. Ele mencionou a possibilidade de construir uma estrutura unificada para a Prefeitura nessa área, proporcionando maior eficiência administrativa ao reunir setores que atualmente estão dispersos em diferentes locais.


A reitora Ludimilla Oliveira se comprometeu a encaminhar as demandas aos Conselhos Superiores da universidade, acompanhadas de justificativas, projetos de execução e contrapartidas oferecidas pela Prefeitura. Ela destacou o potencial de benefício mútuo da cessão do terreno no campus Oeste, especialmente para o curso de Medicina da Ufersa, que poderá utilizar a UBS como unidade de referência.


Além disso, a reitora ressaltou a importância de fortalecer projetos da Ufersa por meio do apoio da Prefeitura. Ela mencionou o Parque Tecnológico do Semiárido, o Núcleo de Equoterapia do Semiárido e o setor de Estágios da universidade, que passa por reformulação e ampliação. Ludimilla Oliveira enfatizou o interesse da Ufersa em colaborar com a Prefeitura nas áreas sociais e da saúde.


O Parque Tecnológico do Semiárido, atualmente em construção, foi destacado como uma iniciativa que fortalecerá a cidade de Mossoró, conhecida como a capital do semiárido. A reitora ressaltou que a proposta do parque já está alinhada com as pesquisas desenvolvidas pela Ufersa, Uern e IFRN.


A internacionalização da Ufersa também foi mencionada, com ênfase na parceria com Israel, que será fortalecida ao longo de 2023. A reitora Ludimilla Oliveira ressaltou a importância de fomentar essas iniciativas e destacou o potencial de colaboração entre a universidade e a Prefeitura de Mossoró.

Comentários