MCJ

Câmara dos Deputados realizará sessão solene em homenagem ao Mossoró Cidade Junina


Câmara dos Deputados realizará sessão solene em homenagem ao Mossoró Cidade Junina

A Câmara dos Deputados realizará na próxima quarta-feira (28), uma sessão solene para homenagear o evento "Mossoró Cidade Junina" e o espetáculo "Chuva de Balas no País de Mossoró". A proposição é do deputado federal Beto Rosado (Progressistas). 

"O terceiro maior São João multicultural do país e o espetáculo que retrata a resistência do povo mossoroense ao bando de Lampião fazem parte da cultura do povo do Rio Grande do Norte. Como mossoroense será uma honra poder homenagear e promover o reconhecimento nacional destes eventos que preservam a nossa cultura e fomentam o turismo e a economia da região durante todo o mês junho", afirmou Beto.

A solenidade será realizada no plenário Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir das 9h, e será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela TV Câmara, no canal 51.1 (aberto). 

 História

O Mossoró Cidade Junina teve início em 1996, quando a prefeitura municipal decidiu reunir, em um único evento, os arraiás de bairro que tradicionalmente aconteciam no mês de junho. De lá pra cá, já são 23 anos de MCJ, distribuído em oito polos culturais pela cidade e com mais de um milhão de visitantes. 

A programação começa com o Pingo da Mêi Dia, o maior bloco junino do país. A Estação das Artes se transforma na Estação do Forró com atrações locais e nacionais. Ainda tem a Cidadela, o polo Cultura Popular, a Arena Deodete Dias que recebe o concurso de quadrilhas juninas, e o Boca da Noite que encerra os festejos do MCJ. 

No adro da capela de São Vivente acontece o espetáculo Chuva de Balas no País de Mossoró. O musical foi escrito pelo poeta potiguar Tarcísio Gurgel (2001), e conta a história da invasão do bando de Virgulino Lampião à cidade de Mossoró e a expulsão dos cangaceiros liderada pelo prefeito Rodolfo Fernandes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela prefeitura de Mossoró e a Universidade Potiguar (UnP), em 2019 o evento injetou mais de R$ 90 milhões na economia local durante o mês de junho. Outro dado impactante é que somente no Pingo da Mêi Dia foi movimentada uma média de R$ 33 milhões de reais. O montante trouxe reflexos positivos em diversos setores da economia, tanto formal quanto informal.

Comentários