A estrutura dos centros de atendimento para pessoas que necessitam de tratamento psicológico e psiquiátrico no Rio Grande do Norte é bastante preocupante.
Só para se ter uma ideia, atualmente em Mossoró existem apenas quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Inexiste um olhar do poder público para esses locais, que na teoria deveriam servir para a recuperação de pessoas que estão com problemas psicológicos.
E a saúde mental é uma das bandeiras da candidata a Deputada Estadual, pelo Partido Liberal, Daniella Santos.
“A precariedade do atendimento nesses setores para quem precisa tratar a saúde mental é desolador. Não existem políticos atentos aos CAPS para destinar recursos. O próprio Hospital Psiquiátrico Milton Marques, em Mossoró, passa por sérios problemas de estrutura”, explicou.
No mês de maio deste ano, o Hospital Psiquiátrico Milton Marques de Medeiros foi alvo de denúncias, devido a sua estrutura precária. O imóvel funciona em um prédio alugado.
Além da experiência em gestão pública, Daniella Santos é graduanda em Psicologia, e sabe da importância de tratar esse tema como prioridade. “Como será que quem entra nesses locais saem? Existe alguma possibilidade de melhora significativa com uma estrutura tão precária, faltando quase tudo? Como estudante de psicologia, estou atenta a essas demandas”, falou.
“Além da falta de estrutura, existe também a desvalorização dos profissionais, que trabalham muito, já que o número de funcionários é bastante reduzido, o que leva também a uma fila de espera muito grande pelo atendimento”, finalizou, Daniella.