O Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) rebateu o ranking do Ministério da Saúde divulgado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Em nota, a secretaria disse que os números apresentados pelo ministro “não condizem com a realidade”.
“Uma rápida pesquisa no sistema Localiza SUS aponta que há mais registros de doses aplicadas no Rio Grande do Norte do que as que, em tese, teriam sido entregues às gestões locais, o que é impossível de ocorrer por razões óbvias”, diz a nota da Sesap.
Ainda segundo a Sesap, o “sistema RN + Vacina reforça a informação, ao mostrar que 1.808.566 doses foram distribuídas, representando 89.18% do quantitativo recebido pela Sesap. Outras 210.690 vacinas – 37.100 unidades da Coronavac/Butantan e 173.590 da Astrazeneca/Fiocruz – são para segunda dose que estão guardadas pela Sesap a pedido dos municípios, evitando o uso indevido como primeira dose. As demais vacinas são a reserva técnica, retida por orientação do Ministério da Saúde, e distribuída em tempo oportuno”, conclui a Sesap.
Leia também: RN é o pior estado na distribuição de vacinas aos municípios, diz MS
Declaração do ministro
Em uma rede social, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que “infelizmente o nosso estado [RN] está na lanterninha da distribuição das vacinas no país”.
A declaração do ministro partiu após a divulgação de um ranking do Ministério da Saúde com os estados que mais distribuem vacinas aos municípios. Na classificação, o RN aparece na última posição com apenas 56,6% das doses distribuídas.