O pleito de 2022 foi extremamente desfavorável ao prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade), que não conseguiu eleger três de seus quatro candidatos. Um desastre.
Em Mossoró, foram derrotados Fabio Dantas, Lawrense e Jadson, candidatos, a governador, deputado federal e deputado estadual, respectivamente. Do pleito em Mossoró, escapou apenas o candidato Rogério Marinho, apesar de o mesmo não ter recebido o voto de quase metade do secretariado do alcaide municipal, sempre dispostos a criticar o senador eleito nas redes sociais, assim como o candidato Jair Bolsonaro.
O infortúnio político de Allyson enseja o questionamento da sua liderança política, fato reforçado pelo resultado da pesquisa Item, que detectou o definhamento da aprovação do governo municipal, ao indicar 58% ante os propalados 80% de aprovação, logo após o Mossoró Cidade Junina.
O pleito também provocou perda de parte da narrativa de prefeito competente de Allyson. Ficou evidenciada a dificuldade do prefeito em executar as obras que estavam previstas no orçamento municipal, cujos recursos estão assegurados por emendas de parlamentares federais e pela contratação de crédito formalizada pela gestão municipal anterior.
Na Câmara Municipal, a oposição recebeu dezenas de milhares de votos a mais que os candidatos a deputado do prefeito. A oposição mais qualificada que a bancada de situação e mais fortalecida pelos votos que recebeu neste pleito, tende a se organizar e provocar mais derrotas ao prefeito.
Allyson Bezerra terá que reorganizar seu governo, reconstruir discursos que não resistiram ao debate político. A redefinição de metas e estratégias é fundamental para o êxito no pleito de 2024. Pelo visto, não vai ser tão fácil como parecia.