O prefeito de Caraúbas, Juninho Alves, anunciou na manhã desta segunda-feira (17), parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (Ufersa), para o recebimento de vacinas da Pfizer.
Na última sexta-feira (14), Pau dos Ferros também anunciou a parceria com a universidade para o recebimento do imunizante.
Apenas a Ufersa conta com refrigerador adequado para armazenar as doses no interior do Estado. Mais de 25 mil doses já foram enviadas para o Rio Grande do Norte e, até agora, todas ficaram na capital.
Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas precisam ser armazenadas a temperaturas entre -65ºC e -80ºC, conforme orientação do fabricante. O frasco da vacina Pfizer/BioNTech contém seis doses. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 21 dias. De acordo com estudos realizados sobre o imunizante, a vacina garante 85% de eficácia já na primeira dose.
Sem definição
Até a manhã desta segunda-feira, Mossoró não havia demostrado interesse em transformar a Ufersa em um ponto de vacinação, diferentemente de Pau dos Ferros e Caraúbas. Só assim seria possível utilizar os refrigeradores adequados para armazenar as vacinas da Pfizer.