Mossoró

Prefeitura entrega armamento e novos veículos para atuação da Guarda Civil Municipal

Prefeitura entrega armamento e novos veículos para atuação da Guarda Civil Municipal

Foto: Luciano Lellys

A Guarda Municipal de Mossoró recebeu na tarde desta quinta-feira (19), 15 pistolas de eletrochoque, 5 carabinas, 60 coletes, além de 20 rádios e duas caminhonetes L200 (que servirão para o patrulha Maria da Penha). Para utilizar as armas de fogo, os guardas irão passar por um curso de capacitação, após o convênio com a Polícia Federal. A previsão é de que até março de 2021, 60 guardas estejam aptos a utilizarem as armas de fogo.


“Estamos concretizando a entrega do armamento e novos veículos, associado ao trabalho de inteligência e videomonitoramento que foi ampliado na minha gestão. O material para o trabalho era mínimo, e a situação mudou, fazendo a segurança com tecnologia e modernidade”, disse a prefeita Rosalba Ciarlini, que participou da entrega do material.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O secretário de Segurança, Sócrates Vieira, agradeceu à prefeita pela reestruturação no trabalho da Guarda, citando ainda o Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança, o CIOTS. “A minha palavra hoje é de agradecimento. Quando cheguei, esse local contava com apenas 4 câmeras para fazer o trabalho de videomonitoramento. É um legado que vamos deixar para a cidade, fundamental para o monitoramento de despacho e ocorrências. Temos ainda a integração com a Secretaria Nacional de Segurança. É um trabalho que foi feito com muito esforço e zelo com os recursos públicos”, confirma Sócrates.


O município conta com 289 guardas civis. Rudrigo Carvalho, comandante da Guarda, esteve presente durante a cerimônia de entrega. “As armas são da emenda do deputado federal, Eliéser Girão. Os coletes, rádios digitais e viaturas são do projeto Patrulha Maria da Penha. Será muito importante para atuarmos na cidade”, destacou.
O Patrulha Maria da Penha vai funcionar por meio de um convênio realizado em parceria com o Governo Federal, com projeto elaborado pelo Município. É um trabalho inovador de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.


O inspetor da Guarda Municipal, Brito Alves, ficou satisfeito com a chegada dos equipamentos. “Sabemos que a criminalidade tem aumentado muito no Brasil e são necessárias ações eficazes que visem a prevenção e atuação ostensiva. A Guarda Municipal tem sido uma parceira junto às forças de segurança. Esse equipamento só vem para somar e conseguirmos dar um apoio melhor, chegando junto da população”, falou.


Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita Nayara Gadêlha, o Deputado Federal, Eliéser Girão, além do secretário de segurança, Sócrates Vieira.

Comentários