A pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (27) mostra que a desaprovação ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 49%, superando, pela primeira vez, a aprovação, que está em 47%. Esse é o menor índice de aprovação registrado desde o início da série histórica da pesquisa, em fevereiro de 2023.
Resultados da pesquisa:
Aprovação: 47% (eram 52% em dezembro);
Desaprovação: 49% (eram 47%);
Não sabe/não respondeu: 4% (eram 2%).
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 23 e 26 de janeiro com 4,5 mil eleitores em todo o Brasil. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
Comparando com a pesquisa anterior, divulgada em dezembro de 2024, a aprovação do presidente caiu 5 pontos percentuais, enquanto a desaprovação aumentou 2 pontos.
Motivos para a queda
De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, a principal razão para o aumento da desaprovação está relacionada à percepção dos eleitores sobre a condução econômica e ao descumprimento de promessas de campanha.
“Primeiro, Lula não consegue cumprir suas promessas. Esse percentual sempre foi alto, mas chegou ao seu maior patamar em janeiro de 2025: 65%. Ou seja, mais do que gerar esperança, o atual governo produz frustração na população”, destacou Nunes.
A pesquisa revela um desafio significativo para o governo federal, que, ao completar um ano de mandato, enfrenta crescentes críticas, principalmente relacionadas à economia.
Com informações de G1.