O vereador Tony Fernandes (Solidariedade) solicitou a 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) a investigação e punição dos envolvidos no caso de injúria racial contra um atleta em Mossoró.
“É repugnante o vídeo que circula nas redes com cenas de injúria racial nos Jogos da Juventude em Mossoró. Esse CRIME mostra o quanto ainda é preciso lutar contra o racismo. Muito mais que ideologia, essa é uma questão de respeito! Vamos cobrar a devida punição aos envolvidos”, disse Tony.
O ato de racismo aconteceu nesta segunda-feira (27), durante uma partida de basquete nos Jogos Escolares do RN (JERNs).
Nas redes sociais, o pai do atleta denunciou o caso. “Infelizmente, meu menino sofreu um ato repugnante de racismo. Os sons imitando um macaco e a palavra ‘macaco’ são muito nítidos”, disse Jamerson Nascimento ao compartilhar o vídeo.
Veja o ofício enviado pelo vereador:
Ao Senhor José Jadson Arnaud Amâncio
Diretor da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura
Considerando o fato público e notório de que manhã de hoje, durante uma competição de basquete dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, no Ginásio Pedro Ciarlini, em Mossoró, houve um episódio de injúria racial registrado por meio de vídeo, em que há “gritos de macaco” e sons de imitação desse animal, conforme circula nos blogs da Cidade;
Solicito à Vossa Senhoria que, por meio da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura ou instância superior ligada ao Governo do RN, tome as devidas providências no sentido de acompanhar o caso e auxiliar na identificação e punição dos envolvidos.