Os eleitores com pendência eleitoral em Mossoró, têm até quarta-feira (9) para regularizar sua situação com a justiça eleitoral. Essa é a data final de fechamento do cadastro eleitoral para o pleito deste ano.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cerca de 1 milhão de pessoas estão em situação irregular no país. Em Mossoró, segundo o Cartório Eleitoral cerca 3 mil pessoas devem procurar os serviços nos próximos dias.
“Na quarta nós teremos um horário especial para essas pessoas que deixaram para a última hora regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral. Hoje (segunda-feira) e amanhã (terça-feira) o expediente é até às 14 horas. Na quarta-feira, último dia, vamos atender até às 18 horas, mas com limite de somente 600 atendimentosâ€, disse o Chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, Luís Sérgio.
O Cartório Eleitoral está recebendo as demandas de regularização, que devem aumentar até o encerramento do prazo, na quarta-feira (9).
Os serviços mais procurados em Mossoró, além da emissão do título eleitoral, são o cadastro biométrico, obrigatório aos eleitores. No cadastro, faz-se a coleta das impressões digitais que serão usadas para identificar o cidadão no momento do voto, também a atualização de cadastro, transferências e emissão de segunda via de título.
Os eleitores que desejarem regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, devem dirigir-se ao Cartório de Mossoró, munidos do título eleitoral, comprovante de residência e documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade, para homens maiores de 18 anos, deverão levar certificado de quitação militar.
O voto é facultativo, para menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos. Desse modo, o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, também pode requerer o título de eleitor até o dia 9 de maio.







