O vereador Lucas das Malhas protocolou nesta terça-feira (21), projeto de lei na Câmara Municipal de Mossoró que autoriza o remanejamento das emendas impositivas para o pagamento de diárias operacionais, custeio e aparelhamento da Guarda Civil Municipal e da segurança pública mantida pelo Município.
O projeto tem como justificativa o atual momento vivido pela segurança pública em todo o estado, que por sua vez, também atingiu Mossoró. Devido o cenário de insegurança, a Guarda Municipal de Mossoró está totalmente mobilizada fazendo patrulhamento extra e atuando na defesa do patrimônio público municipal.
Ao todo, o município de Mossoró conta com 287 guardas civis municipais que atuam em diversas frentes, a exemplo, do Pelotão Ambiental, Patrulha Maria da Penha e outros.
Desde o primeiro ataque registrado em Mossoró, no último dia 14 de março, quando dois caminhões foram incendiados na Favela do Fio; um caminhão da coleta de lixo foi incendiado no Redenção e veículos (sucata) da Prefeitura foram queimados, a Guarda Municipal e demais forças de segurança do município estão mobilizadas fazendo a segurança de prédios e maquinário com efetivo extra.
O objetivo central do projeto de lei, conforme o vereador, é garantir esses recursos para assegurar o pagamento das diárias operacionais da Guarda Municipal.