Quer ganhar massa muscular? 5 alimentos ricos em proteína

Quer ganhar massa muscular? 5 alimentos ricos em proteína

nutrição

POR Celina Avelino

23/11/2017

Quando se fala em ganho de massa muscular, o que vem primeiro na mente de vocês? Na minha vem “proteína”, pois este nutriente é fundamental para o ganho de massa magra. Elas são responsáveis pela formação e reparação das fibras e reparação devido as micro lesões durante o treino de musculação. Mas você sabe quais são as melhores? Vamos lá: Proteínas são formadas por aminoácidos, importante para a manutenção do organismo e nos mantermos saudáveis. Os animais não conseguem sintetizar o total de proteína que precisam, portanto, é preciso ingerir de outras fontes, aminoácidos essenciais. Alimentos ricos em proteína: ovos, leite, soja, grão de bico, alguns legumes e outros, como a carne. E para escolher melhor a carne, a principal fonte de proteína, precisa saber qual o melhor tipo de carne, não é? Carnes vermelhas por exemplo, embora tenham seus benefícios que fazem bem a saúde, são mais gordinhas e sua gordura é saturada. O ideal é diversificar durante a semana o consumo das carnes branca com carnes vermelhas e não esquecer das demais proteínas, de origem vegetal <3 Aqui vai uma lista de 5 fontes de proteínas boas, mas lembre-se, procure um profissional (NUTRICIONISTA, tipo euzinha) capacitado para saber a quantidade ideal de proteínas para seu fisiotipo e necessidade, pois o excesso pode causar excreção de cálcio na urina, resultando num desequilíbrio no pH, tendo uma maior chance de desenvolver cálculos renais, e uma quantidade insuficiente, pode causar outros problemas, principalmente relacionado a maior risco de infecções, aumentar o tempo de recuperação de corte, baixo nutrientes etc. PROTEINA DE ORIGEM ANIMAIS
  • Melhoram o desempenho nos treinos por conter sais minerais como selênio, zinco e ferro e de creatina, um composto nitrogenado que garante energia para o músculo.
  • Ricas em vitaminas do complexo B, B12, melhorando o funcionamento das células nervosas
  • Fonte de aminoácidos que não podem ser encontrados em fontes de origem animal
PATINHO
  • Carne localizada no inferior dos bovinos
  • Macia, utilizada para fazer bifes, ou hambúrguer caseiro usando clara de ovo e aveia, tornando a refeição mais natural e saboroso possível.
  • Contém quantidade significante de vitamina B12
Dados da TACO em 100g: Proteínas: 27,74g Calorias: 142,03 kcal COXÃO MOLE
  • Carne macia, ideal para ensopados, bifes, picadinhos e outros
  • Parte traseira do boi
  • Corte as fibras no sentido transversal para maior sabor.
Dados da TACO em 100g: Proteínas: 22,55g Calorias: 131,69 kcal FRANGO (carne branca) Além de ser a mais saborosa (pra mim claro, lol), é bastante utilizada para este objetivo. Além disso, ainda é a mais barata na relação custo-benefício no mercado, não é? Fácil preparo, oferece aminoácidos essenciais, e tem a quantidade bem baixa de gordura se comparada a carne vermelha. Dados da TACO em 100g: Proteínas: 23g Calorias: 239 kcal PEIXES Indispensável em uma dieta equilibrada, pois são pobres em gorduras saturadas, ricas em gorduras boas como ômega 3 e poli-insaturadas, oferecendo mais ainda benefícios a saúde. SALMÃO Rico em proteína, porém, pode ser substituído pela mesma fonte com menos teor de proteína, porem mais custo beneficio Dados da TACO em 100g: Proteínas: 29,14g Calorias: 261,95 kcal TILÁPIA De sabor leve, entretanto, de ótimo preparo e de sabor. Um dos peixes mais utilizados para dietas de emagrecimento e mais recomendado sim, por ser o mais facil de encontrar e custo beneficio. Dados da TACO em 100g: Proteínas: 26g Calorias: 129 kcal Espero que essas dicas ajudem você na hora de se inspirar na cozinha. Antes de ir, gostaria de ressaltar que por mais que essas informações te ajudem a escolher uma carne mais saudável para pôr na mesa, NÃO RECOMENDO, de maneira nenhuma, a adesão de “Dietas da Proteína” onde a pessoa basicamente só come carne até parar no hospital com as taxas mais piradas que desenho animado. Parte da alimentação saudável é balancear tudo, de forma que não falte nada para o organismo! Por isso que sempre recomendo a visita a um nutricionista. E, claro, se vocês quiserem marcar uma consulta comigo, eu não vou achar nem um pouco ruim! É só ir lá no meu Instagram (@papodanutricionista) e mandar um direct <3

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