O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) completou nesta quarta-feira (29) 100 anos de atividades prestadas em prol da população norte-riograndense. Na ocasião, foi realizada uma solenidade alusiva ao centenário da Corporação, no Centro de Convenções de Natal.
Durante a solenidade, foi concedida a “Medalha do Mérito Major José Osias da Silva” a 50 personalidades em razão dos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. Entre os homenageados, quatro oficiais da Polícia Militar do RN, o Comandante Geral da Polícia Militar do RN Coronel Osmar Maciel, o Chefe de Gabinete de Segurança Institucional do TJRN Cel. PM Elias Cândido, o Ten. Cel. PM Raimundo Florêncio e o Ten. Cel. PM Gaspar Linhares.
O Corpo de Bombeiros do RN foi criado em 29 de novembro de 1917 pelo então Governador do Estado, Joaquim Ferreira Chaves, como uma Seção de Bombeiros anexa ao Esquadrão de Cavalaria da Polícia Militar do RN. A ideia de criação da corporação veio da necessidade de um órgão específico de combate a incêndio no Estado, após a incidência de alguns sinistros de médio e grande porte.
Um deles, ocorrido em 1916, foi o incêndio na estação central de trens, no qual o fogo destruiu inúmeros vagões carregados de algodão. Em 22 de março de 2002 o CBMRN adquiriu autonomia da PMRN, se tornando uma instituição com independência administrativa e orçamentária, integrando o Sistema de Segurança Pública do Estado.
Atualmente, o CBMRN é comandado pelo Coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior, a corporação atua no combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento aquático, em altura e terrestre, além de diversas atividades técnicas relacionadas a área de engenharia e ações preventivas junto à comunidade.