Como combinar as cores?

moda feminina

POR Renata Praxedes

04/09/2018

Será que existe uma forma mais fácil de aprender a combinar as cores para a nossa produção? Te respondo sem pensar duas vezes que tem sim! Quer ver? Rola a telinha ai, não tem como esquecer.

Pesquisando um pouco sobre o círculo cromático, você verá um leque de possibilidades legais para montar suas composições, vamos entender um pouco?

Aqui está o círculo cromático e suas matizes:

Antes de começarmos, aqui vai uma dica valiosa: no caso de querer deixar o look um pouco mais sóbrio, ou ter medo de não gostar, opte por adicionar também uma peça de cor neutra.

- Você pode fazer combinações de cores complementares ( de contraste)

Essa combinação é ótima para dar uma pegada mais “aberta”, viva, para a sua produção.  Usam-se os extremos(opostos)  do círculo cromático.


 



- Tríade: Combinação de três cores

Opte por cores que tenha a mesma equidistância. O interessante dessa proposta é que fica algo harmônico e diferente. Sendo de alto contraste, mesmo usando tons mais claros, fica algo incrivelmente bonito visualmente.


 


- Combinações análogas

Aqui você pode combinar de duas até três cores, que são vizinhas umas as outras. Fica bem estiloso  e dependendo da forma que você distribuir as cores, forma um degradê.

 

- Quadrado

O ideal é usar quatro cores também equidistantes. Os tons ficarão com uma proposta bem diferente, mas permanecem complementares. O look fica dinâmico.

 

- Combinação de cores meio complementares

O ideal é usar a cor que fica a duas casa da sua complementar. É uma combinação mais completa do que a complementar, pois a terceira cor fortalece  contraste.


 


Além dessas, existem outras formas de combinar. Dou a dica também de baixar o aplicativo Color Wheel no celular, para ficar mais prático e fácil haha Se joguem!

 

Comentários

Renata Praxedes

Renata Praxedes, 21 anos, mossoroense, acadêmica do 2º período do curso de Design de Moda na Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Moda Feminina no Portal Mossoró Notícias.