Saia longa: como usar?

moda feminina

POR Renata Praxedes

26/10/2018

Olá meus amores! Peço desculpas por essa breve ausência, mas já volto trazendo um conteúdo bem legal e que várias meninas me pediram para abordar: Saia Longa. As dúvidas sobre como usar, com o que fica melhor, ocasiões e etc, esclareceremos agora! Haha
Para começar, vamos desmistificar essa cultura de que mulheres baixas não podem usar nada longo(me perguntam muito isso). Eu sou completamente a favor de usarmos o que nos faz bem e o que estamos afim. Mas para quem se preocupa em relação a alongar silhueta, dar a impressão de um quadril menor ou com menos volume, existem algumas dicas/truques.

Para alongar a silhueta, algumas dicas são: usar o mesmo tom na parte de baixo e de cima(fica como um “bloco” de cor), colares compridos e peças de cintura alta. Evitar babados, peças de cintura baixa e comprimento arrastando no chão. Para quadris largos ou para quem quer disfarçar volume, o ideal é usar a estampa no local oposto a qual queira esconder(exemplo: se quiser disfarçar o quadril, usa uma cor sólida no quadril e uma estampa ou cor clara na parte superior). 

É importante lembrar que a saia longa é uma peça com “bastante” tecido, então é preciso ter cuidado na hora de escolher a estampa, pois escolhendo a errada acaba deixando o look com muita informação ou over. Para quem tem receio de usar essa peça, o ideal é iniciar montando propostas com cores neutras, sólidas ou optar peças de uma cor única. Tomar cuidado também para não escolher uma peça superior muito folgada para não ficar uma proposta muito folgadona.

Partindo para as dicas de looks, trouxe algumas inspirações para nós: 

1- A saia longa com botões e com pegada jeans(de lavagem única) é uma ótima opção, pois tem tom neutro, além de ter um leque de opções fáceis de casar com ela.



2- Saias plissadas estão em alta, principalmente com a cor lavanda, que continua fazendo sucesso esse ano! A composição da blusa no mesmo tom da saia ficou suave e trouxe leveza. Para quebrar, cor neutra(branco) nos pés e bolsa no tom gold. Perfeito!



3- Não sei o que amei mais nesse look: o truque da lingerie combinando com os detalhes pretos na saia, ou o jogo de cores que ficou na sandália + saia. Essa trend da lingerie a mostra, deixa o look despojado e  estiloso. Quero pra mim!

 

4- Falei que a escolha da estampa é importante né? Olhem essas estampas e vejam como elas casaram super bem com a peça superior. Outra dica legal é escolher acessórios que tenham a tonalidade pelo menos parecida com as do look. No segundo look temos o oposto citado lá na Dica 1; a peça superior pode ser jeans e ficar ótimo também. A única coisa que eu mudaria na produção seria os brincos que contrastam de uma forma negativa com as pulseiras e com a saia. 



5- Aqui, duas propostas de saia na cor preta, com propostas superiores diferentes. São dois looks bem diferentes, mas que são super estilosos. Estampa com cores abertas na parte superior, de dia, que tornou o look mais descontraído ainda. E no outro, a escolha foi uma blusa branca(um look com tons neutros, porém nada básico). O mix de acessórios completou a proposta, fechando com chave de ouro(também em tons de preto, assim como a bolsa). A saia por ser plissada, deixa o look com a pegada mais arrumada e formal. Outra dica é que poderia ser colocado um ponto de cor na produção: nos pés, bolsa ou acessórios.



6- Nessa proposta, o que casou muito bem além do contraste de texturas(referente aos tecidos) foi o fato da jaqueta usar os detalhes da saia ara enriquecer o look. O couro que é um tecido mais despojado em completo contraste com o plissado da saia, que é mais refinado.



7- E para encerrar, uma inspiração para o dia a dia, apostando no conforto e comodidade. Os cintos são uma ótima ferramenta para enriquecer qualquer look, porém precisa ser aplicado de forma harmônica. Para vocês verem como saia longa combina com tudo: rasteira, salto, tênis... É uma peça ótima para montar várias composições, precisa apenas escolher o modelo correto.



Comentários

Renata Praxedes

Renata Praxedes, 21 anos, mossoroense, acadêmica do 2º período do curso de Design de Moda na Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Moda Feminina no Portal Mossoró Notícias.