A Câmara Técnica de Vacinação do Rio Grande do Norte sinalizou que pretende diminuir o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer para 21 dias.
A redução no tempo segue um novo direcionamento do Ministério da Saúde, que pretende agilizar a imunização para evitar a disseminação da variante Delta. Atualmente ela é aplicada com cerca de 3 meses de diferença.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Lima, a mudança no RN só será possível caso a pasta nacional envie lotes para essa segunda dose de forma antecipada.
“O intervalo preconizado na bula da Pfizer é de 21 dias até três meses. A gente está utilizando o intervalo mais ampliado pela escassez de doses. O Ministério [da Saúde] sinalizou a diminuição, mas a gente vai aguardar. O Estado tem total interesse em realizar essa diminuição, exatamente por compreender que a população não teria uma proteção eficaz contra as novas variantes só com uma dose”, explicou.
“Assim que o Ministério da Saúde disponibilizar essas doses de forma antecipada, nós iremos antecipar a conclusão do esquema vacinal da Pfizer aqui no estado”, concluiu.