Faltando pouco mais de uma semana para a eleição, no dia 2 de outubro, o SBT realiza neste sábado (24), a partir das 18h15, um debate entre os candidatos à Presidência da República.
Este é o segundo debate na corrida ao Palácio do Planalto – primeiro foi na Band – e é realizado por um pool de veículos de imprensa formado pelo SBT, revista VEJA, jornal O Estado de S.Paulo, rádio Nova Brasil FM e portal Terra.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado, mas a tendência é que ele não participe. Como determinam as regras do debate, se isso ocorrer, o púlpito reservado a ele ficará vazio durante o debate.
Os candidatos irão detalhar as suas propostas ao longo de quatro blocos. No primeiro, farão perguntas entre si seguindo a ordem determinada por sorteio – Tebet, Bolsonaro, Lula (caso decida participar.
No segundo bloco, os candidatos irão responder aos questionamentos dos jornalistas das empresas participantes do pool. Cada um dos seis profissionais escolherá dois candidatos, um para responder e outro para comentar a resposta. O postulante que responder à pergunta terá direito a réplica após o comentário.
No terceiro bloco, os concorrentes farão perguntas entre si na ordem inversa do primeiro bloco. No quarto e último bloco, os jornalistas voltam a fazer perguntas aos candidatos. Depois, cada presidenciável terá um minuto para fazer suas considerações finais.