Truques para agilizar a rotina na cozinha

Truques para agilizar a rotina na cozinha

gastronomia

POR Flâvio Magalhães

08/11/2017

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como tempo anda curta para os dois lados, a prioridade é apostar na praticidade em tudo que fazem, inclusive na hora de organizar os utensílios, manter todo o ambiente limpo e preparar as refeições. Com o dia a dia cada vez mais corrido, nada melhor do que dicas práticas para tornar as tarefas gastronômicas mais ágeis, poupar tempo e facilitar o cotidiano. Para ajudar homens e mulheres que gostam de pilotar o fogão e de manter a cozinha sempre limpa e organizada, mas que contam com pouco tempo no dia a dia, há alguns truques simples que são capazes de tornar a rotina mais agradável e rápida em todos os aspectos na hora de encarar as panelas. Afinal, praticidade na cozinha é tudo e pode fazer uma diferença grande na forma como você usa seu tempo. A rotina na cozinha pode ser desgastante quando o tempo é escasso e a jornada de trabalho ou estudos é longa. O ideal é deixar ao alcance dos olhos os materiais que são utilizados com frequência para facilitar a rotina do dia a dia. Outra dica para amenizar a correria diária é preparar porções de comida e congelar. Hoje, existem empresas que realizam esse trabalho proporcionando praticidade e economia.
  1. Louças: a recomendação básica é deixá-las em locais acessíveis — prateleiras e armários mais baixos, as louças utilizadas com uma frequência maior. Peças sem tanto uso podem ser alocadas em prateleiras à parte ou na área superior dos armários, sem correr o risco de misturar com os itens do dia a dia e desorganizar a cozinha.
  2. Alimentos em geral: alguns alimentos como macarrão, farinhas e sementes podem ser armazenados em recipientes de vidro para uma conservação melhor. Para facilitar a organização, vale indicar o nome do produto e a data de vencimento depois de retirá-lo da embalagem original.
  3. Alimentos em lata: enlatados, depois de abertos, devem ser guardados na geladeira para que não corram o risco de oxidar. Quando as latas ainda estão fechadas, podem ser armazenadas na dispensa, da maior para a menor e divididas por categorias.
  4. Eletrodomésticos: mantenha os eletrodomésticos dentro do armário para que a cozinha fique sempre organizada. Deixe para fora somente os aparelhos utilizados com maior frequência, como o liquidificador e a cafeteira, por exemplo.
  5. Balcão da pia: esta é a sua área de trabalho, então deve estar sempre disponível para agilizar a rotina na cozinha. Deixe neste espaço somente o necessário, retire lixos de pia e opte por aqueles que ficam de pé para evitar risco de contaminação.
  6. Temperos: para agilizar as tarefas domésticas e manter a cozinha sempre organizada, utilize um porta-tempero, deixando assim todos os condimentos ao alcance das mãos. Indique cada um pelo nome, sem esquecer-se de colocar a data de vencimento.
  7. Talheres mais utilizados: os talheres devem ser separados por tipo. Garfos em uma parte, colheres em outra, facas, e assim por diante. Os menos utilizados podem ser guardados em locais diferentes, pode até ser em um lugar mais alto.
  8. Panelas: há duas formas de organizar as panelas para ganhar mais agilidade na cozinha. Mantenha a simetria e separe cada uma por tipo. Uma dica é virar a tampa da panela para fazer sobreposições de uma para a outra, ganhando ainda mais espaço.
  9. Prateleiras e armários: como as prateleiras e os armários baixos são mais acessíveis, opte por guardar tudo que for útil e prático no seu dia a dia. Nos lugares mais altos, armazene materiais e peças com menor frequência de uso.
  10. Livros de receita: livros de receita são sempre bem-vindos, principalmente se for para ficar à mão na hora do aperto ou para uma consulta rápida. Separe-os em uma gaveta e tente deixar todos em único local, mantendo a organização e facilitando a busca.
AGENDA DO CHEF: Nos próximos estarei trabalhando no novo cardápio do Fic Frio Nova Betânia. Fiquem de olho no Instagram para receberem as novidades. Em muito breve começaremos os testes do novo Cardápio do KOMBURGER FOOD TRUCK. Aguardem... Nos próximos dias estarei lançando minha nova identidade visual TRABALHOS QUE EXECUTO EM RESIDENCIAS E EMPRESAS E você que quer abrir um negócio ou simplesmente melhorar todos os seus processos ou mesmo fazer treinamentos em seus colaboradores, contrate nossos serviços de consultoria gastronômica. Já temos mais de 50 cardápios assinados em todo alto oeste potiguar. Também temos outro serviço de Personal Chef em Domicilio com Cardápios Exclusivos incluindo Intolerantes a Lactose, glúten e tantos outros. Esse serviço é todo personalizado e profissionalizado com pessoal extremamente treinados por mim. Aniversários, casamentos, debutantes, eventos corporativos, inaugurações com finger food, churrasco gaúcho, feijoada carioca na panela de barro e tantas outras comemorações. Nossa equipe conta com barmans, Cozinheiros, Auxiliares, Segurança, Recepcionista e eu como seu Chef exclusivo por 1 dia.

A COZINHA DE FLAVIO MAGALHÃES

RECEITA DA SEMANA

  VOCÊ SABE O QUE É VINAGRETE? Vinagrete é uma emulsão, ou seja, mistura de gordura com algo ácido, normalmente feita com a mistura de azeite e limão, mas também pode ser feito com a mistura de azeite e vinagre. Vamos a uma receita? Salada de folhas com Molho Vinagrete - Mix de folhas - Tomate cereja ou outro que você tiver na sua geladeira. - Pepino em cubos - Cebola Roxa em laminas - Azeite - Vinagre de vinho branco - Sal - Pimenta do Reino Arrume as folhas cubra com a cebola, o pepino e o tomate. Misture o azeite e o vinagre e coloque por cima da salada. Você pode incrementar com salsinha picadinha no molho.   Contatos do Chef Instagram: FLAVIO MAGALHAES GASTRONOMIA Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp 084 9 9640-0540

Comentários

Thermas nl2
Biofit nl2
Modus n|2