O que esperar de Henrique Meirelles na corrida presidencial de 2018

economia e empreendedorismo

POR Vinicius Salgado

09/05/2018


Não é de hoje que eu digo que o Meirelles (MDB) é a maior capacidade intelectual das eleições de 2018. É fato que o ex-ministro da fazenda vai arrancar votos de pessoas com maior grau de instrução e que entendem que o conhecimento e a busca por resultados devem andar juntos na gestão de um país. Porém, é difícil que o discurso do Meirelles chegue até o menos favorecido. Ou melhor, é complicado que a população de baixa renda entenda a dinâmica de trabalho do Henrique, com reformas e privatizações, que nunca pegam bem para a população em geral. É nessa hora que entra a jogada do partido!

O antigo PMDB, o maior partido do Brasil, tem a missão de popularizar o discurso do Meirelles e, mais ainda, desvincular o seu nome do então Presidente Michel Temer, coisa que é um pouco mais complicado. Sendo assim, apresentar resultados da sua gestão como ministro da fazenda, que foi excelente, apostar na experiência e conhecimento econômico do candidato, é a chave para surpreender nessas eleições.


Na disputa pelo poder, o meu voto vai naquela pessoa que atrapalhe menos o crescimento e desenvolvimento do nosso país. Vocês podem me questionar se em um país a única coisa que vale é a economia, por exemplo, eu respondo que é o alicerce. Justificando, é com a economia consolidada que teremos condições de fazer reformas, ajustar o mercado e, o mais importante, gerar bem-estar social através de bens e serviços. O Meirelles tem um perfil que agrada a maioria dos economistas, porém, é de um partido que é famoso por ter planos políticos de cunho duvidosos. A dúvida que fica é de como será que o partido vai interferir numa possível gestão do Henrique Meirelles, se a interferência for mínima, ele com certeza terá o meu voto como o de muitos economistas e estudantes de economia do país.


Dentre as opções que temos hoje, o nome da economia é Henrique Meirelles. Não é Flávio Rocha e nem Amoedo com o seu discurso liberal, que é até aceitável, porém, é algo que não se sustenta. Estou curioso para ver os debates e saber como os demais candidatos irão se comportar. 

Espero que você tenha gostado do texto, estarei postando análises sobre os presidenciáveis daqui em diante. Deixem perguntas caso queiram saber algo mais. Att, Vinícius.

Comentários

Vinicius Salgado

Vinícius Salgado, 23 anos, mossoroense, acadêmico do 9 período do curso de Economia na UERN e colunista de economia no Portal Mossoró Notícias.

Crossfit