Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mossoró registra primeira chuva do ano; previsão é de mais para noite

Mossoró registra primeira chuva do ano; previsão é de mais para noite

Mossoró registrou a primeira chuva neste ano de 2018. As primeiras precipitações de chuva atingiram solo mossoroense no final da tarde desta quarta-feira (10), na capital do Oeste do Rio Grande do Norte. A chuva começou por volta das 17h30, o suficiente para amenizar o forte calor mossoroense. De acordo com o ClimaTempo, a previsão é de chuva durante a noite desta quarta-feira em Mossoró. Na primeira semana do ano, as chuvas caíram forte na região Oeste do Estado. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou chuvas que alcançaram 80 milímetros em Francisco Dantas e 57 milímetros em Marcelino Vieira.

“Enquanto há vida, há esperança”, diz pai de Bárbara Sousa sobre morte cerebral da filha

“Enquanto há vida, há esperança”, diz pai de Bárbara Sousa sobre morte cerebral da filha

Após divulgar na manhã desta quarta-feira (10), a morte da filha, o pai da jovem Bárbara Sousa, de 20 anos, usou novamente as redes sociais para informar que a filha teve morte cerebral, e que apesar do quadro ser irreversível, João Maria relatou que será necessário aguardar a falência definitiva dos órgãos. Leia mais: Após complicações na gravidez, jovem mossoroense morre em Fortaleza  Leia o post escrito pelo pai abaixo.  ENQUANTO HÁ VIDA, HÁ ESPERANÇA Sem cabeça para escrever e detalhar as informações recebidas pela equipe médica do Hospital Antônio Prudente logo cedo, e abalado com o teor do diagnóstico ouvido por nós da família, nos precipitamos em descrever sobre o falecimento de minha filha no post abaixo. Gostaria portanto de esclarecer sobre o que ocorre com Bárbara. O diagnóstico dela é de morte cerebral, ou seja, de total ausência de suas atividades neurológicas.Agora, um pouco mais calmo e com o apoio de mais familiares, acabamos de receber a informação da equipe da UTI de que teremos que aguardar até que haja total falência natural de todos os outros órgãos dela, pois a equipe, cumprindo protocolo, não tomará a decisão de desligar nenhum aparelho ou mesmo suspender as medicações que estão sendo administradas pelos médicos.Sabemos que é quase impossível a reversão do quadro dela, mas será necessário que aguardemos o tempo em que naturalmente a inatividade neurológica promova a sua falência definitiva.O retorno de Bárbara nessas condições seria possível somente por um MILAGRE. Por isso, apesar de termos que viver essa dor da espera, legalmente é necessário que aguardemos, repiso, a total falência natural de todos os seus órgãos.Será mais uma batalha que vamos ter que vivenciar, haja vista que clinicamente e cientificamente o retorno de suas atividades cerebrais é impossível.Como Cristão eu acreditarei até o último milésimo de segundo, sofrendo muito, mas com os pés no chão e respeitando todos os diagnósticos que os três neurologistas nos repassaram, aguardaremos assim o que a ciência nos afirmou. Peço perdão se causamos algum transtorno. “Porque há esperança para árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.” (Jó 14:7)

RN registra 50 homicídios nos primeiros dez dias do ano

RN registra 50 homicídios nos primeiros dez dias do ano

Após registrar o maior número de homicídios da história em 2017, a violência só aumenta no Rio Grande do Norte. Nos dez primeiros dias de 2018, o estado registrou mais de 50 mortes violentas. O número é 18,4% maior que o mesmo período do ano passado, quando 38 pessoas foram mortas. Durante a paralisação das polícias no estado, foram registrados 144 homicídios. O dia mais violento foi o dia 29 de dezembro, quando 18 pessoas foram assassinadas no RN. Em Mossoró, segunda maior cidade do estado, já são quatro pessoas mortas de forma violenta. O último crime foi registrado no início da tarde de hoje, quando um homem de 40 anos foi morto com vários disparos de arma de fogo. Leia mais: Flanelinha é morto a tiros próximo ao Mercado Central, em Mossoró

Flanelinha é morto a tiros próximo ao Mercado Central, em Mossoró

Flanelinha é morto a tiros próximo ao Mercado Central, em Mossoró

Um flanelinha de 40 anos, foi executado com vários tiros na cabeça na tarde desta quarta-feira (10), em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Essa foi a quarta morte registrada no município em 2018. Marcos Roberto Silva, vulgo “Marquinhos”, foi surpreendido e morto com vários tiros, todos na região da cabeça, ao lado do Mercado Público Central. Informações da polícia, dão conta que a vítima era morador do bairro Santo Antônio, e trabalhava como flanelinha naquele local a bastante tempo. Informações sobre o que teria motivado o crime ainda não foi divulgada. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios de Mossoró.

Ursos carnavalescos começam a tomar conta das ruas de Mossoró

Ursos carnavalescos começam a tomar conta das ruas de Mossoró

É o que temos! Como todo bom mossoroense sabe, Carnaval não existe no calendário de Mossoró, então sobra para os tradicionais ursos realizarem a animação da época na segunda maior cidade do RN. Os tradicionais “ursos de carnaval”, que são crianças e adultos fantasiados com retalhos e máscaras, que saem às ruas da cidade, seguidos ao som de tambores e taróis, pedindo dinheiro para transeuntes e moradores, tornam-se mais vivos a cada ano, animando e colorindo a cidade com um ritmo irreverente e entusiasmado. Segundo o historiador Geraldo Maia, não se sabe quando nem quem primeiro se fantasiou de urso em Mossoró. Mas certamente a inspiração veio de uma das brincadeiras mais estimadas do carnaval do Recife que é a “La Ursa” ou “urso do carnaval” cujas origens encontram-se nos ciganos da Europa que percorriam a cidade com seus animais presos numa corrente e que dançavam de porta em porta em troca de algumas moedas, ao som da ordem: “danza la ursa!”. “Nesse tipo de brincadeira do carnaval pernambucano, a figura central é o urso, geralmente um homem vestindo um velho macacão coberto de estopa, veludo, pelúcia ou agave. As máscaras, que eram feitas de papel-machê, deram lugar ao plástico de diversos formatos. Na brincadeira, o “urso” é preso por uma corda na cintura, segurado pelo domador, e dança ao som de toadas do próprio grupo ou sucessos das paradas carnavalescas”, afirma o historiador. Em Mossoró, a organização dos ursos não acontece com tanta propriedade. Os grupos, em sua maioria, são compostos de crianças ou adolescentes com fantasias feitas geralmente com material reciclado, enquanto o restante segue com a batucada que é formada por tambores e taróis, ou simplesmente latas amarradas com fios aos músicos.

TJRN e ITEP celebram convênio para viabilizar funcionamento de laboratório

TJRN e ITEP celebram convênio para viabilizar funcionamento de laboratório

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Expedito Ferreira, e o diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Marcos Brandão, celebraram convênio para viabilizar o funcionamento do laboratório de DNA do órgão, através da aquisição de um sequenciador genético e demais acessórios específicos para análises laboratoriais. O equipamento trará maior agilidade na solução de crimes e possibilitará a realização de exames de DNA no Rio Grande do Norte. Por meio do convênio, o TJRN irá destinar R$ 1.060.802,20 para compra do equipamento e dos materiais consumíveis. O desembargador Expedito Ferreira destacou os benefícios trazidos para o Judiciário com a parceria. “Como presidente, tenho a satisfação em destinar esses recursos ao ITEP para a compra desse importante e moderno equipamento para a realização de exames de DNA e que certamente ajudará na solução de crimes pela Polícia. Como contrapartida, o ITEP realizará os exames de paternidade e identificação humana que forem solicitados pelo Poder Judiciário potiguar”. Para o diretor Marcos Brandão, a operacionalização do laboratório é uma grande conquista para o instituto e o Estado. “Agora teremos maior agilidade na solução de crimes e vamos conseguir reduzir de seis meses para apenas 20 dias a emissão dos resultados de identificação humana. Isso é uma conquista importante tanto para o Instituto quanto para o Estado, pois até então nós não tínhamos como realizar exames de DNA aqui no RN”, destaca Brandão. O diretor do ITEP destacou a parceria com o TJRN por meio do convênio firmado. â€œÉ através desta parceria que será possível a aquisição do sequenciador genético, que é uma das mais poderosas ferramentas dentro da Perícia Forense. Este equipamento é fundamental para que possamos auxiliar a Justiça de forma inconteste na elucidação de fatos delituosos com maior rapidez e a segurança de termos uma prova técnica irrefutável”, explica. O laboratório forense do ITEP está sendo construído com recursos próprios do órgão no antigo imóvel de Análises Químicas da Emparn, que fica ao lado da Central de Flagrantes, no Complexo da Degepol, no bairro de Cidade da Esperança.

Após complicações na gravidez, jovem mossoroense morre em Fortaleza

Após complicações na gravidez, jovem mossoroense morre em Fortaleza

A jovem Bárbara Camila Sousa, de 20 anos, que lutava contra uma infecção urinária, não resistiu a gravidade da doença e faleceu na manhã desta quarta-feira (10), em Fortaleza. A notícia foi dada pelo pai da jovem nas redes sociais. Bárbara que estava gravida da princesa Nina, teve que submeter a uma cesariana de emergência, em virtude de uma infecção urinária. Após os procedimentos realizados na Maternidade Almeida Castro em Mossoró, a jovem foi transferida para o Hospital da Hapvida em Fortaleza para tratar a doença. Após sofrer duas paradas cardíacas durante o período internada, Bárbara não resistiu e faleceu. O pai da jovem, noticiou com muita tristeza o falecimento da filha nas redes sociais. “TUDO COOPERA PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS. Com muita dor e sem forças pra escrever muito, mas com respeito às preocupações, orações, preces e pensamentos positivos dos meus amigos e amigas comunico que minha Bárbara foi chamada pra Glória do meu DEUS. A vontade do meu Pai foi feita. “Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o Seu propósito.” (Romanos 8:28). Nos encontraremos na glória! Deus seja louvado!” escreveu João Maria. O caso de Bárbara Sousa gerou comoção na internet e várias manifestações de apoio foram feitas para ajudá-la durante o tratamento, como uma campanha de doação de sangue e um bazar solidário.

Lula não deve ir a Porto Alegre no dia do julgamento

Lula não deve ir a Porto Alegre no dia do julgamento

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá acompanhar de São Paulo o julgamento que definirá o seu destino político, no próximo dia 24. Advogados aconselharam Lula a não participar de manifestações em Porto Alegre, onde está a sede do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), sob o argumento de que é preciso cautela para evitar confrontos e acirramento de ânimos. “A ida de Lula a Porto Alegre sempre esteve condicionada à possibilidade de ele ser ouvido no julgamento”, disse o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), ao lembrar que o pedido, feito pela defesa do ex-presidente, até agora não foi acatado pelo tribunal. “Não tem sentido ele ir lá e ficar olhando. As manifestações que estamos organizando na cidade serão de solidariedade e apoio, mas Lula não vai participar.” Dirigentes do PT já trabalham com a perspectiva da condenação de Lula pelo TRF-4, mas, mesmo assim, manterão sua candidatura ao Palácio do Planalto até o último recurso na Justiça. Se o ex-presidente for mesmo condenado no caso do tríplex do Guarujá, em segunda instância, ficará inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. Poderá, no entanto, permanecer na campanha deste ano até que todos os questionamentos (embargos) apresentados por seus advogados sejam analisados. A estratégia do PT consiste em partir para o enfrentamento no palanque, na tentativa de defender Lula e o partido. Em um cenário de condenação final, a candidatura do ex-presidente deve ser impugnada, mas o cálculo dos petistas é que, até isso ocorrer, ele conseguirá passar a ideia de “perseguição política”. A cúpula do PT avalia que, se Lula for impedido de concorrer e sua prisão for decretada, ele virará “mártir” e será importante cabo eleitoral. Embora oficialmente todos os dirigentes do partido digam que não há um Plano B para o caso de o ex-presidente não poder disputar, a maior aposta, até agora, recai sobre o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT). Estadão Conteúdo

Governo abre licitação para compra de coletes e granadas para presídios federais

Governo abre licitação para compra de coletes e granadas para presídios federais

O Ministério da Justiça abriu uma licitação para comprar 750 coletes e 1.050 granadas para os presídios federais. O gasto estimado da aquisição é de R$ 1,8 milhão. De acordo com informações, os coletes serão para os funcionários das penitenciárias. As granadas serão usadas em treinamento continuado dos agentes federais, em operações e para compor a reserva de defesa dos presídios. De acordo com o ministério, as penitenciárias federais abrigam “os presos mais perigosos do país, entre eles integrantes de facções criminosas e líderes de rebeliões”. Atualmente, quatro presídios federais estão funcionando efetivamente: Mossoró, no Rio Grande do Norte, Catanduvas, no Paraná, Porto Velho, em Rondônia, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em Mossoró, o presídio fica localizado no Complexo Mário Negócio, a cerca de quinze quilômetros do centro da cidade. É a única penitenciária Federal no Nordeste.

Beto Rosado anuncia emenda de R$ 680 mil para Comunidade de Saúde de Mossoró

Beto Rosado anuncia emenda de R$ 680 mil para Comunidade de Saúde de Mossoró

O deputado federal Beto Rosado (PP) visitou, nesta terça-feira (09), às instalações da Comunidade de Saúde de Mossoró, que receberá R$ 680 mil em emendas destinadas pelo parlamentar para a compra de equipamentos e custeio. Os recursos já estão garantidos e o processo de licitação para a aplicação deverá ocorrer até maio deste ano. Para Beto, a melhoria da estrutura do local possibilitará um melhor atendimento aos mossoroenses. “A Comunidade de Saúde presta um grande serviço à população de Mossoró. Buscamos recursos em Brasília para contribuir com a melhora nas condições de atendimento. Com certeza, esse dinheiro trará avanços importantes”, destacou o parlamentar.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.