Obra de iluminação da Avenida Presidente Dutra inicia nos próximos dias

A Prefeitura expediu ordem de serviço para início da recuperação da iluminação pública na Avenida Presidente Dutra. Os postes na extensão da via tiveram a fiação furtada e para a execução da obra foi necessária a realização de um processo licitatório. A empresa vencedora da licitação deu um prazo de cerca de 10 dias para aquisição do material e deve concluir o trabalho em aproximadamente 60 dias. “Nós temos uma extensão de eletroduto de cerca de 1.324 metros. Serão feitas as revisões de todas as lâmpadas, verificação dos reatores e a colocação das caixas de inspeção, além do cabeamento necessário para que os postes possam iluminar a via de forma satisfatória”, explica a secretária de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Kátia Pinto. A secretária reforça sobre o apoio da população para auxiliar com denúncias aos órgãos policiais, caso encontrem alguma suspeita. “Pedimos que qualquer indício de furto seja encaminhado imediatamente à polícia, para evitarmos um novo problema e também mais gastos públicos na resolução”, complementa.
Estão abertas as inscrições para casamento coletivo em Mossoró

Começaram nesta segunda-feira, 11, as inscrições para a segunda etapa do Casamento Coletivo, realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude. A cerimônia de casamento civil para aproximadamente cem casais está prevista para ser realizada em 14 de novembro deste ano, no Teatro Dix-huit Rosado. De acordo com a coordenadora do Plantão Social, Eliene Ciarlini, já no primeiro dia houve uma procura significativa. “Já tivemos um bom número na manhã desta segunda-feira. Lembrando que as inscrições seguem apenas até o início de outubro”, destacou. As inscrições podem ser feitas na sede do Plantão Social, localizado à Rua José de Alencar, Centro, por trás da Riachuelo, no horário de 7h30 ao meio dia. Para se inscrever é necessário o número do NIS, comprovante de renda, Certidão de Nascimento, RG e CPF dos noivos.
Governo lança programa para diminuir o analfabetismo no RN

Nesta terça-feira (12), no auditório da Escola de Governo, às 9h, o Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura lança o Programa RN Alfabetizado. O objetivo da iniciativa é reduzir os índices de analfabetismo por meio de parcerias com órgãos públicos, sociedade civil organizada e o próprio cidadão individualmente. Para isso vai assinar na ocasião, um termo de cooperação, chamado de Pacto pela Alfabetização dos Potiguares- PactoAlfa. “O Pacto pela Alfabetização dos Potiguares – PactoAlfa vai contribuir de modo significativo para a conquista da cidadania plena dos potiguares”, destacou a secretaria de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa. Através do RN Alfabetizado, o Governo do Estado pretende garantir que em quatro anos, se alfabetize 100% das crianças de até 7 anos de idade e reduzir em 50% em até 4 anos, e em 100% até 2025, a taxa de analfabetismo absoluto de pessoas a partir dos 15 anos, promovendo a inclusão delas na educação de jovens e adultos. Durante o lançamento do Programa, também ocorrerá a assinatura do Termo de Parceria com a Fundação Telefônica Vivo que contempla os projetos Inova Escola, Escolas Conectadas e Pense Grande, que promovem a formação continuada de gestores e professores, além de levar diversos conteúdos para reflexão e crescimento dos estudantes. Dentro da programação de lançamento, haverá também o Lançamento do Vale-Livro 2017, inserido no projeto RN Mais Leitor e a entrega simbólica do Vale-Livro, no valor de um milhão de reais para que todas as escolas da rede estadual de ensino adquiriram livros nas Feiras de Livros de Natal e Mossoró. PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Com o programa, o governo espera melhorar a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte, que atualmente, de acordo com o IBGE, é de 15,76% e aumentar o índice de leitura do Estado, que é de 63,34%, conforme dados da pesquisa do Instituto Certus e Instituto de Desenvolvimento da Educação- IDE. “Esse programa é mais uma ação adotada pelo governo do estado no sentido de avançar no cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE) para o período de 2016-2025 “, destacou Santa Rosa. PROJETOS Atualmente o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, possui um leque de projetos em andamento e através do PactoAlfa os órgãos públicos, privados e sociedade civil que aderirem poderão colaborar e, ou, apresentar um de iniciativa própria. Alfabetização com Qualificação Social e Profissional, Alfabetização de jovens, adultos e idosos, Alfabetizo você, Alfabetização e Letramento, Rn Mais Leitor são alguns dos projetos integrantes do PactoAlfa.
Jovens viajam o Brasil de Kombi para divulgar a agroecologia; última parada foi em Mossoró

Duas jovens mineiras, uma ideia ousada e uma kombi para rodar o Brasil. Desde 2016, Marília Cucolichio e Isabela Ladeira começaram a se aventurar pelas estradas do Nordeste com o projeto Caravana Cultural Agroecologica Kombosa me Carrega, que tem o objetivo de conhecer outros grupos que discutem agroecologia pelo país. Além de participação em eventos científicos, as jovens visitam comunidades de agricultura familiar e defendem a urgência da utilização de uma agricultura mais alinhada à preservação com o meio ambiente. Na jornada desde dezembro, mais de 20 mil quilômetros foram percorridos pela dupla, em mais de 40 experiências com agroecologia. A viagem começou pelo extremo Sul da Bahia, passando por Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na região Oeste potiguar, as jovens desembarcaram em Mossoró. “A ideia da kombi surgiu porque a gente queria uma casa que fosse móvel e pudesse ter essa autonomia para caminhar Brasil afora. A kombi é viável por ser mais econômica e, mais que um trailer, é acessível e popular”, conta Marília, que é engenheira ambiental. Isabela é agrônoma. O projeto nasceu dentro da Rede de Grupos de Agroecologia – o Rega. As jovens fizeram um financiamento colaborativo para transformar o carro e percorrer o país por um ano. Passados oito meses desde o início do projeto, elas pensam em passar mais um ano na estrada, para poder passar por todas as regiões do país. Â Em Mossoró, as jovens trocaram experiências com o Grupo Verde – da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) – que existe há 30 anos. “Eu acho que é muito importante para a gente somar experiências. Quando vem pessoas novas, é um momento para dialogar como está sendo o trajeto da agroecologia”, diz Yara Leite, que é membro do grupo. “Tentamos programar atividades para que, quando elas estivessem aqui pudessem aprofeitar as esperiências concretas que vêm vivenciando pelo Brasil”, salienta André Passos, outro membro do grupo mossoroense. E são muitas experiências. Desde que começou, a viagem é repleta de aprendizado, dizem elas. As jovens participam de eventos cietíficos, dias de campo, visitam comunidades e interagem com agricultores familiares. “Esse acolhimento das comunidades é o momento mais encantador, quando a gente está ombro a ombro com os agricultores, compartilhando as práticas do cotidiano deles. É o momento das trocas mais ricas”, diz Isabela. Marília conta que estava acostumada com o ambiente da roça, mas pela primeira vez, por exemplo, tirou leite da vaca. Parte da aventura é registrada em vídeos. Técnicas, entrevistas e curiosidades são gravadas pelas jovens pelo celular. O material fica disponível na internet para quem quiser conferir. Com informações G1 RN/Fotos: Ivanúcia Lopes
Foi massa Mossoró, diz Tiririca sobre show no Teatro Dix-huit Rosado

O humorista Tiririca resolveu retribuir todo o carinho que ganhou em Mossoró neste domingo (10), no Teatro Dix-huit rosado. Ele fez uma publicação no Instagram agradecendo o carinho dos mossoroenses. “Agradeço todo o carinho, vocês foram incríveis!! Éh nóis abestadooS!!”, escreveu o humorista, que também lembrou que no dia 12 de dezembro estará na capital potiguar. Tiririca voltou a Mossoró com o espetáculo Minha História, no qual repassou momentos marcantes e engraçados da sua vida, incluindo comentários sobre a carreira política enquanto deputado federal. Na publicação, comentários como “Foi muito massa”, “Amei o show em Mossoró” e “Foi top” foram feitos pelos internautas.
Precisamos falar sobre Economia do Crime. E você, de que lado está?

226 – Duzentos e vinte seis. Este foi o número de crimes violentos letais intencionais no mês de Agosto no RN, registrando o mês mais violento da história do estado. Com isso, surge uma série de discussões a respeito do crime, o que poucos sabem, é que existe uma teoria econômica que discute e resolve problemas acerca disso. A maior discussão que vem à tona, é o direito de legítima defesa do cidadão de bem. Ou seja, até onde os criminosos estão dispostos a cometer um crime, sabendo que o cidadão de bem pode possuir uma arma e reagir? É aí onde pode-se avaliar o custo de oportunidade de se cometer um crime, ou seja, saber se esse crime compensa. No Brasil, está provado que sim. Não há punição como deveria e esse número elevado de homicídios, só nos leva a concluir que os criminosos não têm nada a temer. Há uma parte da literatura que abomina o desarmamento e outra que afirma que quanto mais armas, mais mortes. Os estudiosos da vertente contra o desarmamento argumentam de forma clara em acordo com a teoria de Gary Becker, já citada no post anterior, no qual, neste caso, destaca o custo de oportunidade de se cometer um crime, levando em conta que os indivíduos reagem aos incentivos. Um estudo que ficou famoso no mundo todo, foi o realizado nos EUA, após a liberação das armas em 2007, o número de pessoas com porte de arma cresceu em 178% até meados de 2015. Qual o resultado disso no combate à criminalidade? A taxa de homicídios despencou no país inteiro. “Segundo estatísticas oficiais do governo, citadas num estudo do Centro de Pesquisa para a Prevenção de Crimes, a taxa de crimes violentos caiu 25% no período e a taxa de homicídios por 100 mil habitantes saiu dos 5,6 para os 4,2, apesar do crescimento massivo do porte de armas. Os números são os mais baixos desde 1957, quando a taxa de homicídios atingiu 4,0 por 100 mil habitantes.” (Spotniks) A justificativa para isso é que quanto mais armas nas mãos da população, menos incentivos os indivíduos têm para praticar atos criminosos. Significa que está mais difícil encontrar vítimas desprotegidas. Nos dias atuais, 5,2% da população adulta possui licença para portar armas nos EUA. Em cinco estados (Alabama, Dakota do Sul, Indiana, Pensilvânia e Tennessee), a taxa de porte de armas por adultos está acima dos 10%. No Brasil, apenas, 0,00185% da população possui licença para portar arma, segundo o Instituto Defesa. Aqui no Brasil, é muito fácil cometer crime. Bandidos são acostumados com covardia e sempre estão “por cima” em relação aos cidadãos de bem. Quando não estão armados, os alvos sempre são as mulheres por serem mais “frágeis”, que me perdoem as feministas de plantão. Porém, o outro lado da literatura argumenta que quanto mais armas, mais homicídios. A justificativa é de que o criminoso, sabendo que o cidadão de bem vai estar armado, já vai com a intenção de matar, ou vice-versa, aumentando o número de homicídios e crimes violentos. Recentemente aqui na cidade, um caso que chamou atenção foi a tentativa de um assalto em um hospital. Onde um popular, que seria vítima, estava armado e impediu a ação do bandido culminando na sua morte. São casos do cotidiano que nos trazem discussões e problemas diariamente. Nossa cidade está entregue aos criminosos, um verdadeiro caos. Não podemos mais sentar nas calçadas, caminhar em praças, ter um direito de lazer, sem correr o risco de ser assaltado. Não temos o mínimo de segurança nem dentro das nossas próprias casas. Além disso, não podemos ter nosso meio de defesa. Hoje em dia, o criminoso está “no sossego”, as leis os favorecem e nós, cidadãos de bem, estamos à mercê disso. E você, de qual lado você está? Quanto mais armas, mais homicídios ou o criminoso tem medo do cidadão de bem armado? É como diz um velho ditado: quando a presa está armada, o predador dorme com fome. Opinem!
Campanha de multivacinação começa hoje e segue até o dia 22
Começa hoje (11) a campanha Nacional de Multivacinação que terá como público-alvo crianças de zero a menores de quinze anos de idade. A campanha segue até o dia 22 de setembro e tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação dessa população e resgatar os não vacinados. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Serão disponibilizadas as vacinas BCG, Hepatite B, Penta, VIP, VOP, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral ou Varicela, DTP, Hepatite A, dT, dTpa e HPV. Este ano é a primeira vez que os adolescentes estão incluídos na campanha de Multivacinação. Aqueles que tem idade entre 12 e 13 anos receberão a vacina contra a meningite C e as meninas de 9 a menores de 15 anos e os meninos de 11 a menores de 15 anos receberão a vacina contra o HPV. O coordenador do Programa Nacional de Imunização do município, Etevaldo de Lima, reforça a importância da criança e do adolescente estar com a caderneta de vacinação. “Como a campanha é de atualização da caderneta, é importante que a criança e adolescente esteja com ela em mãos para saber as vacinas que devem tomadas”, disse Etevaldo. O dia D de vacinação acontece no sábado, 16 de setembro, quando todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h.
Estudante de psicologia é preso no RN por extorsão de mulheres via redes sociais

Um estudante de psicologia de 23 anos foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal na Grande Natal, no Rio Grande do Norte, suspeito de extorquir dinheiro de cerca de mil mulheres em todo o país. No computador da casa dele, policiais encontraram quase 10 mil arquivos entre fotos e vídeos de mulheres e adolescentes. Só na capital federal, ele fez cinco vítimas, entre elas, duas adolescentes de 16 e 17 anos. A operação de captura do suspeito batizada de “Apate”, que significa “o deus do engano”, ocorreu na última quarta-feira (6) e foi realizada pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) do DF após dois meses e meio de investigação. O nome dele não foi divulgado pela polícia porque o caso está em segredo de Justiça. O jovem já está na carceragem da sede da polícia do DF e também é suspeito de cometer estupro virtual. Esta é a segunda prisão por este tipo de crime no país. A primeira foi no mês passado, no Piauí. A prisão temporária tem validade de 30 dias e até lá, a polícia espera que mais vítimas o denunciem para que ele fique preso preventivamente. Ele atuava desde 2012, porém, no início era por diversão. De dois anos para cá é que teriam começado as extorsões. “Quando a gente chegou na casa dele, ele disse sem nenhum remorso: “Vocês demoraram, heim!” Demonstrou muita vaidade com o modo dele agir”, explicou a delegada. Â *Com informações e foto do G1 – O Portal da Globo
Prefeitura paga 14º salário da Educação que gestão anterior deixou em atraso

Neste final de semana a Prefeitura de Mossoró realizou o pagamento do 14º salário da Educação referente ao ano 2015/2016. O pagamento, que ficou pendente na última gestão, foi creditado no último sábado, (09), na conta corrente de mais de 700 servidores lotados nas unidades de ensino premiadas com o 14º salário. O 14º salário está previsto na Lei Nº 2.717, de 27 de dezembro de 2010, que institui a política de Responsabilidade Educacional no município de Mossoró. A seleção das unidades de ensino para a premiação do ano 2016 aconteceu mediante avaliação do Mapa Educacional do ano 2015. Neste pagamento a atual gestão contemplou 16 Escolas de Ensino Fundamental (13 urbanas e 03 rurais) com mais de 500 servidores, além de 13 Unidades de Educação Infantil (12 urbanas e 01 rural) com mais de 240 profissionais. O prêmio corresponde ao valor bruto da remuneração do servidor premiado e todos os funcionários lotados nas escolas premiadas, desde o porteiro até o diretor, passando pelo professor e supervisor, são contemplados com o 14º salário. “O esforço para colocar em dia esse pagamento, que deveria ter sido feito no ano passado, honra a premiação de 29 unidades de ensino que apresentaram ótimos resultados que contribuem para o desenvolvimento da educação do município. São mais de 700 profissionais da educação valorizados que esperavam desde o ano passado o pagamento deste prêmio” afirmou Magali Delfino, secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer.
Avião da FAB vai resgatar brasileiros em ilha do Caribe atingida por furacão

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai resgatar brasileiros que se encontram na Ilha de São Martinho, no Caribe, na próxima terça-feira (12). A ilha foi uma das mais atingidas pelo Furacão Irma e, segundo o Itamaraty, tem 32 brasileiros neste momento – sendo 30 em Saint Maarten (lado holandês da ilha) e dois em Saint Martin (lado francês). De acordo com nota divulgada neste domingo (10) pelo Itamaraty, o governo brasileiro já identificou que há mais 22 brasileiros na Ilha de Tortola e 11 em Turcas e Caicos, que são territórios britânicos. No entanto, o aeroporto de Tortola não tem condições de aterrissagem após a passagem do Irma. Por isso, o Ministério de Relações Exteriores brasileiro está em contato com França, Países Baixos e Reino Unido para “averiguar se estaria sendo elaborado plano de socorro e evacuação dos nacionais nas respectivas ilhas, no intuito de verificar a possibilidade de inclusão de brasileiros naquelas operações”. “Com efeito, alguns brasileiros, que se encontravam em regiões determinadas, já receberam apoio ou lograram ser retirados das ilhas graças à cooperação daqueles países”, informa o Itamaraty. As três ilhas não têm rede de atendimento consular brasileiro, por isso, as tratativas estão sendo feitas pelas embaixadas na Europa. Apesar disso, o Itamaraty informa que montou um núcleo de atendimento emergencial em Brasília e uma rede de comunicação em tempo real com os postos consulares nestes países para reunir as informações sobre brasileiros afetados pela catástrofe. “Até o momento, o núcleo de atendimento e os postos no exterior já receberam centenas de ligações e mensagens de brasileiros que se encontram nas regiões afetadas e de seus familiares e amigos. Graças a esta rede de contatos, vêm sendo superadas as dificuldades de comunicação causadas pela interrupção das linhas em algumas regiões e, sobretudo, pela inexistência de postos da rede consular brasileira, de carreira ou honorários, nas três ilhas”, acrescenta a nota. Danos e mortes Ainda de acordo com as informações do Itamaraty, as três ilhas sofreram “colapso total ou parcial da infraestrutura de transportes, comunicações e abastecimento”. Em sua passagem pelo Caribe, o Furacão Irma deixou pelo menos 25 mortos, além de mais três em sua chegada à Flórida neste domingo. No entanto, as perdas humanas podem ser maiores, uma vez que os países atingidos estão em grande parte sem comunicação, o que pode ter provocado a subnotificação das mortes. Antes de chegar aos Estados Unidos e perder força, o Irma passou por Cuba ontem deixando inundações severas em Havana e Varadero, informou a Agência EFE. Ainda segundo a EFE, em Porto Rico, onde o furacão passou há três dias, 66% do serviço de fornecimento de energia já foi restabelecido.