Jovem se recusa a entregar moto para assaltantes e acaba baleado em Mossoró

Um cidadão foi baleado na noite deste sábado (28), após se recusar a entregar a moto para dois assaltantes no Alto de São Manoel, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo à polícia, a vítima não quis entregar a motocicleta para dois indivíduos, e foi atingida com um tiro na região das costas. Mesmo baleado, Evandro Fernandes pilotou a motocicleta até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro, onde recebeu os primeiros atendimentos. Uma ambulância do Samu foi acionada e realizou a transferência da vítima para o Tarcísio Maia. O estado de saúde do mesmo é estável. A PM realizou diligências nas proximidades do local, mas ninguém foi localizado.
Fora de casa, Mossoró perde por 2 a 1 para o Atlético Potiguar

Em jogo válido pela 2ª rodada da segunda divisão do Campeonato Potiguar, o Mossoró Esporte Clube perdeu pelo placar de 2 a 1 para equipe do Clube Atlético Potiguar, no estádio Nazarenão, em Goianinha. Os gols do jogo foram marcados por Miller e Romário para o Atlético, e Gabriel Maia para o Mossoró. O Mossoró volta a campo no próximo domingo (05), às 17h, no Estádio Nogueirão contra o Força e Luz. Já Clube Atlético Potiguar enfrenta o Visão Celeste no mesmo dia, porém às 15h30.
Flamengo e Vasco empatam em 0 a 0 no Maracanã

O clássico carioca da 31ª rodada do Brasileirão terminou empatado. Neste sábado (28), Flamengo e Vasco não balançaram as redes do Maracanã, no Rio de Janeiro, e ficaram no 0 a 0. Com o empate sem gols, o Rubro-negro defendeu a sétima posição e, agora, soma 47 pontos. Com 44, o Cruzmaltino vem logo atrás na oitava colocação. Colados na tabela, Flamengo e Vasco protagonizaram um confronto direto pela sétima posição do Brasileirão. Apesar do domínio territorial, o Rubro-negro encontrou dificuldades para furar o sistema defensivo cruzmaltino, que apostava nos contra-ataques. Assim como no primeiro tempo, o equilíbrio marcou os últimos 45 minutos de partida. Na chegada de maior perigo, aos 15 minutos, o chute de Nenê parou na trave do goleiro Diego Alves. Aos 27 minutos, o Flamengo também quase marcou com Arão, de longa distância,mas Martín Silva fez grande defesa e o placar terminou inalterado.
Mossoró EC enfrenta o Atlético Potiguar neste sábado

Após estrear com vitória, o Mossoró Esporte Clube enfrenta o Atlético Potiguar, neste sábado (28), no estádio Nazarenão, em Goianinha, Rio Grande do Norte. A bola rola às 15h30, e é válida pela 2ª rodada da segunda divisão do Campeonato Potiguar. Na estreia, a equipe mossoroense goleou o Palmeira por 5 a 1. Leia mais: De virada, Mossoró goleia o Palmeira por 5 a 1 no Nogueirão Confira a lista dos jogadores relacionados: Goleiros: Érico e Pedro; Laterais: (D) Kaio e Mikael; (E) Nino; Zagueiros: Hugo, Marinho e Nildo; Meio-campistas: Ciel, George, Lucas, Nackson, Radames, Romeu, Sávio e Vinícius; Atacantes: Gabriel Maia, Ju, Romário e Thiago; Foto: Marcelo Diaz
Edição 2017 da Festa de Santa Luzia é lançada oficialmente

Aconteceu nesta sexta-feira (27), o lançamento oficial da edição 2017 da Festa de Santa Luzia. O evento de lançamento ocorreu após a missa comemorativa pelos 175 anos da Paróquia. A imagem peregrina saiu em carreata da Catedral, no Centro, e percorreu várias ruas da cidade num percurso de quase 17 quilômetros de extensão. A imagem de Santa Luzia seguiu pelas ruas acompanhada da banda mossoroense Samba Mix que apresentou o hino deste ano da festa. A música-tema escolhida foi “Santa Luzia” do grupo paulista Demônios da Garoa (2010). A Festa de Santa Luzia 2017 tem como tema “Santa luzia, cuida de quem tem os olhos da bondade” e como lema “Mas se alguém olhar com os olhos da maldade põe teu amor nos olhos desse ser”.
Mossoró ganha assento na nova diretoria da ABAV/RN

O empresário Abdon Gosson, foi reeleito presidente da ABAV-RN, por aclamação da única chapa inscrita, “União”, para o biênio 2017/2019, durante a Assembleia Ordinária Eleitoral realizada no hotel Arituba, na sala Jacumã, em Natal. Na ocasião foram empossados a Diretoria, o Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal e Conselho de Ética para o biênio. Em seu discurso, Abdon Gosson ressaltou que pretende dar continuidade ao trabalho que já vinha fazendo nestes dois primeiros anos do seu mandato. Ele pediu a participação efetiva de todos os agentes de viagens para juntos lutarem em prol dos interesses da categoria. O diretor da CG Turismo, agência de viagens de Mossoró, Carlos Gregório, e que faz parte da nova diretoria, ressaltou que ficou feliz em tomar posse no Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional do Rio Grande do Norte(ABAV-RN), para o biênio 2017 – 2019, representando a cidade de Mossoró na Associação em chapa eleita de forma consensual. Além dele, o empresário José Carlos Lins de Matos, da Trento Turismo, A ABAV funciona promovendo a integração dos mais variados segmentos do setor turístico, enfatizando a união, o respeito, o compartilhamento de informações e, principalmente, representando os pequenos, médios e grandes empresários que trabalham e fazem parte do mercado de turismo. Mais um grande desafio que me honra e me motiva em ir cada vez mais longe, finalizou. Importância e representatividade de Mossoró A ABAV-RN, Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional do RN, é uma entidade sem fins lucrativos, constituída por agências de turismo do estado. A ABAV-RN conta com 63 agências associadas, sendo 9 da cidade de Mossoró. Segundo o presidente da ABAV-RN, empresário, Abdon Gosson, Mossoró é uma cidade extremamente importante para o turismo, com destaque para o polo Costa Branca. Segundo ele, Mossoró é uma cidade que vem despontando, além de ser a segunda cidade mais importante do estado. De acordo com Abdon, os agentes de viagens de Mossoró, agora estão muito próximo e muito mais participativo junto a entidade. “Isso é muito importante, pois o viajante está cada dia mais exigente e nós precisamos estar cada dia mais preparados”, finalizou.
RN terá mais de 4 mil empregos temporários no final do ano

Com o fim do ano se aproximando, os setores de Comércio e Serviços já se preparam para receber consumidores dispostos a gastar com as compras de Natal, possíveis reformas e outros itens. Para atender os consumidores, estão previstas a criação de mais de quatro mil empregos temporários no Rio Grande do Norte para o final de 2017. O número é estimado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Serão criadas exatas 4,3 mil vagas temporárias no estado, o número é 10% maior do que o que verificado em 2016. Os segmentos que mais irão contratar são Vestuário, Calçados e Supermercados e Hipermercados. “Além da movimentação maior devido as compras de final de ano, o aumento dos empregos no final de ano é resultado das mudanças na legislação trabalhista que entram em vigor no dia 13 de novembro. A reforma trabalhista criou possibilidades para essas contratações temporárias, como também para novas modalidades de trabalho, como Home Office, trabalho intermitente, deu uma maior flexibilidade para o contratante e para o prestador de serviço”, comentou o presidente da Fecomércio e diretor da CNC, Marcelo Queiroz. Para o Brasil, a CNC prevê a abertura de 73,1 mil trabalhos temporários, após dois anos consecutivos de queda. Em 2016, foram criados 66,7 mil postos de trabalho. Os segmentos que mais irão contratar, como no Rio Grande do Norte, serão os de vestuário e no de hiper e supermercados. Além de serem os “grandes empregadores” do varejo, esses segmentos costumam responder, em média, por 60% das vendas natalinas. Diante da perspectiva de retomada lenta e gradual da economia e do consumo dos brasileiros para 2018, a taxa de contratação desses trabalhadores temporários deverá a crescer após as festas de fim de ano. “Ao contrário da média dos dois últimos anos, quando apenas 15% dos trabalhadores contratados em regime temporário foram efetivados após o fim do ano, a reação mais positiva da economia deverá elevar esse percentual para cerca de 27%”, disse Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC. No período pré-crise, a taxa média de efetivação foi de 32,5%.
Flamengo e Vasco disputam clássico e vaga na Libertadores

Depois da pausa na quarta e quinta-feiras para os jogos da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana, o Brasileirão volta à cena neste sábado (28), com destaque para o clássico carioca Flamengo x Vasco. O jogo será às 19h, no Maracanã, e vale posição na disputa de uma vaga na Libertadores do próximo ano: o Flamengo é 7º colocado, com 46 pontos, e o Vasco o 8º, com 43. As vagas poderão chegar a oito ou nove, se times brasileiros conquistarem essas competições. Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo perdeu no fim de semana para o São Paulo por 2 x 0, na capital paulista, e o Vasco empatou em 1 x 1 com o Coritiba, no Maracanã. No primeiro turno, o Flamengo venceu o Vasco por 1 x 0, em São Januário, num jogo que terminou em tumulto e provocou a interdição do estádio, por seis rodadas, para jogos com torcida. Nesta quarta-feira, o Flamengo venceu, o Fluminense por 1 x 0, em jogo pela Sul-Americana. Com o resultado, na segunda partida, marcada para a semana que vem, o Flamengo tem a vantagem de jogar pelo empate a segunda partida. Nesta rodada do Brasileirão, o Grêmio, que venceu o Barcelona de Guiaquil pela Libertadores por 3 x 0, e pode se classificar para final até com derrota por 2 x 0 em Porto Alegre, joga em Florianópolis, contra o Avaí. No primeiro turno, a equipe catarinense derrotou os gaúchos por 2 x 0 em Porto Alegre. O Grêmio é o quarto colocado na Série A. com 50 pontos, e o Avaí, o 16º, com 34. O líder é o Corinthians, com 59 pontos. Os demais jogos da rodada são os seguintes: São Paulo x Santos; Flamengo x Vasco; Atlético PR x Chapecoense; Fluminense x Bahia; Atlético MG x Botafogo; Ponte Preta x Corinthians; Vitória x Atlético GO; Sport x Coritiba e Palmeiras x Cruzeiro. Classificação no Brasileiro No Campeonato Brasileiro, com 59 pontos, o Corinthians permanece na liderança. Em segundo, vem o Palmeiras, com 53 pontos; em terceiro, o Santos (53); em quarto, o Grêmio (50); em quinto, Cruzeiro (47); em sexto, o Botafogo (47); em sétimo, o Flamengo (46); em oitavo, o Vasco (43); em nono, o Atlético PR (41); em décimo, o Atlético MG (41); em 11º, a Chapecoense (38); em 12º, o Bahia (38); em 13º, o Fluminense (38); em 14º, São Paulo (37); em 15º, o Sport (35); em 16º, o Avaí (34); em 17º, o Vitória (33); em 18º, a Ponte Preta (32); em 19º, o Coritiba (32) e, em 20°, o Atlético GO (26). Agência Brasil
Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de 2018

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou nesta sexta-feira (27) uma resolução que define as regras de multas para pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas permitidas. A medida começa a valer em 180 dias em todo País. As punições já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 1997, mas nunca foram praticadas porque não havia regulamentação de como seriam feitas. A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será de R$ 44,19 – o equivalente a metade do valor da infração leve atual. A mesma autuação vale para quem utilizar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito. “Ainda que o pedestre seja a parte mais frágil, ele também pode causar um acidente quando não cumpre as regras do trânsito e coloca todos os outros em situação de risco”, afirmou em nota o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi. Uso de bicicletas Já os ciclistas que andarem onde a circulação não é permitida, ou guiem de “forma agressiva”, receberão multa de R$ 130,16, que é o valor da infração média. Além da multa, a bicicleta poderá ser apreendida, como um carro. De acordo com o CTB, ciclistas não podem andar em vias de trânsito rápido, que não têm cruzamentos, nem pedalar sem as mãos e transportar peso incompatível. Quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, o ciclista deve andar na lateral da pista, no mesmo sentido de circulação dos carros – ir na contramão pode dar multa. Nas calçadas, somente desmontado ou então quando houver sinalização permitindo o tráfego de bicicletas. “Guiar de forma agressiva seria conduzir a bicicleta sem respeitar as leis de trânsito, por exemplo em cima de passeios, não respeitar o sinal de trânsito, não para nas faixas de pedestre, dentre outros”, afirmou o Denatran. Como será aplicada a multa? Segundo o Denatran, o agente de trânsito ou autoridade que constatar a infração deverá preencher um “auto de infração”, que pode ser eletrônico, com o nome completo, documento de identificação e, “quando possível”, com o endereço e o CPF do infrator. No caso de ciclistas, o agente deve anotar o número de identificação, que fica no quadro da bicicleta. O infrator deverá ser abordado e notificado da autuação. Caso ele não recorra, a autuação se tornará multa, que poderá ser paga via boleto ou até mesmo com cartão de crédito, conforme outra regulamentação recente do Denatran. E se o infrator não fornecer o endereço? O Denatran explicou que “a multa ficará vinculada ao CPF de cada pessoa, desta forma, o não fornecimento do endereço, somente prejudicará o próprio autuado, pois poderá ser surpreendido no futuro com uma execução fiscal ou até mesmo ter o nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito”. Quando começa a valer? Cada órgão de trânsito (prefeituras, Polícia Rodoviária, Der e Dnit) terá 180 dias a partir de hoje para implementar o modelo de multa e adequar seus procedimentos para começar a autuar pedestres e ciclistas. “Na realidade, o que se busca não é a arrecadação, e sim o comportamento do cidadão. Seja pedestre ou ciclista, o comportamento dele afeta a segurança de todos no trânsito”, afirmou Vicenzi. Com informações G1
Conta de luz terá taxa extra de R$ 5 para cada 100 quilowatts-hora consumidos
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz de novembro será a vermelha patamar 2, com acréscimo de R$ 5 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), não houve evolução na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas em relação ao mês anterior. “Ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício”, diz a agência. Na última terça-feira (24), a Aneel aprovou uma proposta de reajuste de quase 43% sobre o atual valor da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, passando o valor da taxa extra de R$ 3,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) e passarão a pagar R$ 5 de taxa extra, já a partir de novembro. Em outubro, a bandeira vermelha patamar 2 foi acionada pela primeira vez desde que o sistema passou a contar com duas graduações para a cor vermelha, em janeiro de 2016. A decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. Por causa do atual cenário de falta de chuvas, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu que vai fazer reuniões semanais para analisar as condições de fornecimento de energia no país. Até o dia (26), o nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, os mais importantes do país, estavam em 17,9% de sua capacidade máxima. No mesmo período de 2001, quando houve um grande racionamento de energia do país, o índice estava em 21%. Sistema O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015, como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração. Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.