Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

GEP recaptura um dos foragidos da Penitenciária Mário Negócio em Mossoró

GEP recaptura um dos foragidos da Penitenciária Mário Negócio em Mossoró

O Grupo de Escolta Penal (GEP), conseguiu recapturar no final da tarde desta segunda-feira (30), um dos foragidos da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró. Três presos continuam foragidos. De acordo com Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), os presos quebraram o pergolado do teto da cela, onde encontravam-se 8 detentos, e com auxílio de uma corda no estilo “tereza” alcançaram o muro e tiveram acesso à área externa da unidade. O primeiro a ser recapturado foi Sanderson Franco Ribeiro, mas conhecido como “Sandrinho do Pirrichil”. Segundo o GEP, o mesmo estava nas proximidades da Serra Mossoró. Adlan Fernando da Silva Correia, Jalyson Lira de Oliveira e Alyson Kkeyton Dantas de Oliveira, continuam foragidos. Morte Um detento do regime fechado identificado como, Wendel Djaime Sena Freire Costa, de 35 anos, foi encontrado morto nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira dentro de uma cela da Penitenciária. “Dandinho”, estava preso pelos crimes de homicídio e assalto à mão armada. Fugas Segundo a própria Sejuc, esta foi a 28ª fuga registrada este ano, totalizando 246 foragidos. Destes, 103 foram recapturados e 9 mortos na rua.

Palmeiras tenta bater Cruzeiro para festejar “rodada perfeita” no Brasileiro

Palmeiras tenta bater Cruzeiro para festejar

O Palmeiras tem a chance de encerrar com chave de ouro aquela que pode ser chamada de a rodada do Campeonato Brasileiro mais perfeita para o time alviverde. A equipe enfrentará o Cruzeiro, no Allianz Parque, em São Paulo, a partir das 20h (de Brasília), podendo ficar a três pontos do líder Corinthians. Até aqui a rodada foi perfeita porque o Corinthians foi derrotado pela Ponte Preta por 1 a 0 e estacionou nos 59 pontos. O Santos, que tem os mesmos 53 do Palmeiras, também perdeu. Foi superado pelo São Paulo por 2 a 1, no Pacaembu, no último sábado. Ou seja, se derrotar o Cruzeiro o Palmeiras ficará isolado na segunda colocação com 56 pontos. E o time sabe que agora só depende dele para conquistar o título. Isso porque no próximo domingo o confronto será contra o Corinthians. Se igualar o rival em pontos, ficará à frente na classificação pelo número de vitórias. FICHA TÉCNICA: PALMEIRAS X CRUZEIRO Data: 30 de outubro de 2017, segunda-feira Local: Allianz Parque, em São Paulo Horário: 20 horas (de Brasília) Árbitro: Heber Roberto Lopes Assistentes: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes PALMEIRAS: Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Juninho (Mina) e Egídio; Jean (Thiago Santos), Tchê Tchê e Moisés; Keno, Dudu e Borja. Técnico: Alberto Valentim CRUZEIRO: Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Lucas Romero; Rafinha, Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Marques. Técnico: Mano Menezes. Com informações ESPN

Famílias ausentes em sorteio do Conjunto Odete Rosado devem comparecer à Secretaria de Infraestrutura

Famílias ausentes em sorteio do Conjunto Odete Rosado devem comparecer à Secretaria de Infraestrutura

As famílias beneficiadas com casa no Conjunto Odete Rosado e que não estiveram presentes no sorteio realizado no último sábado (28) devem comparecer ao setor de Habitação da Secretaria municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, portando documento de identificação, para assinatura do procedimento. A secretária de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Kátia Pinto, informa que apenas 35 pessoas não compareceram ao sorteio, sendo que a maior parte apresentou justificativa. “Se tratam de pessoas que estavam hospitalizadas, doentes em casa ou, até mesmo, privadas de liberdade”, detalhou. O prazo para comparecimento começa nessa terça-feira (31) e se estende até a sexta-feira (3), das 8 às 14 horas. A secretaria está localizada na Rua Nilo Peçanha, 40, bairro Bom Jardim. Mais informações pelo telefone 3315-4786. Nos casos em que a pessoa estiver com algum impedimento para se deslocar, a secretaria vai até o local em que ela se encontra para coleta da assinatura. O Conjunto Residencial Odete Rosado é o maior empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida do Rio Grande do Norte e está realizando o sonho da casa própria para 844 famílias.

Guarda Municipal participa de Curso de Formação Complementar

Guarda Municipal participa de Curso de Formação Complementar

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Mossoró realizou na manhã desta segunda-feira, 30, a aula inaugural do Curso de Formação Complementar da terceira turma de agentes. A aula aconteceu no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), para 54 agentes e contou com uma palestra do juiz Herval Sampaio Júnior. De acordo com a diretora do Centro de Formação, Vanessa Rodrigues, esta é a última etapa do processo de formação da turma que ingressou em 2015. “Eles tiveram 216 horas de treinamento quando ingressaram, sendo que o total é de 536, no mínimo. Essas horas concluídas dão direito à legitimidade e à capacitação do guarda para o cargo”, explicou. Vanessa Rodrigues ressaltou ainda que o curso é de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), para a formação das Guardas Municipais de todo Brasil. “Seguimos uma série de disciplinas teóricas e práticas, voltadas para agentes de segurança pública, neste caso, a Guarda Municipal”, continuou. O comandante da Guarda Municipal de Mossoró, coronel Ricardo Godinho destacou que o curso visa ampliar os conhecimentos e garantir uma guarda bem formada e capacitada. “Este ano já realizamos vários cursos em diversas áreas, no sentido de capacitar a Guarda para o exercício da função. A Guarda é parceria da sociedade”, afirmou. O secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Eliéser Girão afirmou que bem formados, os guardas têm tudo para serem bons profissionais. “Nós profissionais temos que estar em continuada formação, aprendendo a cada dia, passando conhecimento e recebendo ensinamentos”. A ação é uma realização da Prefeitura de Mossoró através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

Campanha Natal Sem Fome arrecada alimentos para doação em Mossoró

Campanha Natal Sem Fome arrecada alimentos para doação em Mossoró

A dois meses das festas de fim de ano, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) lançou mais uma edição da campanha “Natal Sem Fome”. A edição 2017 vem com algumas novidades, a principal é que a campanha passa a ser institucional e vai abranger não só a sede, mas os campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Segundo a professora Ludimilla Carvalho, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas e também coordenadora da campanha, a ideia é conscientizar toda a comunidade acadêmica para assim fazer um Natal sem Fome para o máximo de famílias atendidas pelo Lar da Criança Pobre de Mossoró. Com a campanha sendo estendida aos campi, o objetivo também é atender famílias carentes dos municípios de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, ou seja, todas as doações arrecadadas pelos campi ficarão para instituições carentes escolhidas pelos próprios campi. Em Mossoró, a campanha foi lançada na última sexta durante o encerramento da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Os donativos poderão ser doados nos prédios principais da Universidade até o dia 15 de dezembro, data que marca o encerramento da campanha com a apresentação de um Recital do Núcleo de Música da Ufersa. Os alimentos serão entregues no dia 19 de dezembro. A Campanha Natal Sem Fome é uma realização da Ufersa em parceria com a UERN, OAB, Sintest e Assufersa.

Corpo de Bombeiros reforça alerta para prevenção de afogamentos

Corpo de Bombeiros reforça alerta para prevenção de afogamentos

O verão ainda não começou oficialmente, mas o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte mantém o alerta aos banhistas para que tenham atenção redobrada a fim de se evitar afogamentos nas praias, rios, lagoas e piscinas do Estado. Neste final de semana, o CBMRN registrou três óbitos por afogamento: na praia do Forte, Camurupim e no município de Santa Maria. O Corpo de Bombeiros tem trabalhado na orientação dos banhistas, no monitoramento e no pronto atendimento em situações de risco. O comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, capitão Roberto Oliveira, explica que crianças na praia requer atenção redobrada. Elas são rápidas e estão em um ambiente aberto, cheio de estímulos. Basta um piscar de olhos e pronto, a criança desaparece em meio ao mar de guarda-sóis. “Não se deve, jamais, entrar em lugares mais profundos sem saber nadar”, afirma. Se alguém estiver em risco, deve-se jogar uma corda, um pneu, um pedaço de madeira ou qualquer outro objeto que flutue para que o banhista possa se apoiar. Em relação ao mar, todo cuidado é pouco e o alerta vale para todos os banhistas, de qualquer faixa etária. Não é somente o mar agitado que oferece riscos: muitas vezes as correntes marítimas mudam em questão de minutos, transformando o mar calmo em um cenário perigoso até mesmo para quem sabe nadar. Um grande ponto de risco são as “correntes de retorno”. “Toda vez que o mar sobe em direção à praia, as ondas se formam, quebram, chegam na areia e retornam ao mar. Neste retorno, elas sofrem resistência de outras ondas que estão vindo e buscam uma saída. Com este movimento, vão escavando a areia e criando valas mais profundas. Olhando de longe, parece uma área calma dentro do mar. Não há ondas e isso chama a atenção dos banhistas. Mas ali é justamente o ponto mais perigoso. Na dúvida, é melhor pedir orientação aos guarda-vidas”, explica o comandante. Além de prestar atenção à sinalização na beira do mar, outro ponto fundamental é saber como agir em uma situação de risco dentro da água. “Se o banhista estiver em uma corrente de retorno e tentar nadar contra, não vai conseguir chegar à praia e ainda se desgastará fisicamente. A força da puxada é maior. Recomendamos que a pessoa mantenha-se o mais calma possível, faça flutuação e espere a corrente levá-la para outro ponto. Se for nadar, sempre na diagonal à praia, nunca na perpendicular”, destaca o capitão. Outro erro muito comum é tentar salvar alguém que está se afogando: “A melhor forma de ajudar é pedir por socorro, acenando para o guarda-vidas; e tentar jogar algum objeto flutuante que esteja por perto para a pessoa segurar. Jamais tente ir ao encontro dela, mesmo se souber nadar – aí serão duas pessoas em risco”, reforça o oficial. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte alerta para os cuidados ao entrar na água. – Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente – Em água doce ou salgada, prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza – Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso) – Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193 – Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista – Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas ao invés de objetos flutuantes – Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio – Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis

Motoristas da Uber fazem protesto em Mossoró contra PL que regulamenta atividade

Motoristas da Uber fazem protesto em Mossoró contra PL que regulamenta atividade

Motoristas do aplicativos de transporte de passageiros, Uber, realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (30), em Mossoró, contra o (PL nº 28), aprovado em abril pela Câmara dos Deputados, que regulamenta os aplicativos de transporte individual pago. Os motoristas se reuniram por volta das 9h no Posto Santa Luzia (PSL) e seguiram em carreata até a Estação das Artes, no centro da cidade, onde encerram o protesto. O projeto O Projeto de Lei nº 28/2017, do Deputado Federal Carlos Zarattini, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, altera a Lei nº 12.587 de 2012. A norma institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros. O PL já foi aprovado na Câmara e agora passa pelo Senado. Em setembro, o senador Pedro Chaves (PSC-MS) apresentou um substitutivo que contém trechos de três propostas que tratam do tema, os projetos de lei nº 530/2015, o nº 726/2015 e o último, nº 28/2017. Se a proposta for aprovada, passa a competir ao município regulamentar e fiscalizar o serviço, a cobrança dos tributos, a contratação de seguros para acidentes e danos, a inscrição do motorista como contribuinte do INSS. “Alguns senadores estão fazendo isso sem pensar em como essa lei do retrocesso vai prejudicar a vida de cada uma das 17 milhões de pessoas que, como você, usam o aplicativo da Uber. Também não estão considerando o impacto sobre a vida dos nossos mais de 500 mil motoristas parceiros que dependem dessa renda para viver. Somos a favor da regulamentação. Mas não de proibições. Junte-se a nós e diga não à lei do retrocesso. Diga não ao PLC 28/2017 nas redes sociais”, disse a Uber. Abaixo alguns itens do projeto de lei: Exige que os veículos tenham placas vermelhas iguais às dos táxis Autoriza os municípios a proibirem os apps quando quiserem Faz com que os motoristas parceiros precisem de uma autorização específica, que pode ou não ser concedida Todos os motoristas precisam ter veículos próprios – não se pode dividir com seus familiares ou alugar carros Proíbe os veículos de circularem em cidades vizinhas, como em regiões metropolitanas No dia 24 de setembro, o Senado aprovou um requerimento de urgência para voltar a analisar o projeto. Com a aprovação da urgência, o projeto ganha prioridade na pauta de votações da casa e vai ser votado nesta terça-feira (31).

Por que João é pobre?

Por que João é pobre?

Em um lugar e num tempo não tão distante, João da Silva nascia. Sua mãe, a Maria, era só uma menina, tinha apenas 13 quando descobriu a gravidez. Seu namorado, o Jonathan com apenas 16, resolveu largar a escola, e ir trabalhar para sustentar a sua futura esposa e o filho que estava por vir. Jonathan conseguiu um emprego de auxiliar de mecânico na oficina de um tio. Três meses antes de João nascer, Maria e Jonathan alugaram uma casa num bairro periférico e foram morar juntos. A gravidez não foi tranquila para Maria que passou o período inteiro sofrendo de anemia, e como morava longe dos postos de saúde só fez duas visitas de pré-natal ao médico. Apesar das circunstâncias adversas, João nasceu bem de saúde. No entanto, por morar numa localidade com esgoto a céu aberto vivia doentinho, o menininho padecia de diarreias constantes. Maria, mãe amorosa sofria muito com isto, o que gerava um clima de tensão e instabilidade no lar, que culminou com Jonathan abandonando a família. O João tinha apenas 6 meses quando viu seu pai pela última vez. Aos cinco anos ele entrou na escola. No entanto, tinha dificuldade em aprender, foi um dos últimos de sua sala a escrever e ler o próprio nome na lousa. A escola continuou sempre difícil para o João, e aos 14, contra a vontade de sua mãe, ele decidiu largar o colégio e trabalhar para ajudar em casa, pois já não suportava ver as mãos de sua mãe tão calejadas de lavar roupa para fora. FIM. A partir da história do João é fácil perceber que a pobreza é um fenômeno de múltiplas dimensões. O João foi uma criança pobre não somente por que nasceu numa família com parcas condições financeiras. O João é pobre, primeiramente por que nasceu de uma mãe adolescente , a evidência cientifica informa que mães adolescentes estimulam menos seus filhos, podendo causar assim um atraso no desenvolvimento infantil. O João é pobre também porque sua mãe ao morar distante dos postos de saúde não conseguiu ter o acompanhamento médico e nutricional adequado através de exames e suplementação de micronutrientes. O João é pobre porque sua mãe era anêmica provocando quase que certamente anemia nele próprio, induzindo um comportamento letárgico e pouco responsivo prejudicando assim sua interação com o ambiente, e por consequência seu desenvolvimento. O João é pobre porque não contou com seu pai compondo e tornando seu ambiente mais complexo e estimulante. Não é difícil compreender através da história do João que a pobreza é um processo autônomo no sentido de que se perpetua a partir dela própria. Isto é, um indivíduo nascido pobre, quase que certamente continuará sendo pobre, porque lhe é ausente o mínimo em termos de condições iniciais necessárias para lutar e conseguir acessar um melhor padrão de vida. Estudos recentes da neurobiologia vêm corroborar esta predição ao mostrar que a fase crítica para o desenvolvimento humano ocorre nos primeiros 1000 dias após a concepção . É nesta fase que os primeiros neurônios e sinapses se integram na formação dos circuitos primitivos do cérebro humano. De forma breve, o desenvolvimento do cérebro é semelhante a construção de um edifício. Os primeiros circuitos sinápticos são a base, o fundamento. É sobre os circuitos básicos responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem e percepção sensorial que habilidades complexas como ler, escrever e resolver problemas são construídas. Além disso a neurobiologia ensina que as experiências da criança com o ambiente que as cerca, notadamente formado a partir de seu relacionamento com os pais, modelam e proporcionam qualidade aos circuitos sinápticos básicos. Constituindo assim uma melhor estrutura e fundamento para o desenvolvimento das habilidades mais complexas. Crianças que sofrem privações nesta fase serão adultos com capacidade cognitiva, emocional e social reduzida, impactando na sua empregabilidade e contribuindo para sua permanência na marginalidade social que a pobreza impõe. Economistas como James Heckman já demonstraram que políticas públicas voltadas para esta fase são as que possuem a melhor relação custo benefício quando comparadas às direcionadas para jovens e adolescentes. A constatação é que o velho ditado dizendo “é melhor prevenir do que remediar” continua válido. Outra fonte de perpetuação da pobreza sugerida por uma quantidade crescente de evidência diz respeito ao fato de estar pobre implicar numa diminuição da capacidade cognitiva dos indivíduos. Um estudo recente encabeçado por dois economistas e dois psicólogos através de um experimento natural com plantadores de cana de açúcar na Índia mostrou que os mesmos indivíduos desempenham melhor em testes cognitivos após receberem o pagamento pela colheita. Foi avaliado, considerando um Q.I médio de 100, que o estar pobre reduz a capacidade intelectual em 13 pontos. Isto significa, que a condição ser pobre impõe um fardo mental, induzindo uma ineficiência cognitiva no processo decisório, contribuindo assim para perpetuação e permanência da pessoa na pobreza através de decisões tortuosas. Por essas e outras razões, o combate à pobreza demanda um esforço continuo, pautado por avaliações constantes dos programas e seus resultados. Devido sua complexidade, o esforço também deve ser multifacetado atingindo os diferentes aspectos perpetuadores de pobreza, habilitando assim, a população no médio e no longo prazo a se declarar livre deste triste fenômeno social e suas mazelas. Pedro Fernandes é Bacharel e Mestre em Economia. Atualmente exerce a função de gerente técnico de viabilidade econômica no Plano Ceará 2050.

Última semana do 2° lote de ingressos para Wesley Safadão e Xand Avião

Última semana do 2° lote de ingressos para Wesley Safadão e Xand Avião

A venda do segundo lote de ingressos para a festa mais aguardada de Mossoró e região, será encerrada no próximo sábado (4). A festa será realizada no dia 12 de dezembro, véspera de feriado em homenagem a Santa Luzia. A festa dos dois maiores ícones do forró, Wesley Safadão e Xand Avião, será realizada no Hotel Villa Oeste, localizado na Avenida Presidente Dutra, na Ilha de Santa Luzia. As vendas dos ingressos estão sendo realizadas no Centro Empresarial Caiçara, ou no site www.bilhetecerto.com.br. O segundo lote do camarote foi encerrado no dia 18 de outubro. Valores: Pista R$ 45,00 (meia) Vip R$ 110,00 (meia) 3° lote – Camarote R$ 150,00  

Número de latrocínios cresce 57,8% em sete anos no Brasil

Número de latrocínios cresce 57,8% em sete anos no Brasil

O número de latrocínios (roubos seguidos de morte) cresceu 57,8% em sete anos no país. A conclusão está no 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança, que será lançado hoje (30) em São Paulo. De acordo com o estudo, que concentra estatísticas oficiais das autoridades de segurança dos estados, em 2016 foram registrados 2.514 assassinatos cometidos durante o ato do roubo ou em consequência dele. Na edição anterior do estudo, divulgada em 2010, o número havia sido de 1.593. Em 19 estados houve aumento nesse tipo de crime. Rondônia (124%), Tocantins (73%) e Rio de Janeiro (70%) foram os estados com maior crescimento. No outro extremo, entre as unidades da federação em que os índices de latrocínio regrediram, as principais quedas foram em Roraima (45%), Paraíba (28%) e Amapá (23%). Nos seis estados mais populosos além do Rio de Janeiro, foram registradas altas em São Paulo (1,2%), Bahia (1,4%), Paraná (8,3%), Rio Grande do Sul (17,1%) e Pernambuco (45%). Apenas em Minas Gerais houve recuo, de 10,6%. Na relação entre o número de latrocínios e a população, o Pará aparece como o mais violento, com 2,6 casos por 100 mil habitantes no ano. Outros quatro estados superaram o índice de 2/100mil: Pará, Goiás, Amapá, Amazonas e Sergipe. Na outra ponta da tabela, Tocantins, São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Paraná e Minas Gerais ficaram abaixo de um por 100 mil. A taxa média do país é de 1,2 latrocínios a cada 100 mil habitantes. Para especialistas, a alta generalizada tem relação direta com a crise econômica que o país tem enfrentado. Sem recursos, os estados reduziram os investimentos em estrutura e pessoal nos últimos anos. Agência Brasil

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.