Diocese divulga horários das missas do Dia de Finados em Mossoró

A Diocese de Mossoró divulgou o horário das missas que serão celebradas no Dia de Finados. No Cemitério São Sebastião, a primeira missa do dia será às 5 horas. A celebração será campal no pátio do cemitério para possibilitar que um maior número de fiéis participe do momento religioso. No Cemitério Novo, a primeira Missa de Finados será às 8h e depois, às 16h. Também no Cemitério São Sebastião serão celebradas mais duas missas, sendo uma às 7 horas e outra às 17 horas, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana. Também haverá Missa de Finados na Capela de Santa Teresinha, na praça dos hospitais, às 9 horas.
Terceirizados da prefeitura cobram salários atrasados há mais de quatro meses

Funcionários terceirizados da empresa Prime, que presta serviço a Prefeitura Municipal de Mossoró, procuraram o portal Mossoró Notícias nesta quarta-feira (01), para denunciar que estão com salários atrasados há mais de quatro meses. Apesar dos salários atrasados, os funcionários relataram a nossa equipe que todos estão cumprindo com as funções que lhe são cobradas. “Nenhum terceirizado deixou de trabalhar nesse período, apenas queremos que a Prime e a prefeitura cumpram com suas obrigações”, relataram. Ainda segundo o grupo, existe funcionários em pior situação. “Ficamos sabendo que existem pessoas terceirizadas como a gente que não recebe desde da gestão passada, com isso já somam nove meses”, destacaram. A “Prime – Locação de Mão de Obra e Terceirização de Serviços Ltda” é responsável por vários serviços terceirizados do município, como limpeza, digitador, eletricista, motoristas, recepcionista e supervisor. A empresa atua em Mossoró deste de 2016, quando ganhou um contrato milionário de mais de R$ 5 milhões para exercer essas atividades na cidade. Na época a empresa venceu o contrato com dispensa de licitação, uma semana depois de ter sido inabilitada em concorrência, na disputa do processo para o mesmo serviço. Nossa equipe entrou em contato com a Secretária de Comunicação da Prefeitura de Mossoró para saber se existia alguma previsão para o pagamento, mas até o fechamento da matéria, não obteve retorno.
MEC e Inep recomendam respeito aos direitos humanos na redação do Enem

Apesar de o Inep ainda não ter sido notificado da decisão judicial que determinou a suspensão da regra do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que determina que quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação pode receber nota zero, a recomendação é que os candidatos sigam as regras do edital. O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (1), que a decisão judicial será respeitada, mas orientou os candidatos a respeitarem os direitos humanos na redação. “A questão dos direitos humanos é básico e fundamental, até porque estamos falando em educação, e não poderíamos ter uma linha de ação distante dessa realidade. Mas ao mesmo tempo temos que cumprir a decisão judicial, que leva a possibilidade de ter zero na prova. Como cautela, eu diria que o melhor é se submeter ao exame e fazer a redação respeitando os critérios de direitos humanos”, recomendou o ministro. A prova de redação do Enem será aplicada a mais de 6,7 milhões de candidatos neste domingo (5). O ministro disse que o Inep vai recorrer da decisão até a última instância. Segundo ele, o respeito aos direitos humanos é um pressuposto constitucional elementar que não conflita com a liberdade de expressão. Mendonça Filho garantiu que as linhas de pensamento ideológicos e políticos dos candidatos serão respeitados durante a correção da prova. “Ao mesmo tempo, jamais um ente como o MEC ou o Inep, em uma avaliação, pode aceitar teses que defendam por exemplo o holocausto, apartheid, a segregação racial, a discriminação do ponto de vista religioso, de raça”, disse. A presidente do Inep, Maria Ines Fini, também recomendou que os direitos humanos sejam levados em conta na hora de escrever a redação. “Como cidadã e educadora, eu recomendo que os jovens reproduzam o respeito aos direitos humanos não só na prova, mas também na sua vida”, ressaltou. Mesmo se a decisão da Justiça for mantida, o respeito aos direitos humanos deve ser considerado pelos candidatos que farão a prova. Isso porque uma das cinco competências avaliadas na correção da redação do Enem prevê a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Esse item não foi modificado pela decisão judicial. Cada competência cobrada na redação recebe nota que varia de 0 a 200 pontos. A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região anula apenas o item do edital que prevê a anulação da prova de alunos que dissertarem contra os direitos humanos. Nos anos anteriores, provas foram anuladas por causa dessa exigência. Agência Brasil
3 perfis estilosos para seguir no instagram
As redes sociais servem para diversas coisas: entreter, divulgar, compartilhar, interagir, vender e até inspirar. Hoje vou compartilhar três perfis que poderão te dar uma força na hora de se vestir. São homens que publicam diversas fotos de looks e coisas relacionadas à moda/estilo. Vamos começar por um dos maiores influenciadores de moda masculina do instagram, o @iamgalla. Adam Gallagher tem mais de 2milhões de seguidores em seu perfil no instagram, além dos looks mais “arrumadinhos” ele tem um feed incrível. O cuidado com a estética do seu perfil é notório. Seu conteúdo envolve moda, viagens e fotografia, com um clique mais legal que o outro, vale a pena seguir! Â O @stefanotratto é um italiano que curte bastante calça destroyed. Ele tem mais de 1 milhão de seguidores no instagram e posta vários looks sentado em escadas (não me pergunte o motivo, talvez seja uma espécie de marca registrada). Stefano, além dos looks, também tem varias fotos segurando calçados, mostrando os detalhes de diversos modelos. Ele tem um estilo mais despojado, diferente do estilo de Adam, que é mais sofisticado. O youtuber Daniel também ultrapassou a marca de um milhão de seguidores no instagram e o seu perfil tem muita, mas muita foto de look. O @magic_fox tem um estilo mais básico, sem muita informação e posta vários desses looks casuais. Seu instagram também tem varias fotos em academias. Dos três perfis acho que ele é o que mais posta looks esportivos (já fica a dica pros leitores que estão na onda fitness). Bom, hoje eu mostrei três perfis estilosos: um mais sofisticado, outro mais despojado e o casual. Siga eles no instagram e fique a vontade pra se inspirar e produzir os seus looks. O legal é que dá pra pescar referências legais dos três. Obrigado por ter lido até aqui e continue ligado que em breve sai a segunda parte do post sobre bermudas coloridas aqui na minha coluna, beleza? Ah, e eu também posto looks no instagram, caso queira dar uma olhada é só ir no @boyestilo. Tamo junto!
Polícia apreende oito quilos de cocaína em casa na Zona Oeste de Mossoró

A Polícia Civil apreendeu nesta quarta-feira (1) oito quilos de cocaína dentro de uma residência, em Mossoró, no bairro Abolição IV, na Zona Oeste de Mossoró. Segundo informações, a casa fica localizada na Rua Xavier da Cunha. Além da droga, os policiais encontraram documentos de carro e cordões detonantes de dinamite. Uma mulher identificada como Leila Costa de Lima, de 43 anos, foi presa no local, mãe de um traficante que está preso no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Segundo o delegado Renato Oliveira, da Divisão de Polícia, os entorpecentes pertencem ao traficante, e a mãe dele teria assumido o negócio desde que o filho foi detido.
Violência mata uma criança e um adolescente a cada 7 minutos, diz Unicef

A cada 7 minutos uma criança ou um adolescente, entre 10 e 19 anos de idade, morre em algum lugar do mundo, vítima de homicídio ou de alguma forma de conflito armado ou violência coletiva. Somente em 2015, a violência vitimou mais de 82 mil meninos e meninas nessa faixa etária. Os dados são do relatório Um Rosto Familiar: A Violência na Vida de Crianças e Adolescentes, lançado hoje (1) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A América Latina e o Caribe têm os mais altos índices de homicídios. Em 2015, dos 51,3 mil homicídios de meninas e meninos de 10 a 19 anos – não relacionados a conflitos armados -, mais da metade, 24,5 mil, aconteceram nessa região. “Esses números se mostram desproporcionais considerando que tal conjunto de países abriga pouco menos de 10% da população nessa faixa etária”, diz o Unicef. A região da América Latina e do Caribe tem uma taxa de homicídios de adolescentes entre 10 e 19 anos (22,1 homicídios para cada 100 mil adolescentes) quatro vezes maior do que a média global. Os cinco países com as maiores taxas estão todos na América Latina: Venezuela, com uma taxa de 96,7 mortes para cada 100 mil, seguida pela Colômbia (70,7), por El Salvador (65,5), por Honduras (64,9) e pelo Brasil (59). Vários fatores individuais são vinculados a um aumento do risco de homicídio, incluindo a raça. No Brasil, em 2014, a taxa de homicídios entre adolescentes homens negros foi quase três vezes maior que entre os brancos. Segundo o relatório, entretanto, esses adolescentes tendem a viver em comunidades com níveis mais elevados de homicídio, com desigualdade social e de renda, disponibilidade de armas, presença de tráfico de drogas, uso generalizado de drogas e álcool, falta de oportunidades de emprego e com desorganização e segregação urbana. A região mais segura do mundo para um adolescente é a Europa Ocidental com 0,4 morte para cada 100 mil. O documento do Unicef traz uma análise detalhada das mais diversas formas de violência sofridas por crianças e adolescentes em todo o mundo: violência disciplinar e violência doméstica na primeira infância; violência na escola – incluindo bullying; violência sexual; e mortes violentas de crianças e adolescentes. Segundo o relatório, todas as formas de violência vivenciadas por meninas e meninos, independentemente da natureza ou gravidade do ato, são prejudiciais. “Além da dor e do sofrimento que causa, a violência mina o senso de autoestima das crianças e dos adolescentes e impede seu desenvolvimento. A impunidade dos autores e a exposição prolongada à violência podem fazer com que as vítimas acreditem que a violência é normal. Dessa forma, a violência é velada, dificultando sua prevenção e sua superação”, diz. Primeira infância Para o representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, é preciso interromper a violência, começando pelo castigo corporal na primeira infância, que atinge todas as classes sociais. Aproximadamente 300 milhões de crianças de 2 a 4 anos de idade em todo o mundo (três em cada quatro) sofrem, regularmente, disciplina violenta por parte de seus cuidadores; 250 milhões (cerca de seis em cada dez) são punidas com castigos físicos. “Os homicídios muitas vezes são só a última etapa em um ciclo de violência a que crianças e adolescentes estão expostos desde a primeira infância. O relatório nos diz que a maioria dos homicídios contra adolescentes não acontece em países que estão em conflito, como Síria, mas nos países da América Latina e do Caribe, e o Brasil encontra-se entre aqueles com as taxas mais alta de homicídios de adolescentes do mundo”, aponta o representante da Unicef em nota. O Brasil é citado no relatório como um dos 60 países que têm uma legislação que proíbe o castigo físico. A Lei da Palmada (Lei nº 13.010/2014), também conhecida como Lei Menino Bernardo, foi aprovada em 2014 no país. Apenas 9% das crianças com menos de 5 anos em todo o mundo vivem nesses países, o que deixa outros 607 milhões sem uma proteção legal contra esse tipo de violência. Em todo o mundo, 1,5 bilhão de cuidadores (mais de um em cada quatro) dizem que o castigo físico é necessário para criar ou educar adequadamente as crianças. Uma em cada quatro crianças menores de 5 anos – 177 milhões – vive com uma mãe vítima de violência doméstica. O relatório também faz uma análise sobre mortes de adolescentes em decorrência de violência coletiva ou conflitos armados. Além de morrer no fogo cruzado, os adolescentes desses locais vivem o risco de trauma psicológico ou emocional de ser recrutado ou usado por forças ou grupos armados. Em 2015, foram cerca de 31 mil mortes de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos nesse tipo de contexto de violência. Enquanto 6% das crianças e adolescentes de 10 a 19 anos do mundo vivem no Oriente Médio e Norte da Ãfrica, as duas regiões concentram 70% das mortes nessa faixa etária. Violência nas escolas Uma vez que as crianças entram na escola, amizades e interações com colegas assumem um papel cada vez mais importante em suas vidas. Esses relacionamentos têm o potencial de contribuir para o bem-estar e capacidade de socialização de uma criança mas também estão associados à exposição a novas formas de vitimização. A metade da população de crianças em idade escolar – 732 milhões – vive em países onde o castigo corporal na escola não está totalmente proibido. Além disso, em todo o mundo, cerca de 130 milhões (mais de um em cada três) estudantes entre 13 e 15 anos sofrem bullying regularmente. No Brasil, 43% de meninos e meninas do 6º ano (11 e 12 anos) disseram que sofreram bullying nos últimos meses. Segundo relatório, e eles foram roubados, insultados, ameaçados, agredidos fisicamente ou maltratados. Os ataques armados às escolas estão incluídos como uma das seis violações graves condenadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em 2016, foram registrados aproximadamente 500 ataques ou ameaças de violência contra escolas em 18 países ou áreas ao redor do mundo. Nos últimos 25
Advogado causa acidente e deixa crianças feridas em Natal

Um homem de 58 anos, com sinais de embriaguez, foi preso na noite desta terça-feira (31) suspeito de causar um acidente que deixou três crianças feridas no bairro de Ponta Negra, em Natal. O homem pagou fiança de R$ 2.500 e foi liberado. Segundo informações, o homem identificado como Marcelo Saraiva de Souza, advogado, foi autuado em flagrante por dirigir sob efeito de álcool e sem habilitação. De acordo com a reportagem do G1, o acidente aconteceu na Rua Alfredo Dias de Figueiredo, momento em que o advogado, que estava em uma Hilux, entrou de vez à esquerda e trancou um carro Peugeot, onde estavam pai e três filhos – um de 13, outro de 9 e um de 4 anos. Todos ficaram feridos. O homem que estava sem habilitação, se recusou a fazer o teste do bafômetro, foi levado para a Central de Flagrantes, no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal. Lá, ele pagou fiança e foi solto. Foto: Emmyli Virgílio/Inter TV Cabugi
Saiba quais ruas serão bloqueadas no Dia de Finados

A Secretaria Executiva de Trânsito informa o bloqueio de ruas nessa quinta-feira (02), durante o Dia de Finados. Serão 5 bloqueios no total, sendo 3 com a presença de agentes e 2 sem, das 5 às 20 horas. Os bloqueios com a presença de agentes de trânsito serão nos cruzamentos da Melo Franco com a Duodécimo Rosado, Melo Franco com a João da Escóssia e Augusto Severo com a Juvenal Lamartine. Os bloqueios sem agentes serão nos cruzamentos da Melo Franco com a Amaro Duarte e Juvenal Lamartine com a Duodécimo Rosado. De acordo com sorteio realizado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo, os ambulantes poderão instalar suas barracas no entorno de Cemitério São Sebastião a partir das 18 horas de hoje. Serão cerca de 60 ambulantes atuando durante o feriado de finados deste ano. As barracas devem ser removidas às 20 horas. Missas – A Diocese de Mossoró divulgou o horário das missas que serão celebradas no Dia de Finados. No Cemitério São Sebastião, a primeira missa do dia será às 5 horas. A celebração será campal no pátio do cemitério para possibilitar que um maior número de fiéis participe do momento religioso. No Cemitério Novo, a primeira Missa de Finados será às 8h e depois, às 16h. Também no Cemitério São Sebastião serão celebradas mais duas missas, sendo uma às 7 horas e outra às 17 horas, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana. Também haverá Missa de Finados na Capela de Santa Teresinha, na praça dos hospitais, às 9 horas.
3 perfis estilosos para seguir no instagram
Mitos e verdades na cozinha do dia a dia

Todos os dias tem uma tia, uma mãe ou uma vó ensinando aqueles truques na cozinha. Tipo, coloque uma palito de dente queimado na boca antes de cortar a cebola que você não irá chorar ou mesmo um balde de água próximo as cebolas. Enfim, apresentamos hoje alguns mitos e verdades na cozinha doméstica. Mas eu quero a sua opinião se é verdade ou mito nos comentários. Abaixo apresento alguns: Meça sem erro: Você tem dificuldade para acertar as medidas? Saiba que uma xícara de chá tem 240 ml e 1 colher de sopa, 15 ml – isso no caso de líquidos. Um truque ótimo para saber o tamanho da colher é usar uma moeda de um real: se ela couber direitinho, é porque é de chá. Bolo no forno Está ansioso para saber se o bolo ficou bom e fica abrindo o forno de cinco em cinco minutos? Está errado! O seguro é abrir o forno 30 minutos depois que o quitute entrou, já que o ar frio faz com que ele murche. A massa da torta Massas podres ou amanteigadas podem acabar estufando. Para isso não acontecer, a sugestão é forrá-la com papel alumínio e colocar arroz cru como “pesinho”. Salsão salvador O camarão é um ingrediente que, na hora do cozimento, deixa a cozinha com um cheiro muito forte. Colocar um talo de salsão na água ajuda a reter o odor. Amido amigo A receita tem amido para engrossar? Não se esqueça de colocar um plástico filme na hora de levar à geladeira para não formar película. Massa sem óleo Desde pequenos aprendemos que, na hora de cozinhar macarrão, deve-se adicionar óleo na água. Na realidade isso não é necessário, já que ele lubrifica demais a massa e dificulta a aderência do molho. Não siga o fabricante Claro que, na maior parte das vezes, é essencial seguir as instruções do rótulo do produto. Mas, no caso do macarrão, se o fabricante disser 10 minutos, cozinhe por nove. Assim, você não corre o risco da massa ficar muito mole. Xô, cheiro ruim Vai fazer fritura e não quer que a casa fique cheirando mal? Coloque uma panela com água e cascas de laranja ao lado daquela com óleo e deixe ferver enquanto você frita. Reutilização Quer usar novamente o óleo usado para fritar peixes? Espere ele esfriar, passe por um filtro e adicione cinco gotas de limão. O sabor e cheiro vão sumir. Pão no verão Se está a fim de fazer pão caseiro, espere a temperatura subir. Em dias quentes, o calor ajuda a ativação do fermento. Margarina não é manteiga Se a massa que você está preparando for amanteigada, não adianta substituir os ingredientes, porque o resultado pode sair diferente do esperado. Salmoura nele! O filé de frango está muito sem graça? A dica para dar um up no prato é usar salmoura, que é uma mistura de meia xícara de chá de água morna, 2 colheres de sopa de sal e 1 colher de sopa de açúcar. A mágica acontece porque, já que o sal retira a umidade do frango, ele fica salgado por fora e por dentro. E o bacana é que ele não fica seco porque a água cumpre seu papel. Nada de antiaderência Sim, você leu certo. Para fazer um bom bife, não é indicado usar panelas antiaderentes, pois atrapalham a selagem. A sugestão é untar uma frigideira bem quente com alguma gordura. Sal no doce Colocar uma pitadinha de sal é um ótimo truque para acentuar o sabor de qualquer sobremesa. Desastre resolvido Queimei o arroz! E agora? Coloque a panela em uma bacia de água gelada ou em cima de um pano de prato molhado. Em alguns minutos, o cheiro desaparece. FONTE: Truques de cozinha que ninguém te conta – e 40 receitas, de Gisele Souza (Ed. Belas Letras) CENÃRIO GASTRONÔMICO MOSSOROENSE FESTIVAL GASTRONÔMICO MOSSOROENSE A articulação do festival continua e traz pra janeiro uma perspectiva de um verão bem diferente. PRIMEIRA MÃO O Nova Betânia vai ganhar nos próximos meses mais 3 restaurantes. Aguardemos as novidades. Dois deles chefiados por mim. AGENDA DO CHEF Ainda continua o Soft Opening do Jacks Delivery onde os clientes poderão ter o prazer de provar os novos burgers em primeira mão e ainda opinar sobre seu custo/benefício até o dia 12 de Novembro. Nos próximos estarei trabalhando no novo cardápio do Fic Frio Nova Betânia. fiquem de olho no Instagram para receberem as novidades! Em muito breve começaremos os testes do novo Cardápio do KOMBURGER FOOD TRUCK. Aguardem. Nos próximos dias estarei lançando minha nova identidade visual! TRABALHOS QUE EXECUTO EM RESIDENCIAS E EMPRESAS E você que quer abrir um negócio ou simplesmente melhorar todos os seus processos ou mesmo fazer treinamentos em seus colaboradores, contrate nossos serviços de consultoria gastronômica. Já temos mais de 50 cardápios assinados em todo alto oeste potiguar. Também temos outro serviço de Personal Chef em Domicilio com Cardápios Exclusivos incluindo Intolerantes a Lactose, glúten e tantos outros. Esse serviço é todo personalizado e profissionalizado com pessoal extremamente treinados por mim. Aniversários, casamentos, debutantes, eventos corporativos, inaugurações com finger food, churrasco gaúcho, feijoada carioca na panela de barro e tantas outras comemorações. Nossa equipe conta com barmans, Cozinheiros, Auxiliares, Segurança, Recepcionista e eu como seu Chef exclusivo por 1 dia. Contatos do Chef Instagram: FLAVIO MAGALHAES GASTRONOMIA Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp 084 9 9640-0540 RECEITA DA SEMANA A COZINHA DE FLAVIO MAGALHÃES Hoje vamos ensinar molhos de saladas funcionais. Prepare a mise in place e vamos pra cozinha trabalhar as leis da EMULSÂO de GORDURAS SAUDAVÉIS. MOSTARDA E MEL 6 colheres de sopa de mostarda Dijon 6 colheres de sopa de vinagre balsâmico 2 colher de sopa de azeite de oliva 4 colheres de sopa de mel Em uma tigela, dispor a mostarda, o vinagre balsâmico, o azeite de oliva e o mel. Misturar. Servir com mix de folhas e iscas de frango grelhadas. IOGURTE 2 colheres de azeite de oliva 6 colheres de sopa de iogurte natural ou