Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Na estreia do segundo turno, Potiguar goleia o Palmeira por 5 a 0 fora de casa

Na estreia do segundo turno, Potiguar goleia o Palmeira por 5 a 0 fora de casa

O Potiguar estreou com o pé direito na Copa do Rio Grande do Norte, goleando o Palmeira de Goianinha por 5 a 0, no estádio Nazarenão, em Goianinha/RN. Os gols do Alvirrubro foram marcados por Wilson e Jefinho duas vezes, e no fim Vinícius deu números finais a partida. O próximo compromisso será contra o América/RN, nesta quarta-feira, 27, às 20 horas, no estádio Nogueirão.  Foto: Yhan Victor/ACDP

Rio Grande do Norte atinge 4 gw de potência em energia eólica

Rio Grande do Norte atinge 4 gw de potência em energia eólica

O Rio Grande do Norte entra para a história ao ser o primeiro estado do Brasil a atingir a marca de 4 gw (gigawatts) de potência instalada por turbinas eólicas. A informação foi confirmada pelo coordenador de desenvolvimento energético do estado, Hugo Fonseca, nesta sexta-feira (15), após análise dos dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE). “É um momento de grande importância porque o estado líder nacional e mostra que segue competitivo, com um trabalho altamente qualificado e com grandes investimentos no setor”, explica. “Em 2016 nós atingimos a marca de 3 gw e passamos de importadores para exportadores de energia eólica. Agora, temos um novo recorde para comemorar”, celebra o especialista. O estado do Rio Grande do norte possui atualmente 151 parques eólicos em funcionamento, e já existem contratos para mais 35 parques a serem construídos dentro dos próximos 5 anos. Só nos municípios de Parazinho e João Câmara, primeiro e segundo lugar no ranking nacional, são mais de 650 turbinas em atividade. Ao todo, o estado do Rio Grande do Norte possui mais de 1500 turbinas, enquanto o segundo colocado da lista, a Bahia, tem em torno de 900. Para se ter uma ideia, com 4 gw de potência é possível ligar aproximadamente 100 milhões de lâmpadas de led, ou fornecer energia para mais de 2,5 milhões de residências. Isso explica porque as usinas eólicas representam 86% de toda a energia gerada no estado – os outros 14% ficam a cargo de usinas termoelétrica e fotovoltaicas. Hugo Fonseca explica ainda que o Rio Grande do Norte tem grandes planos para o futuro da energia eólica. Ele espera que aconteça, ainda este ano, a aprovação de um marco regulatório para a exploração eólica offshore (quando as turbinas são instaladas no oceano). A previsão é de que a primeira torre desse tipo seja instalada até 2022 no município de Guamaré. Segundo o especialista, o estado encontra-se em posição geográfica estratégica e será pioneiro na instalação de parques eólicos em alto mar no Brasil.

Fora de casa, Potiguar encara o Palmeira na estreia do returno

Fora de casa, Potiguar encara o Palmeira na estreia do returno

O Potiguar de Mossoró encara o Palmeira de Goianinha neste domingo 24, pela estreia da Copa do Rio Grande do Norte  – segundo turno do Campeonato Potiguar.  Para o confronto deste domingo, o técnico Emanoel Sacramento relacionou 22 atletas. As novidades são os retornos do meia Gilmax e o lateral esquerdo Ricardinho que se recuperaram de lesões. O meia Leandro Chaves teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário – BID, da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e foi convocado.  A partida acontecerá às 16 horas, no estádio Nazarenão, em Goianinha/RN. Confiram a lista dos relacionados: GOLEIROS: Theo e Andrei; LATERAIS: Thiaguinho (D), Ricardinho (E); ZAGUEIROS: Rafael Lima, Júlio César, Klysmman; VOLANTES: Barreto, Lucas, Jair de Souza, Pedro Alberto e Wallace; MEIAS: Wilson, Giovanni, Gilmax, Leandro Chaves Marcelo, Mikael e Marielson; ATACANTES: Val, Jefinho, e Vinícius. Foto: Allan Phablo

Projeto Família em Foco realiza mais de mil atendimentos na zona rural

Projeto Família em Foco realiza mais de mil atendimentos na zona rural

A primeira edição do projeto Família em Foco realizado neste sábado (23), na comunidade da Maisa, foi considerado um sucesso pela população e servidores da Saúde. O projeto realizou mais de mil procedimentos (1.118) em diversas áreas de saúde somente neste sábado. De acordo com a Prefeitura de Mossoró, ao longo deste ano, todas as Unidades Básicas de Saúde serão contempladas com edições do projeto. A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da vice Nayara Gadelha, viu de perto todas as ações que estavam sendo ofertadas gratuitamente para comunidade da Maisa. Rosalba reconheceu o empenho de cada servidor em trabalhar aos sábados para melhorar a vida da população mossoroense. “Eu quero agradecer a todos que vieram, a cada um dos servidores que aqui estão, porque sábado a gente sabe que é dia de folga para algumas pessoas da saúde. O trabalho que vocês estão fazendo hoje vai melhorar cada vez mais a saúde da nossa população. Isso é só o começo, vamos melhorar ainda mais.”, enfatizou a prefeita. Saudade Azevedo, secretária de Saúde, pontuou que a pasta que está à frente deu um passo importante para melhorar a saúde dos mossoroenses. “Hoje a gente lançou um projeto muito importante para a comunidade. O Família em Foco já nasceu grande e vai continuar assim. Quem ganha com isso é a população por ter as Unidades de Saúde abertas aos sábados. Vamos continuar com esta mesma empolgação nas outras Unidades.”, destacou Saudade. Antônia Evarista, mais conhecida como Toinha do Sorvete, mora no Assentamento Pomar. Ela veio cedo para receber os cuidados médicos na UBS Luiza Vanessa. Há dois anos que não fazia um atendimento com Ginecologista. “O atendimento que eu recebi foi muito além do que eu imaginava. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos. Espero que continuem assim.”, afirmou moradora do Pomar. Foram parceiros do Família em Foco a Residência de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade do Estado do Estado do Rio Grande (UERN), Universidade Potiguar (UNP), Secretarias Municipais de Agricultura, Desenvolvimento Social e Infraestrutura e os Educadores do Campo no Campo.

Empresário é morto com tiro no peito durante tentativa de assalto em Mossoró

Empresário é morto com tiro no peito durante tentativa de assalto em Mossoró

Um empresário foi morto com um tiro durante uma tentativa de assalto na madrugada deste domingo 24. Segundo a Polícia Militar, a vítima morreu com um tiro no peito após reagir uma invasão criminosa na sua residência no bairro Abolição III. Joaquim Abrantes Fernandes, de 48 anos, era dono da madeireira “O Madeirão”, localizado no mesmo bairro.  De acordo com a polícia, o empresário ouviu um barulho estranho na sua residência e ao se levantar para verificar, acabou dando de cara com os criminosos que tentavam invadir o imóvel. Joaquim que estava armado, teria feito um gesto de reação e acabou sendo baleado no peito pelos criminosos.   Após matar o empresário, os bandidos fugiram se ser identificados levando a arma do mesmo.  O caso passará ser investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP. Com mais essa morte, Mossoró chega a 25 assassinatos neste ano.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.