Servidor da saúde denuncia perseguição por Fátima Bezerra

Servidor estadual da saúde denuncia perseguição por parte da governadora Fátima Bezerra. Segundo informações repassadas ao Portal Mossoró Notícias, tudo começou quando Fátima adotou uma política de corte de gastos em diversos setores, incluindo a saúde. Tais cortes abrangeram retirada de plantões, diminuição no corpo de técnicos em enfermagem e outros profissionais envolvidos no funcionamento do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O servidor Aldiclesio Alves Maia alega ter feito críticas à gestão utilizando suas próprias redes sociais e fora do horário do trabalho. “Com essas medidas, a governadora quer fechar as portas do HRTM”, escreveu. Aldiclesio também destaca que o funcionamento da unidade foi diretamente afetado pela redução do corpo de servidores, uma vez que os plantões realizados eram para justamente suprir toda a demanda e cumprir a escala. Reação A resposta se deu através de um processo administrativo instaurado contra este (servidor) e homologado pela Comissão Permanente de Sindicância da SESAP/RN, que tem como responsável Jozelito Antônio da Silva Boa Vista Barbalho. A Comissão, alega que o servidor “vem utilizando as redes sociais para propagar inverdades que ferem a imagem da instituição, causando pânico aos usuários e servidores da unidade hospitalar.” Por outro lado, Aldiclesio Alves Maia alega em sua defesa administrativa que “os fatos afirmados se tratam de mera reprodução de conteúdo veiculado perante a imprensa, sendo verdadeira afronta ao exercício de liberdade de expressão qualquer tentativa de coação ao servidor”.
Prefeitura lança edital para concurso de quadrilhas juninas do MCJ 2019

A Prefeitura de Mossoró, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação, torna público o Edital no Jornal Oficial do Município (JOM), desta terça-feira, 09, para o processo licitatório para o concurso de Quadrilhas Juninas e seleção dos eventuais vencedores, no evento Mossoró Cidade Junina 2019. As inscrições serão gratuitas. “O concurso tem o objetivo de selecionar os melhores trabalhos artísticos realizados, e os vencedores das modalidades de Quadrilhas Juninas serão premiados conforme os critérios estabelecidos neste Edital”, explicou o secretário de Cultura, Eduardo Falcão. A Comissão Organizadora do concurso será composta por técnicos contratados/funcionários da Prefeitura de Mossoró e coordenadores específicos para cada festival/concurso, responsáveis por toda organização, bem como pelo julgamento e pareceres dos recursos (caso ocorram). Já a Comissão Julgadora vai ser composta por artistas e representantes da comunidade que possuem conhecimento específico nas áreas culturais de cada festival/concurso, objeto de julgamento dos concorrentes. A Comissão Apuradora será composta por técnicos contratados/funcionários da Prefeitura, sendo responsável pela computação dos mapas de julgamento dos concursos e festivais. As inscrições serão gratuitas e realizadas em formulários próprios do Município, para os festivais de categoria municipal, Estadual e brasileiro, ou enquanto durarem as vagas, podendo ser realizadas de segunda a sexta-feira, nos seguintes locais e horários; confira aqui.
Governo quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (9) que o governo pretende reduzir pela metade o preço do gás de cozinha no país em dois anos. De acordo com o ministro, para conseguir essa redução, é preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição. “Daqui a dois anos, o botijão de gás vai chegar na metade do preço na casa do trabalhador brasileiro. Vamos quebrar esses monopólios e vamos baixar o preço do gás e do petróleo com a competição”, disse Guedes. Ao participar da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, Guedes disse que o monopólio da Petrobras no refino do gás torna o preço do produto mais caro no Brasil. O ministro afirmou ainda que a solução para a falta de recursos vem do petróleo, especificamente da exploração da camada do pré-sal. Guedes defendeu junto aos prefeitos a aprovação da reforma da Previdência, ressaltando que a reforma vai liberar recursos para os entes municipais. “Todos já sabemos que a reforma da Previdência é importante também para municípios e estados”, afirmou. O ministro disse ainda que o governo trabalha para unificar ainda este ano até cinco tributos e que se a mudança for efetivada a arrecadação será compartilhada com estados e municípios. “Vamos baixar, simplificar, reduzir impostos para o Brasil crescer. É a reforma tributária. Primeiro, vamos pegar três, quatro, cinco impostos e fundir em um só. Vai chamar Imposto Único Federal”, disse Guedes que não detalhou quais seriam os impostos unificados. O ministro também disse que vai trabalhar para que a maior parte da arrecadação dos recursos arrecadados no país fique com os municípios. “Hoje, 65% é da União, 35% de estados e municípios. No futuro, 70% tem que ser de estados e municípios. Mas não é daqui a vinte anos, é pra agora”, disse. Previdência Pouco antes da participação do ministro no evento, a Secretaria Especial de Previdência do Ministério da Fazenda distribuiu uma cartilha pedindo o apoio dos prefeitos à reforma da Previdência. De acordo com a cartilha, a aprovação da reforma resultará em melhora geral do ambiente econômico do país, com geração de empregos e aumento na arrecadação. Após a palestra do ministro, o secretário Especial da Previdência, Rogério Marinho, fez uma apresentação aos prefeitos é afirmou que aprovação da reforma é uma pauta que não é apenas do governo, mas de interesse do país. “Essa é uma oportunidade de entendermos de que forma a economia do Brasil vai se comportar nos próximos anos. O ministro Paulo Guedes precisa muito do apoio dos prefeitos aqui presentes. Qualquer medida impactante, seja o novo pacto federativo, reforma tributária ou atração de investidores internos e externos, passa pelo alicerce, a espinha dorsal que é o reequilíbrio das contas públicas, e isso só ocorrerá com a aprovação do novo regime previdenciário”, disse Marinho.
Não há nenhuma escola parada na rede municipal, diz prefeitura

A Prefeitura de Mossoró informou nesta terça-feira 9, que não há nenhuma escola totalmente sem atividade no Município. A greve iniciada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais hoje conta com a adesão de apenas uma parcela dos professores da rede municipal de ensino. São 46 escolas funcionando de forma normal e 48 de forma parcial, com um número reduzido de professores participando do movimento de paralisação. Já com relação às Unidades de Educação Infantil (UEI´s), apenas 5 estão paradas totalmente, de 94 existentes na rede. Escolas como Ricardo Vieira do Couto, na comunidade do Jucuri, zona rural, e Marineide Pereira, no Santa Delmira, que estavam completamente paradas, retornaram às atividades ontem com todos os professores em sala de aula. Enquanto isso, a Escola Municipal Manoel Assis, no Boa Vista, que também contava com adesão de 100%, agora são apenas 4 professores que ainda seguem em greve. Pelas informações apuradas pela Secretaria de Educação nesta terça (09), o número de retorno de professores à sala de aula deve aumentar amanhã. O Executivo Municipal volta a convocar os educadores para o retorno imediato às atividades, evitando assim mais prejuízos para os alunos. A Prefeitura reitera que os servidores que não estão cumprindo sua carga horária continuam tendo seus pontos cortados. Em Mossoró, a Prefeitura paga o piso salarial do magistério, que com o reajuste passou a ser de 1 mil reais acima do nacional, inclusive, os valores retroativos aos meses de janeiro e fevereiro foram pagos na folha do mês de março. O Município também já iniciou o pagamento das progressões funcionais e de benefícios como o décimo quarto salário da educação.
Delivery de pratos com camarão inaugura hoje em Mossoró

Foi inaugurado hoje o primeiro restaurante delivery especializado em pratos com camarão de Mossoró. Com pratos próprios e com preços acessíveis, o Camarão Na Hora já conquistou os amantes de camarão da cidade. Segundo o responsável pelas preparações, o Chef Flávio Magalhães, a proposta é oferecer uma experiência gastronômica diferenciada no mercado de delivery. “Temos pratos próprios com inspirações da gastronomia francesa, mediterrânea e brasileira. Tudo isso no conforto da casa do cliente, com preço justo e produtos de qualidade”, disse o Chef. A produção dos pratos é acompanhada por uma nutricionista, com a proposta de garantir mais qualidade e segurança para os clientes. “Frutos do mar exigem atenção especial, principalmente porque usamos produtos frescos. No Camarão na Hora temos esse cuidado, além de criações exclusivas com conceito fit”, disse Maézia Placinda, nutricionista e sócia-proprietária da empresa. O Camarão na Hora funciona exclusivamente na modalidade delivery. Os pedidos podem ser feitos de terça a domingo, das 17h às 23h pelos telefones: (84) 2142-3413 / 99817-4961 (Wpp). Confira o cardápio aqui.
Taça da Copa RN ficará exposta para torcedores em Mossoró

A taça de campeão da Copa RN, válida pelo 2º turno do Campeonato Potiguar 2019, terá seu nome este ano definido pelo clube campeão, entre Potiguar e América, jogo marcado para quarta-feira (10), às 20h30, no estádio Nogueirão. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) decidiu conceder aos clubes a homenagem como mais um atrativo ao time vencedor, prestando referência muitas vezes por quem tanta fez, faz pelo filiado no seu dia a dia. A Taça da Copa RN estará em exposição a partir hoje, às 14h, na concessionária Toyolex e na quarta (10), das 8 às 17h. O símbolo tão cobiçado estará disponível para torcedores de Potiguar e América conhecerem em primeira mão, fazerem fotos e ainda concorrerem a ingressos da final de quarta-feira. “A taça de campeão da Copa RN dessa vez receberá uma homenagem por parte do filiado campeão, que muitas vezes gostaria de dedicar o título a um desportista, uma empresa, enfim, quem ele desejar prestar sua homenagem. Iremos também destinar ao torcedor, em primeira mão, ter o contato com a taça, ficando exposta para fotos e participar de forma mais presente da decisão”, comentou o presidente da FNF, José Vanildo.
Jovem é assassinado a tiros na calçada de casa em Mossoró

Um jovem de 22 anos foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira 9, em Mossoró. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava sentado na calçada de casa quando foi surpreendido e morto por dois homens em uma motocicleta. De acordo com a PM, Antônio Gustavo Soares não tinha antecedentes criminais. A vítima, segundo familiares, trabalhava vendendo pastéis no Mercado do Alto da Conceição. adSenseBox Na manhã desta terça-feira, a vítima teria saído de casa para comprar pão e ao retornar, teria ficado na calçada de casa localizada na rua Flávio de Oliveira, no bairro Alto da Conceição. Nesse momento, dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram diversos disparos. Uma ambulância do Samu ainda foi acionada, mas a vítima já estava em óbito. O local foi isolado até chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia, que realizou a remoção do corpo para sede do órgão. Com mais essa morte, Mossoró chega a marca de 45 assassinatos em 2019. O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP. Foto: Alcivan Vilar/Fim da Linha
Empreendedorismo e investigação científica farão parte do ensino médio

O novo ensino médio terá formação mais voltada para o empreendedorismo, a investigação científica, os processos criativos e a mediação e intervenção sociocultural. Estes são os eixos que vão orientar os chamados itinerários formativos, ou seja, as atividades que os estudantes poderão escolher. O modelo deverá ser implementado nas escolas públicas e privadas do país até 2021. Isso significa que, ainda no ensino médio, os estudantes poderão, por exemplo, aprofundar os conhecimentos referentes ao mundo do trabalho e à gestão de empreendimentos. Além disso, os estudantes deixarão a escola sabendo mediar conflitos e propor soluções para questões e problemas socioculturais e ambientais identificados em suas comunidades. Os eixos que servirão de referência para a estruturação dos itinerários formativos estão em portaria publicada nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Os referenciais foram definidos pela gestão passada da pasta e já estavam disponíveis na internet desde o fim do ano passado. Agora, foi feita a publicação oficial. Formação pela BNCC No novo ensino médio, os estudantes de todo o país terão formação semelhante, orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em um ensino médio com 5 horas diárias de aulas, essa parte ocupará 60% dos três anos de formação, o equivalente a pouco mais que um ano e meio. No tempo restante, os estudantes poderão aprofundar os estudos em itinerários nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico. Os referenciais publicados na semana passada servirão para orientar a elaboração dos itinerários formativos. Pelo texto, cada um dos itinerários deverá abordar pelo menos um dos eixos estruturantes, podendo abarcar inclusive os quatro. Ou seja, um estudante que optar por fazer, ainda no ensino médio, um curso técnico em informática, poderá aprender questões ligadas a processos criativos dentro da própria área, como fazer uma investigação científica relacionada à informática e assuntos afins e como empreender com o que aprendeu. “A intenção é que a partir de 2021, as novas turmas do ensino médio entrem nas redes, sejam públicas ou particulares, em um novo ensino médio, mais antenado como a garotada, com esses jovens que hoje estão na escola. Isso é muito importante”, disse a ex-secretária de Educação Básica do MEC Kátia Smole, que coordenou a elaboração dos referenciais. Implementação A publicação dos referenciais era a etapa que faltava para que as redes de ensino elaborassem os currículos do ensino médio. Na rede pública, isso caberá aos estados, responsáveis pela maior parte da oferta da etapa de ensino no país. “A parte comum [que deverá ser baseada na BNCC] é mais fácil para nós. Estamos nos organizando. Os itinerários são coisas que nunca fizemos. Os eixos estruturantes vão dar um norte para que possamos escrevê-los”, ressaltou a presidente do Conselho Estadual de Secretários de Educação (Consed), Cecília da Motta. Cada município deverá oferecer pelo menos dois itinerários formativos aos estudantes. No ensino médio regular, até 20% das aulas poderão ser a distância e, no noturno, até 30% poderão ser ofertadas nessa modalidade. Segundo Cecília, os estados vão dialogar com os municípios para verificar as possibilidades de oferta em cada local. A escolha dos itinerários levará em conta, entre outros fatores, as áreas com maior empregabilidade em cada cidade. “Haverá município que poderá ofertar dois itinerários e outros que poderão ofertar mais. Vamos construindo devagar”, acrescentou. A previsão é que todos os estados concluam até o fim do ano a elaboração dos currículos. No ano que vem, os professores serão formados para atuar no novo modelo, que chegará nas salas de aula em 2021. Apoio do MEC A construção e implementação dos currículos cabem prioritariamente aos estados, mas cabe ao MEC auxiliar os entes federativos para que o novo ensino médio saia do papel. O Conselho Nacional de Educação (CNE), que foi responsável pela aprovação tanto da BNCC quanto das diretrizes curriculares do ensino médio, também acompanha o processo. “Faremos o acompanhamento, o apoio, para que essa implementação possa ser bem-sucedida em relação àquilo que está normatizado”, disse o conselheiro do CNE Eduardo Deschamps, que presidiu a comissão da BNCC no conselho. “A expectativa é que, com a implementação do novo modelo, o ensino médio passe a fazer mais sentido e ser mais útil e adequado para os jovens, independentemente do caminho que eles queiram seguir. Se querem seguir para a universidade ou para o mundo do trabalho, que seja uma formação mais vinculada ao projeto de vida que eles têm”, acrescentou Deschamps. Na semana passada, o MEC lançou o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular, que prevê ações como produção de materiais, cursos e impressão de documentos para discussão e formação dos currículos. Além disso, a pasta vai ofertar bolsas de estudos e pesquisas, considerando a disponibilidade orçamentário-financeira, para o acompanhamento da elaboração dos currículos e formação de professores.