Brasil enfrenta França nas oitavas de final do Mundial Feminino

O Brasil já sabe quem será o seu adversário nas oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Será a anfitriã França. O jogo ocorre no próximo domingo (23) às 16h (horário de Brasília) no estádio Océane, em Le Havre. O confronto foi definido nesta quinta (20) após as partidas da 3ª rodada do grupo F da competição, que fecharam a primeira fase do Mudial. A França chega a este jogo como primeira colocada do grupo A, com 3 vitórias em 3 partidas, enquanto o Brasil chega como o terceiro colocado do grupo C, com 2 vitórias e 1 derrota na fase inicial. O retrospecto é totalmente favorável às francesas. Em 8 jogos, entre amistosos e partidas de Copa do Mundo, ocorreram 5 empates e 3 vitórias da França.
Cachorro sobrevive após ser amarrado e arrastado por moto em Apodi

Um cachorro foi brutalmente arrastado por uma motocicleta na zona rural de Apodi, na noite desta quarta-feira 19. A Polícia Civil do município irá investigar o caso de maus-tratos. As informações são do blog Ismael Sousa. Segundo informações de testemunhas, o animal teve uma barra de ferro amarrada ao corpo e foi arrastado por uma motocicleta pelas ruas da comunidade. Mesmo bastante ferido, o animal sobreviveu. adSenseBox Voluntários se mobilizaram hoje para resgatar o animal. O prefeito de Apodi, Alan Oliveira, ajudou no transporte do cachorro até Mossoró, onde está internado em um pet shop. Segundo a ativista em defesa dos animais, Flávia Daniele, que cuidou do resgate do cão, o animal apresenta dores devido aos ferimentos e amanhã vai se submeter a uma ultrassonografia para saber se tem lesão interna. “Ele é um cachorro muito dócil, calmo e amável! Vamos torcer pela recuperação, para que em breve possa voltar para o seu lar, ser protegido e mais amado ainda”, relatou Flávia. Ninguém foi preso até o momento.
Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reforma política

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de hoje (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o Brasil passar por uma séria reforma política. “Agora se não tiver uma boa reforma política e o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos”. Durante seu discurso, Bolsonaro disse que o estado é laico, mas o presidente é cristão. “Vocês [evangélicos] foram decisivos para mudar o destino dessa pátria maravilhosa chamada Brasil. Todos nós compartilhamos dessa responsabilidade, onde primeiro Deus, depois a família respeitada e tradicional acima de tudo”. Aos evangélicos, Bolsonaro disse que todos sabem que o Brasil tem problemas sérios de ética, moral e economia, mas entende ser possível reverter essa condição. “Podemos ser o ponto de inflexão mas entendemos que é possível fazer com que um dia o Brasil seja colocado no local de destaque que merece”. Entrevista a jornalistas Bolsonaro disse à imprensa que pegou o Brasil arrebentado economicamente e que o governo está trabalhando para reverter a situação. “Não há ato de corrupção no meu governo. Quem cria emprego não é presidente, é a iniciativa privada. Nós queremos que, uma vez que os empreendedores tenham confiança em nós, eles invistam”, disse o presidente. Bolsonaro tornou a minimizar o caso de vazamentos de supostas conversas do ministro da Justiça, Sergio Moro, e disse que Moro é um patrimônio nacional, responsável por um excelente trabalho após o que chamou de saque no Brasil, resultado da corrupção. “O juiz conversa com ambas as partes. Se é que é verdade aquilo, não vejo nada demais. Eu jamais vou inquiri-lo”. Quando questionado sobre declarações do ex-ministro general Calos Alberto Santos Cruz de que há muita bobagem no governo, Bolsonaro disse que o general é página virada. “Ele integrou o governo por seis meses e nunca disse que tinha bobagem lá dentro”. O presidente ressaltou ainda que sobrevoou a cidade de Miracatu, no Vale do Ribeira, e verificou a existência de montanhas de grafeno (substância extraída de camadas superficiais de grafite e que, pelas suas propriedades físicas tem diversas aplicações tecnonológicas), matéria-prima que o mundo inteiro quer. “Falta uma tecnologia um pouco mais apurada para que se tire o grafeno de lá”. Marcha para Jesus A Marcha para Jesus é um aberto à população e tem como objetivo reunir igrejas cristãs do país e do mundo. O encontro começou com uma caminhada que saiu do estação Metrô Luz, na região central da capital paulista, às 10h, e seguiu em direção à Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. Participaram do percurso de 3,5 quilômetros, 10 trios elétricos acompanhados por mais de 3 mil caravanas de várias partes do país. O evento recebeu dezenas de bandas, cantores e cantoras do segmento gospel.
Passageiro fica em estado grave após carro bater de frente com caminhão em Mossoró

Um homem ficou em estado grave após um acidente envolvendo um carro e um caminhão carregado de sal, na tarde desta quinta-feira (20) na BR-110, em Mossoró. O caminhoneiro não se feriu. adSenseBox De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu próximo à comunidade rural de Piquiri, por volta das 13h. O homem ferido foi socorrido pelo Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia, e segue internado. A PRF ainda não sabe o que provocou a batida.
Cavalgada Rota do Trem reúne mais de 50 cavaleiros em sua terceira edição

O som do berrante é a chamada, e a partir dele mais de 50 cavaleiros saem de Mossoró, com destino a Patu, para percorrer os 130 quilômetros no lombo do cavalo, da terceira edição da Cavalgada Rota do Trem. A programação conta com cavaleiros de vários municípios do Rio Grande do Norte e estados vizinhos, resgatando a história de quando pessoas e mercadorias eram transportadas de trem, no século passado. A saída foi às 8h, da Capela do Bom Jesus em Mossoró. “Nós saímos daqui e paramos para almoçar no Sítio Horizonte, em Governador Dix-sept Rosado, dormimos no município e na sexta seguimos para Caraúbas. Chegaremos a Pautu no sábado à tarde”, explicou Valnei Nunes, organizador do evento. A Prefeitura de Mossoró apoiou o evento, através da Secretaria Municipal de Agricultura. “É um evento que envolve famílias, amigos, com intensão de contar uma história da qual Mossoró também faz parte. Antes que existisse as estradas asfaltadas, era o trem que fazia todos os transportes. É importante relembrar e mostrar isso a novas gerações”, disse. E tão importante quanto a participação dos cavaleiros é a das amazonas, que além de percorrer parte do caminho no cavalo, elas cuidam de toda a logística e programação da cavalgada, para garantir que filhos e maridos estejam confortáveis no percurso. “Há dez anos começamos com esse grupo em Patu, em prol do Santuário do Lima. Hoje continuamos aqui, acompanhando nossos filhos e maridos. A gente faz toda a preparação física, dos cavalos e no fim a farra é muito boa”, disse Nivanice, uma das amazonas.
Juntos há oito anos, casal escolhe Cidadela para oficializar união

O casal Maxuel e Romário escolheram o polo Cidadela do Mossoró Cidade Junina para oficializar a união que já dura oito anos. Com direito a juiz de paz e bolo, a cerimônia foi assistida por várias pessoas que aproveitaram a véspera de feriado para curtir o polo. adSenseBox “É muito especial para nós esta união aqui na Cidadela. Nós trabalhamos aqui há dois anos e foi daqui que surgiu o pedido de casamento. Estamos há oito anos juntos, mas agora unidos em um matrimônio pra lá de especial”, disse Romário. O pedido foi feito no dia dos namorados, na última quarta-feira (12), também na Cidadela.
Mais de 200 casais participam de casamento simbólico na Cidadela

O amor está no ar no Mossoró Cidade Junina 2019. Mais de 200 casais compareceram ao palco 1 da Cidadela nesta quarta-feira, 19, véspera de feriado, para oficializar o matrimônio diante do Padre Motta, tendo como padrinhos Maria Flor e Jesuíno, tornando o evento marcante para a vida de muita gente. Kauany e Ãtalo começaram o relacionamento na Cidadela, no Mossoró Cidade Junina do ano passado e nada mais justo do que oficializar esta união neste local tão especial. “Adoramos a ideia e trouxemos a nossa pequena Liz, nossa filha, como daminha de honra. Como diz a Certidão, ‘o que o Melhor e Mais Cultural São João do País uniu”, afirmou Kauany. A vice-prefeita Nayara Gadelha participou da cerimônia e destacou a alegria dos casais com a proposta dos casamentos. “Esta sendo um momento mais que especial. Aliás, este Cidade Junina como um todo está muito especial e bonito”, frisou. O secretário de Cultura Eduardo Falcão, idealizador do casamento simbólico, se disse satisfeito. “Estou vendo as pessoas entraram realmente no clima do romance junino. Que coisa bacana ver tantos casais saindo com as certidões de casamento que vão ficar para sempre na lembrança”, destacou. O ator Carlos José, que interpreta Padre Motta no espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, e que celebrou os matrimônios na Cidadela se disse emocionado. “A galera veio pra casar mesmo, todo mundo feliz. É realmente para se apaixonar”. Na próxima quarta-feira, 26, última do Mossoró Cidade Junina deste ano, mais casamentos serão oficializados pelo Padre Motta, na Cidadela.
Exposição contínua à tela do celular pode afetar crianças e jovens

A tecnologia atual disponível para telas e mídias em geral oferece benefícios, mas também pode trazer riscos para a saúde de crianças e adolescentes. A exposição às telas de computadores, celulares e tablets por crianças e adolescentes pode afetar o sono, a atenção, o aprendizado, o sistema hormonal (com risco de obesidade), a regulação do humor (com risco de depressão e ansiedade), o sistema osteoarticular, a audição, a visão. Tasmbém há riscos de exposição a grupos de comportamentos de risco e a contatos desconhecidos, com possibilidade de acesso a comportamentos de autoagressão, tentativas de suicídio e crimes de pedofilia e pornografia. O alerta é da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que lançou nesta semana a publicação Uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escola com o objetivo de compartilhar conhecimento científico com pedagogos, professores e educadores sobre o uso correto da tecnologia para o desenvolvimento neuropsicomotor satisfatório na infância e na adolescência. “Torna-se essencial que cuidadores e educadores priorizem atividades que auxiliem o aproveitamento do potencial dessas crianças e, portanto, o uso consciente das telas é fundamental. As escolas são fonte de conhecimentos e possuem papel importante em fornecer bons exemplos para pais e cuidadores. O seguimento das diretrizes que protegem e estimulam as crianças de forma adequada pode gerar mudanças significativas em toda a sociedade”, destacou a SBP. Tempo de exposição A recomendação de exposição a mídias para crianças menores de dois anos é tempo zero, pois as evidências das pesquisas mostram que as interações sociais com os cuidadores são muito mais eficazes e estimulantes para o desenvolvimento da linguagem, da inteligência, da interação social e das habilidades motoras. Também proporcionam momentos de aprendizagem global, capacidade de resolução de problemas e habilidade de controle emocional, tornando a criança um adulto mais saudável e resiliente. Para crianças de 2 a 5 anos de idade, a recomendação é de 1 hora por dia de permanência, ao todo, à frente de televisões, celulares, tablets e videogames. Acima dessa idade é recomendável o tempo de até 2 horas. O acesso deve ser monitorado e permitido apenas ao que é liberado para cada idade, respeitando-se a classificação indicativa, além de evitar conteúdos de violência, sexual e de comportamentos inadequados. Dentre as conclusões apontadas pelo trabalho, está a necessidade de adequação da Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil para atividades em escolas e creches. A ideia é garantir o pleno desenvolvimento das crianças e protegê-las dos excessos e perigos do mau uso dos recursos tecnológicos na era digital. “Os nativos da Era Digital têm direito à utilização e desfrute dos recursos tecnológicos para sua aprendizagem e auxílio ao seu desenvolvimento, mas as famílias e as instituições precisam se adequar, no sentido de diminuir os riscos do mau uso dessas ferramentas”, observam os especialistas. O texto mostra, a partir de um estudo científico, que crianças de 6 meses a 3 anos, cujos cuidadores usavam livros com hábito frequente de leitura dirigida e linguagem gestual, exibiram mais conhecimento sobre os significados dos símbolos linguísticos. Elas também obtiveram melhores resultados na avaliação da linguagem e das habilidades sociais, comparadas com outro grupo que passava o mesmo tempo de leitura em aplicativos infantis de estímulo à linguagem e em programas e vídeos educativos na TV e smartphones. Para a entidade, o estudo mostra que a interação cuidador-criança e as brincadeiras livres não podem e não devem ser amplamente substituídas pela tecnologia do século XXI. A interação entre crianças e adultos e entre as próprias crianças é fundamental para o desenvolvimento e a socialização. “A SBP entende que a tecnologia, quando usada de forma adequada e apropriada, é uma ferramenta que pode melhorar a vida diária das crianças e ajudá-las em todas as facetas do seu desenvolvimento. Mas, quando usada de forma inadequada, abusiva ou sem planejamento, a mídia pode ocupar o espaço de atividades importantes para o desenvolvimento infantil, como o brincar, a interação face a face, o tempo familiar de qualidade, as brincadeiras ao ar livre, os exercícios físicos, o tempo de inatividade e o ócio criativo”, afirmam os especialistas. Monitoramento A SBP recomenda que as escolas e as famílias possam atuar em conjunto com as equipes de saúde no sentido de monitorar rigorosamente o tempo de exposição à tela em casa e na escola, de forma que a soma não ultrapasse o limite recomendado. Recomenda-se também programar os dispositivos para acesso apenas a conteúdo de alta qualidade com eficácia de aprendizagem demonstrada, discutido em equipe no planejamento pedagógico. Outros conselhos da SBP sugerem o envolvimento ativo dos pais, cuidadores e professores, tanto na leitura digital quanto na leitura de livros, que melhoram a aprendizagem das crianças pela experiência; e a orientação aos familiares sobre a relevância de regras domésticas claramente estabelecidas e cumpridas e os limites para as crianças.
Qual podcast você ouve?

O Podcast é um dos formatos de conteúdo existentes que tem atraído cada vez mais interesse do público, principalmente das pessoas que passam muito tempo no trânsito ou usam fones de ouvido com frequência. Leia a coluna de tecnologia do @professorcarlosaugusto desta semana. Provavelmente você já deve ter ouvido falar disto, Podcast, isso porque trata-se de uma forma simples de ficar informado ou aprender mais sobre algum assunto, sem ter que parar de fazer alguma atividade que estava fazendo antes, como dirigir, ou se exercitar na academia, por exemplo. Assim como a TV, o rádio e o jornal, o Podcast é uma mídia de transmissão de informações, porém a origem da mídia Podcast é muito recente e ainda está em seu processo de crescimento, principalmente no Brasil. Uma explicação simples: o Podcast é como um programa de áudio, assim como o rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender, bastando acessar o App e dar o play. Geralmente, os Podcast são temáticos e os episódios são periódicos. SoundCloud Os temas são os mais abrangentes possíveis: Cinema, TV, Literatura, Ciências, Negócios, Marketing, Política, Notícias, Games, Cultura, Religião, Educação, Humorísticos, Musicais, Esportivo, Relogioso etc. Podcast é gratuito ou pago? Em geral, gratuito. No iPhone, por exemplo, tem um aplicativo nativo de podcasts, e é só selecionar os que você quer, assinar (tipo o se “inscrever” do YouTube) e escolher os programas e/ou temas. No Android e etc é praticamente a mesma coisa, com a mudança sendo apenas no aplicativo que você escolhe para gerenciar seus podcasts, eu recomendo o Spotify ou o Overcast. Você tem uma ideia e quer colocar no ar? Se você já tem um negócio online ou se vai começar um, saiba que o Podcast é um formato prático e rápido para criar conteúdos. Possuo equipamentos profissionais para gravação e edição, e, colocar sua ideia no ar. E mais, além de gravar e editar, presto toda a assistência para publicação no iTunes, Spotify e/ou SoundCloud. Faça um orçamento para colocar seu conteúdo ou sua ideia na rede através do e-mail contato@carlosaugusto.pro.br – – – – – – – – – Carlos Augusto é entusiasta de tecnologia desde que ganhou seu primeiro videogame em 1985, o Odyssey da Philips. Tem alguma sugestão para esta coluna? Fale comigo: contato@carlosaugusto.pro.br Acompanhe-me nas redes sociais: instagram.com/professorcarlosaugusto youtube.com/conexaotiegestao https://soundcloud.com/user-207628321