Palmeiras vence e Cruzeiro é rebaixado pela primeira vez na história

O Cruzeiro conheceu neste domingo (8) o primeiro rebaixamento da sua história no Brasileirão. Em duelo disputado no Mineirão, pela última rodada, o Palmeiras venceu a Raposa por 2 a 0, com gols de Zé Rafael e Dudu, decretando a queda da Raposa, que disputará a Série B do Brasileiro ano que vem. Com o resultado, o Palmeiras termina o Brasileirão na terceira colocação, com 74 pontos. O Cruzeiro ficou em 17º, com 36 somados. Primeiro tempo sem bola na rede em Belo Horizonte. Tranquilo em campo, o Palmeiras foi mais organizado e teve mais facilidade para jogar. Enquanto o Cruzeiro, precisando vencer a todo custo, atuou mais na base do abafa, mas com muita dificuldade de realizar ligações ao ataque. O placar da etapa inicial poderia ter sido diferente, mas quando Pedro Rocha ia de encontro à bola, dentro da área, Weverton travou o camisa 32 e evitou o gol da Raposa aos 43 minutos. Mas o Verdão não teve piedade do Cruzeiro e, logo aos 11 minutos, abriu o placar no Mineirão: Dudu recebeu em velocidade, tocou de calcanhar para Raphael Veiga, que cruzou para trás. Zé Rafael finalizou de primeira e estufou as redes. Depois, aos 37, Dudu recebeu cruzamento que veio da linha de fundo e decretou o 2 a 0 para os paulistas. No fim, uma confusão generalizada tomou conta das arquibancadas do estádio. Com isso, o árbitro Marcelo de Lima Henrique encerrou a partida aos 41 minutos do segundo tempo.
Ceará arranca empate diante do Botafogo e se garante na Série A 2020

O Ceará segue na Série A em 2020! No Rio de Janeiro, pela 38ª e última rodada do Brasileirão, o Vozão viu o Botafogo abrir o placar, mas buscou o empate no segundo tempo e carimbou a permanência na primeira divisão. Com o resultado deste domingo (8), a equipe cearense encerra a Série A na 16ª posição, com 39 pontos. Já o Glorioso termina no 15º lugar, com 43. O jogo Dependendo apenas de si para permanecer na Série A, o Ceará tentou uma pressão nos primeiros minutos e até teve boa chance de abrir o placar com Luiz Otávio. Aos poucos o Glorioso colocou ordem na casa e equilibrou as ações no Nilton Santos. João Paulo, aos 20, levou perigo em bela cobrança de falta da intermediária. Já na marca dos 38, Luis Henrique encontrou Marcos Vinícius dentro da área, o camisa 33 não desperdiçou a oportunidade e colocou o Botafogo em vantagem: 1 a 0. Nos últimos minutos da primeira etapa, Thiago Galhardo aproveitou cruzamento, testou firme, mas viu Diego Cavalieri fazer uma grande defesa para salvar o Alvinegro carioca. O Ceará voltou do intervalo disposto a buscar o gol de empate para carimbar a permanência. Ricardinho de falta quase marcou. Mas o gol salvador veio, aos 20 minutos. Thiago Galhardo cobrou pênalti com segurança deixando tudo igual no Rio de Janeiro. Depois da igualdade, o ritmo do jogo diminuiu e as equipes pouco criaram no ataque. Ao apito final, comemoração do Vozão que se garantiu na Série A de 2020.
Senado pode votar proibição de prisão administrativa a PMs e bombeiros

O Senado pode votar esta semana um Projeto de Lei (PL) que extingue a prisão administrativa de policiais militares e bombeiros como punição para transgressões disciplinares. O projeto está na pauta de votações do plenário para a próxima terça-feira (10) e foi relatado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO). O projeto propõe que essas corporações sejam regidas por um código de ética e disciplina, aprovado por lei estadual específica. Além disso, esse código de ética deve regulamentar o devido processo administrativo-disciplinar, definir as sanções disciplinares e vedar a restrição de liberdade. O PL foi apresentado originalmente na Câmara, em 2014, pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) e pelo então deputado, hoje senador, Jorginho Mello (PL-SC). Na justificativa do projeto, os parlamentares afirmam que a Constituição de 1988, que encerrou o regime ditatorial, não contemplou policiais e bombeiros militares na garantia de direitos. adSenseBoxX “A cidadania ainda não chegou para os policiais e bombeiros militares. Isto porque, a partir de decretos estaduais – flagrantemente inconstitucionais – mantêm-se a pena de prisão para punir faltas disciplinares, sem que seja necessário sequer o devido processo legal. Basta uma ordem verbal do superior hierárquico”, justificaram os parlamentares no PL. Gurgacz acredita que o projeto valoriza o trabalho do policial, mantendo-os mais tempo em serviço. “Não é correto uma punição por algo simples, que acontece em quartéis, e tira a possibilidade de eles estarem atuando. Com isso, estamos atualizando essa lei, dando uma importância maior para os policiais militares e para os bombeiros”, disse o senador para a Agência Senado, quando o projeto foi apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, em 2017. O projeto foi aprovado na Câmara em outubro de 2015 e seguiu para o Senado. Depois de uma longa tramitação, ele foi incluído na ordem do dia do Senado.
Santos goleia o Flamengo e confirma o vice-campeonato da Série A

No encontro entre os dois melhores times do Brasileirão, o Santos levou a melhor sobre o campeão. Na tarde deste domingo (8), o Peixe não tomou conhecimento do Flamengo na Vila, jogou com intensidade do início ao fim e goleou por 4 a 0, confirmando o vice-campeonato da Série A. Marinho, Sanchez (duas vezes) e Sasha fizeram os gols no duelo válido pela última rodada. A vitória deixou a equipe de Jorge Sampaoli na segunda posição do Brasileirão, com 74 pontos, 16 a menos que o time de Jorge Jesus, campeão com 90 pontos. adSenseBoxX O Santos dominou o Flamengo na primeira etapa na Vila. Aos 14 minutos, Sanchez enfiou a bola com maestria para Soteldo. O venezuelano dominou, travou e rolou para Marinho, que por sua vez apareceu na entrada da área e bateu de primeira, sem chances para Diego Alves. Seguindo em ritmo acelerado, o Peixe ainda contou com falha de Filipe Luís: aos 22, o lateral recuou mal, Sanchez aproveitou o vacilo, invadiu a área e chutou cruzado: 2 a 0. O Peixe seguiu sem dar chances ao Rubro-Negro depois do intervalo. Aos 17, Soteldo fez outra boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Sasha fazer o terceiro. Depois, aos 39, Diego errou passe no ataque, Marinho ficou com a bola, tocou para Victor Ferraz. O lateral cruzou para Sanchez, livre na área, marcar o quarto.
Família em Foco encerra 2019 com 30 mil procedimentos realizados

O Projeto Família em Foco encerrou o ano de 2019 neste sábado (7), na comunidade rural de Passagem de Pedra. Os atendimentos aconteceram na Unidade Básica de Saúde Alcides Martins Veras. O projeto encerra o ano com a realização de 30 mil procedimentos. A UBS localizada na comunidade de Passagem de Pedra é polo de atendimentos de saúde para os cerca de 1500 moradores de várias comunidade da região, como Rincão, Cajazeiras, Santo Antônio, Umari, Rio Morto, Tabuleiro Alto, Ema e Royal Vile. Crisiane Aline aproveitou o sábado para deixar a saúde em dia, já que na semana o tempo é mais curto. “É ótimo principalmente pra quem trabalha durante a semana que não tem condições de sair do emprego pra se consultar. Eu já atualizei o meu cartão do SUS, já tomei vacina e vou vacinar meus filhos. É uma benção”, disse a moradora da comunidade. Oziel Aquino também mora na comunidade de Passagem de Pedra, ele aprovou a ação da prefeitura de Mossoró. “Tá tudo muito bom aqui. Já to na fila para verificar minha pressão, fazer o teste rápido e também vou me consultar aqui com o médico. A prefeitura tá de parabéns por isso aqui”, falou. adSenseBoxX A dona de casa Kátia Rejane mora na comunidade e aprovou os serviços ofertados. “Aproveitei pra vir aqui, colocar a saúde em dia e também meu cartão do SUS. Meu filho veio comigo pra se consultar também”, disse ela. O projeto Família em Foco teve início em fevereiro deste ano e atingiu a população de todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e zona rural de Mossoró nas 18 edições realizadas durante todos os meses de 2019. No próximo ano, o projeto retorna em fevereiro e toda a programação será divulgada pela secretaria de saúde do município. Para a equipe que trabalha no projeto, levando atendimentos de saúde a população aos sábados, o projeto se consolida como grande sucesso. “Concluímos toda a zona urbana e zona rural do município. É uma sensação de dever cumprido, é um projeto que veio pra ajudar essas famílias que não tem acesso durante a semana”, disse Suiann Costa, que faz parte da equipe de apoio do projeto.