Resultados de exames de suspeitos de coronavírus em Mossoró devem ficar prontos amanhã

A Secretaria de Saúde concedeu uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (9), no auditório do Centro Administrativo, para informar, dentre outras coisas, que os primeiros exames dos três casos suspeitos do novo coronavírus em Mossoró devem ficar prontos até amanhã (10). A Secretaria Municipal de Saúde enviou coletas à Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP) para análises se é influenza ou outras síndromes respiratórias, que ajudam a descartar ou não o caso do Covid-19. Se os resultados dos exames foram positivos para influenza ou outra síndrome respiratória, a SESAP descarta a possibilidade de coronavírus. Caso dê negativo, as amostras são encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará, para testes específicos do novo coronavírus. No Evandro Chagas o resultado desse tipo de exame demora até sete dias. adSenseBoxX A Secretaria de Saúde informa que os três casos suspeitos são de um homem (49), uma mulher (46) e um adolescente (13) que viajaram recentemente à Itália e chegaram no Brasil no dia 05 de março. Em Mossoró, a família procurou um hospital privado, no sábado (07), e informou que já apresentava sintomas como febre, tosse, coriza, náusea, vômito e congestão nasal desde o dia 03 de março, período que ainda estavam em viagem na Itália. O hospital cumpriu com todas as medidas preventivas que o Ministério da Saúde orienta, inclusive comunicou à Secretaria de Saúde sobre o caso, como também está monitorando os três pacientes. Os suspeitos vão ficar em isolamento familiar por 14 dias, sendo acompanhados diariamente pela Secretaria de Saúde e SESAP. Ainda de acordo com informações do hospital privado, os pacientes não têm comorbidades (associação de duas ou mais doenças que aparecem de modo simultâneo em um mesmo paciente) e apresentaram nesta segunda-feira (09) melhoras significativas, mas mesmo assim ainda vão continuar em isolamento. A SESAP informou que vai divulgar um novo boletim epidemiológico até amanhã com a inserção dos casos suspeitos de Mossoró. A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, reforçou durante toda a coletiva de imprensa que não há motivo para pânico, muito menos que há indícios que o vírus esteja circulando na cidade. Também informou que a Secretaria de Municipal de Saúde e SESAP estão trabalhando em conjunto e seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde. Pediu ainda que a sociedade mossoroense acompanhe as notícias oficiais divulgadas pela Prefeitura de Mossoró.
Auditório e pátio coberto da Faculdade de Medicina é interditado pela UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) informou no último sábado (7) que interditou parcialmente o auditório e o pátio coberto (cantina e secretaria) da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), por problemas estruturais. Segundo a Uern, a execução da obra, no entanto, depende da disponibilidade orçamentária da Instituição, que se encontra, desde 2018, limitada pelas determinações do Ofício-Circular nº 001/2018-GE/RN e, no ano de 2019, pelos Decretos Estaduais Nº 28.689, de 2 de janeiro de 2019, e Nº 28.708, de 18 de fevereiro de 2019. Diante desse impedimento, e reconhecendo a relevância da obra para o funcionamento da faculdade, a gestão universitária tem buscado colaboração do Governo do Estado para execução das obras necessárias, e apresentado esta como uma das demandas orçamentárias e financeiras essenciais da FUERN, em caráter de urgência. adSenseBoxX Nesta segunda-feira (9) foi aberto o processo de contratação de empresa para realização de estudo de permeabilidade e sondagem de solo, uma das etapas necessárias para a execução da obra. “Reconhecemos e reforçamos a importância da disponibilização da infraestrutura do auditório e pátio, mas justificamos que a interdição precisa ser mantida como medida preventiva, de modo a garantir a segurança da comunidade acadêmica”, disse a Uern em nota. As atividades que se desenvolviam no espaço interditado já estão sendo relocadas para outras áreas dentro da FACS, para que sua funcionalidade não seja prejudicada.
Governo da Itália decreta bloqueio do país para conter coronavírus

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, decretou nesta segunda-feira (9) bloqueio da Itália como uma medida para conter a propagação do coronavírus (Covid-19), restringindo os deslocamentos no país. Conte disse a repórteres que as medidas adotadas apenas dois dias atrás em grande parte do norte não eram mais suficientes e que teriam que ser estendidas a todo o país a partir de terça-feira (10). “Nossos hábitos precisam mudar, precisam mudar agora, todos nós precisamos desistir de alguma coisa pelo bem da Itália”, disse Conte. “Fique em casa”. De acordo com a medida tomada por Conte, as pessoas devem ficar em casa, a menos que tenham razões importantes relacionadas ao trabalho, saúde ou outras necessidades especiais. O deslocamento para o trabalho ainda será permitido. adSenseBoxX As escolas e universidades permanecerão fechadas até o dia 3 de abril. A Itália é o país europeu com o maior número de infectados e de mortos pelo Covid-19. Dados divulgados nesta segunda-feira mostraram um aumento de número de mortes pelo vírus de 97 para 463 e um crescimento de 24% no total de casos, que chegou a 9.172. Desse total, 733 pessoas estavam em tratamento intensivo. Nesta segunda-feira, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a ameaça de uma pandemia de coronavírus se tornou real, mas disse que seria a primeira pandemia que poderia ser controlada. “Estamos encorajados pela Itália estar tomando medidas agressivas para conter sua epidemia e esperamos que essas medidas se mostrem eficazes nos próximos dias”, disse.
Mossoró poderá comercializar produtos de origem animal para todo o Brasil

“É uma vitória para a economia de Mossoró e do RN”, comemorou o deputado federal Beto Rosado ao participar de evento na manhã desta segunda-feira, 09, em Fortaleza (CE), onde a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entregou o certificado que torna Mossoró a 1ª cidade do Norte/Nordeste a aderir ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). A partir da adesão ao SISBI, todos os produtos de origem animal produzidos na Capital do Oeste poderão ser comercializados para todo o Brasil. “Essa conquista teve o apoio do nosso mandato. Uma ação que vai atrair mais investimentos, e gerar mais emprego e renda para a população mossoroense”, ressalta Beto. O Sistema irá padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal (POA) de forma a garantir a qualidade dos alimentos.
Prefeita e Presidente da Caixa anunciam ampliação do Projeto Jovem Promessa da Ginástica

Na manhã deste domingo (8), a Prefeita Rosalba Ciarlini acompanhou a visita do Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, ao Projeto Jovem Promessa da Ginástica e apresentaram novidades sobre a ampliação do projeto. Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Caixa Econômica Federal, o projeto tem como sede o Ginásio Olímpico Flávio Leandro Bezerra da Rocha, na Escola Municipal Raimundo Fernandes. A Prefeita Rosalba Ciarlini fez questão de adiantar que nos próximos meses Mossoró contará com o segundo pólo de Ginástica Olímpica, que funcionará no Ginásio da Escola Municipal Paulo Cavalcanti, localizada no Bairro Sumaré, com o intuito de atender as crianças que moram na Zona Sul da Cidade. “Nós estamos aqui na Escola Raimundo Fernandes, dia internacional da Mulher, dia de parabenizar todas as mulheres, e de festejar com as crianças, esse trabalho de Ginástica Olímpica que é belíssimo. Um projeto que a prefeitura realiza em parceria com a Caixa Econômica. E temos uma boa notícia. Já estamos com o material pronto para fazer o segundo pólo de ginástica olímpica aqui na cidade, para que as crianças da zona sul da cidade possam ter essa oportunidade. O Projeto atende não só crianças da escola, mas de toda a comunidade”, anuncia. Já o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que a instituição decidiu ampliar o patrocínio para aumentar a faixa etária das crianças atendidas pelo projeto até 16 anos, o que já acontece em outros pólos do projeto. adSenseBoxX “É muito importante quando a gente percebe, durante as visitas, crianças carentes com toda a possibilidade de ser feliz, de aprender novas coisas, de ter um convívio positivo. É exatamente isso que a Caixa quer fazer, ao invés de ficar fazendo patrocínio para quem não precisa, como os clubes de futebol. Nós queremos pelo Brasil inteiro, e Mossoró é um exemplo, onde a gente pode contribuir, fazer um investimento social. Isso é absolutamente em linha com o que se espera de um banco social, o custo financeiro é muito baixo e o retorno social é muito alto”, destacou. Segundo o coordenador do Jovem Esperança da Ginástica em Mossoró, Franklin Soares, atualmente, a faixa etária das crianças atendidas pelo projeto vai de 5 a 9 anos, através do convênio com a Caixa, e 10 a 12 anos com uma extensão através de incentivo da Prefeitura Municipal de Mossoró. “Neste domingo contamos com a participação de 80 crianças. Mas, contamos com cerca de 250 alunos matriculados, distribuídos em 12 turmas. O Projeto, que possui cunho social é também uma busca de talentos que possam despontar na ginástica artística local e até nacional, existe em exercício desde 2010 e hoje tem como parceiros Caixa, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Federação Norte-Rio-Grandense de Ginástica (FNG) e Prefeitura Municipal de Mossoró”, comentou.
Projeto “Patrulha Maria da Penha” é lançado em Mossoró

Foi com o sentimento de respeito e objetivo de fortalecer a rede de proteção a mulher que a Prefeitura de Mossoró realizou o lançamento do projeto “Patrulha Maria da Penha” da Guarda Civil Municipal. O evento aconteceu no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania e contou com a participação do comandante da Guarda Civil Municipal, Rudrigo Carvalho, Renato Vasconcelos Magalhães, juiz de direito, e Zeneide Bezerra, desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O projeto tem por finalidade atuar na prevenção e combate à violência contra a mulher no município. O público alvo são mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas decretadas, além de outras mulheres que, mesmo sem medidas protetivas decretadas pelo judiciário, sofrem violência doméstica ou familiar. adSenseBoxX O trabalho será realizado pelo efetivo operacional composto por 74 homens e 41 mulheres que já estão sendo capacitados em curso de formação, que aborda temas sobre a construção do conceito de violência contra a mulher, estudo da Lei Maria da Penha e Medidas Protetivas, além das práticas de defesa pessoal e noções de primeiros socorros. “O projeto desenvolvido em Mossoró pela Guarda Civil Municipal é do Governo Federal e será executado utilizando recursos na ordem de aproximadamente R$ 985.000,00. O projeto chega na cidade para fortalecer a rede de proteção a mulher para garantir ao segmento feminino mais uma instituição comprometida com a política de proteção da violência doméstica”, disse o comandante da Guarda Civil Municipal, Rudrigo Carvalho. Para a realização do projeto a Guarda Civil Municipal será dotada de tabletes nas viaturas para os atendimentos em caso de acionamento do botão de pânico, duas viaturas do tipo caminhonete, seis motos, spray de pimenta, pistolas elétricas incapacitantes, coletes balísticos e rádios digitais. “É ainda mais representativo para nós, mulheres da Guarda Civil Municipal, atuar nessa frente de proteção a mulher. Estamos vivendo um período delicado em que constantemente são alvos da violência na rua e também dentro de casa. Ontem mesmo, no Dia Internacional da Mulher, há registros de vítimas agredidas e constrangidas, sem mencionar as que sofrem cotidianamente no silêncio”, destacou Jamille Silva, inspetora da Guarda Civil Municipal e que atuará na Patrulha Maria da Penha.
Saúde convoca coletiva para detalhar suspeitas de coronavírus em Mossoró

A Secretaria de Saúde de Mossoró convocou uma coletiva de imprensa para detalhar os três casos suspeitos de coronavírus no município. Segundo a secretaria, os pacientes são um homem, uma mulher e um adolescente. A idade e nomes não foram revelados. Eles apresentaram alguns sintomas da doença. O trio procurou uma rede privada hospitalar, por uma medida de segurança. O hospital privado comunicou à Vigilância em Saúde sobre a entrada dos pacientes na tarde do último sábado (07), logo após chegarem ao hospital. adSenseBoxX Imediatamente a Vigilância em Saúde seguiu todo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e, para agilizar o processo, colheu o sangue dos pacientes e encaminhou para laboratório em Natal. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) já foi comunicada e está acompanhando a situação. A Secretaria Municipal de Saúde volta a reforçar que é preciso manter a calma e que não há motivo para pânico. Também esclarece que não há indícios que o vírus esteja circulando em Mossoró.
Pabllo Vittar pode ser atração do Mossoró Cidade Junina

O cantor e drag queen Pabllo Vittar pode ser uma das atrações do Mossoró Cidade Junina 2020, é o que informou a secretária de cultura Isaura Rosado, durante entrevista ao Jornal de Fato. De acordo com a secretária, uma das primeiras ações é a contração dos artistas, que nesse ano homenageará os estados do nordeste com o slogan “O Nordeste se encontra aqui”. adSenseBoxX “Estamos consultando os artistas sobre a possibilidade. Teremos uma noite só com artistas de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Piauí, Ceará, de todos os estados, inclusive estamos procurando todos esses artistas e esperamos encontrá-los disponíveis para virem estar com a gente aqui no Cidade Junina”, disse Isaura. Ainda segundo Isaura, Pabllo Vittar que é natural de São Luís poderá representar o estado do Maranhão. “Algo que eu achei bem interessante, mas não sei se vamos conseguir, é trazer, do Maranhão, Pabllo Vittar, um artista que ouriça algumas tribos. Estamos pensando em trazê-lo, mas ainda não entramos em contato com ele. É um projeto que pode dar certo ou não, mas é uma representação importante do Maranhão”, concluiu Isaura.
“Bolsonaro, você não é bem-vindo a Mossoró”, diz deputada petista

A deputada estadual Isolda Dantas (PT), disse ontem (8) durante a “Marcha Mundial das Mulheres”, que o presidente Jair Bolsonaro não era bem-vindo a Mossoró. O presidente cumpre agenda na cidade na próxima quinta-feira (12). Durante seu discurso, a pré-candidata a prefeita de Mossoró Isolda Dantas, pediu várias vezes “Fora Bolsonaro” e disse ainda que o presidente não era bem-vindo na próxima quinta-feira na cidade: “Você não nos representa, você nos envergonha enquanto presidente da república, e é por isso que hoje a Marcha Mundial das Mulheres grita para Mossoró, fora Bolsonaro, você não é bem-vindo a nossa cidade.” adSenseBoxX Agenda presidencial Bolsonaro cumpre agenda na cidade junto com os ministros Sérgio Moro (Segurança), Rogério Marinho (Desenvolvimento) e Tereza Cristina (Agricultura). Em Mossoró, Bolsonaro e Moro estregarão equipamentos na área da segurança, como as novas viaturas para Polícia Civil. Entre outros compromissos está a assinatura da liberação de licenças para pesca do atum, na região da Costa Branca. Equipes do Escalão Avançado (ESCAV), que é composto por militares que farão a segurança do presidente e ministros de estado já estão em Mossoró. Veja o vídeo abaixo:
Mossoró tem três casos suspeitos de coronavírus

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró informou nesta segunda-feira (9) que notificou três casos suspeitos do novo coronavirus (Covid-19) na cidade, seguindo protocolo determinado pelo Ministério da Saúde. Ainda não é possível afirmar que se trata de casos confirmados do novo coronavírus, uma vez que precisa haver toda uma investigação e realização de exames para confirmar ou descartar os casos. Os três pacientes, um homem, uma mulher e um adolescente, estiveram recentemente na Itália. Ao voltarem para Mossoró procuraram uma rede privada hospitalar, por uma medida de segurança, por apresentarem febre e tosse. O hospital privado comunicou à Vigilância em Saúde sobre a entrada dos pacientes na tarde do sábado (07/03), logo após chegarem ao hospital. adSenseBoxX Imediatamente a Vigilância em Saúde seguiu todo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e, para agilizar o processo, colheu o sangue dos pacientes e encaminhou para laboratório em Natal. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) já foi comunicada e está acompanhando a situação. A Secretaria Municipal de Saúde volta a reforçar que é preciso manter a calma e que não há motivo para pânico. Também esclarece que não há indícios que o vírus esteja circulando em Mossoró.