Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cláudia e PT tentam apoio de Larissa Rosado em Mossoró

Foto: Reprodução

O grupo da ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB) foi bastante assediado pela ex-prefeita Cláudia Regina (Democratas) e pela governadora Fátima Bezerra (PT) para apoiar, respectivamente, a candidatura da própria Cláudia e da deputada estadual Isolda Dantas (PT) à Prefeitura de Mossoró. Ontem em dado momento e na própria sexta a notícia chegou a ser dada como certa pelo blog de Thaísa Galvão em Natal e ontem pela maior parte dos blogs políticos na cidade. Entre os simpatizantes de Isolda, otimismo e alegria confiando na adesão apesar da ausência do PSDB de Larissa em sua convenção, em entrevista, a Governadora Fátima chegou a admitir o diálogo. Mas, apesar da expectativa de Isolda e Gutemberg e filiados do partido, não se sabe até agora qual será o caminho político a ser externado nesta terça-feira, 15, de Larissa Rosado na convenção que o seu partido realizará, a partir das 14h, na Câmara Municipal. adSenseBoxX A certeza que se tem é que a vereadora Sandra Rosado desistiu de sair candidata à reeleição para abrir vaga para a disputa proporcional de Larissa à Câmara Municipal. A candidatura de Larissa à câmara tem sido visto pelos meios políticos e pela cidade como um gesto de grandeza, demonstra que a ex-deputado por 4 vezes tem o desejo de contribuir mesmo o cargo não tendo a “pompa e circunstância” do mandato de deputado estadual, sem dúvida mantém Larissa mais forte e viva para uma eventual candidatura a deputada estadual novamente, já que sem estar em evidência de uma função pública como a que pode exercer na câmara municipal, haveria risco dela perder seu capital político e ser menos lembrada lá na frente. Desde a eleição de 2016 que o grupo de Larissa Rosado integra a base da prefeita Rosalba Ciarlini. Os dois grupos estavam separados, mas ambos faziam oposição à administração de Francisco José Júnior. O atrito e mal-estar recente surgiu porque Larissa desejava ser a pré-candidata a vice-prefeito nesta campanha, mas houve por parte da prefeita e do ex-deputado Carlos Augusto uma avaliação até confirmada em pesquisa qualitativa já em 2016 de que a cidade não aceitaria bem dois integrantes da chapa terem -mesmo que distante- um grau de parentesco. Larissa é prima de segundo grau do marido de Rosalba Ciarlini. Como houve essa sondagem do DEM e do PT, e como o PSDB ainda não disse se continuará governista, todas as atenções se voltam para a convenção tucana amanhã. Larissa e a vereadora Sandra também não foram à convenção que homologou os nomes de Rosalba e Jorge a prefeita e vice-prefeito. Pelo andar da carruagem, o suspense permanecerá até amanhã onde em convenção Larissa dirá se seu partido adere à Isolda, à Claudia ou permanecerá apoiando o governismo municipal, onde participa do governo com 2 indicações no secretariado.

Mossoró terá 23 vereadores a partir de 2021

Foto: Reprodução

O Jornal Oficial de Mossoró (JOM) publica ainda hoje (14), em edição extra, a Emenda 10/2020 à Lei Orgânica do Município (LOM), que aumenta de 21 para 23 o total de vagas na Câmara Municipal de Mossoró. A mudança foi aprovada no plenário hoje de manhã, em segundo turno, por unanimidade, em sessão extraordinária. O Legislativo também encaminhou a emenda para publicação no Diário Oficial da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN). Como é publicada antes do prazo final das convenções partidárias, quarta-feira (16), a nova composição da Câmara vale para a eleição deste ano, com posse em janeiro de 2021. A medida adéqua o Legislativo à nova população de Mossoró, 300.618 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Constituição, municípios entre 301 mil e 450 mil habitantes têm direito a 23 vereadores. As atuais 21 vagas são baseadas na população até 2019: 297.378 habitantes. adSenseBoxX A votação de hoje respeitou o interstício regimental – intervalo de dez dias entre o primeiro e o segundo turno, no último dia 1º. A mudança na Lei Orgânica foi feita pelo projeto 01/2020, de autoria da Mesa Diretora. Deu a seguinte redação ao artigo 28: “O poder Legislativo de Mossoró é exercido pela Câmara Municipal, composta por 23 vereadores.” A presidente da Câmara, Izabel Montenegro (MDB), avalia que a medida dará mais representatividade ao povo no Parlamento. Reiterou que não haverá aumento de despesa. “O duodécimo independe do número de vereadores”, frisa. Lembrou a redução de 21 para 13 vagas na Casa (entre 2005 e 2012), a qual não alterou o repasse à Câmara.

Fiocruz vai testar eficácia da vacina contra tuberculose para covid-19

Foto: Reprodução

A partir de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz inicia um teste com 3 mil profissionais da saúde de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro com a vacina BCG, usada para prevenir a tuberculose. A intenção do estudo, uma parceria com o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch da Austrália, é verificar a eficácia do imunizante também para covid-19. Segundo uma das coordenadoras da pesquisa no Rio de Janeiro, Margareth Dalcolmo, os voluntários serão acompanhados por um ano. “Todos os voluntários passarão por exames para verificar se há ou não a presença do vírus [SARS-CoV-2] no organismo. As pessoas aprovadas para o estudo receberão a cepa da BCG dinamarquesa. Vamos acompanhar essas pessoas por até um ano, período em que serão feitas análises interinas de proteção, ou seja, avaliações intermediárias recomendadas em estudos de longa duração”. Segundo o pesquisador Julio Croda, responsável pelo estudo em Mato Grosso do Sul, esta etapa é a fase 3 dos ensaios clínicos, com a testagem em humanos. “Ligaremos semanalmente para essas pessoas, que terão que informar se não apresentaram sintomas de covid-19. É uma pesquisa quantitativa, que está na última etapa, quando é avaliado se a vacina BCG será eficaz ou não no tratamento da covid-19”. adSenseBoxX De acordo com Croda, os pesquisadores australianos se basearam em estudos que mostram a eficácia da BCG contra outras infecções respiratórias virais. Porém, ele destaca que ainda não há a comprovação de que o imunizante ofereça proteção contra o coronavírus. “É importante ressaltar que ainda não temos a comprovação de que a BCG é eficaz contra a covid-19, nem por quanto tempo ela mantém o organismo imune contra outras doenças respiratórias. Por isso, as pessoas não devem tomar a vacina acreditando que possa evitar o novo coronavírus”. A BCG está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e, no Brasil, a vacina é obrigatória para recém-nascidos desde 1976, devendo ser tomada até os quatro anos de idade. Segundo a Fiocruz, o imunizante protege crianças de até cinco anos de idade das formas mais graves da tuberculose. Também fazem parte da pesquisa, por meio da Universidade de Melbourne e com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), Austrália, Espanha e Reino Unido. O estudo já foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e será financiado pela Fundação Gates.

PT e PC do B formam aliança na chapa majoritária

Foto: Divulgação

A governadora Fátima Bezerra (PT), que tem sido ausência frequente em discussões sobre os problemas do Rio Grande do Norte por temor ao Coronavírus, veio a Mossoró participar da convenção que oficializou a candidatura da deputada estadual Isolda Dantas ao Executivo mossoroense. E sua vinda teve um objetivo: repetir aqui o que aplicou na chapa majoritária estadual, nas eleições de 20018: PT e PC do B na chapa. Com isso, a chapa tem Isolda Dantas como candidata a prefeita e o geólogo Gutemberg Dias como candidato a vice-prefeito. Ele já teve experiência na publicidade e chegou a ser secretário de Planejamento na administração do prefeito Francisco José Júnior no mesmo período em que Isolda Dantas foi secretária de Cultura. adSenseBoxX Especulava-se que Gutemberg Dias fosse tivesse o nome lançado como candidato a vereador, mas ele aceitou sua indicação na composição da chapa majoritária, configurando assim uma chapa quase puro-sangue, já que o PC do B é tido como um apêndice do PT no plano municipal, estadual e federal. Economia Isolda e Gutemberg divergem um pouco sobre a questão relacionada à privatização da Petrobras no Rio Grande do Norte. Especificamente em Mossoró, a candidata do PT se mostra totalmente contra, enquanto que seu candidato a vice, que éempresário do ramo petrolífero, defende a ideia de que é possível, ainda, lucrar com os poços maduros da estatal brasileira.

Missa em homenagem aos profissionais da saúde abre os festejos de Santa Luzia

Foto: Reprodução

A Catedral de Santa Luzia realizou na tarde do último sábado (12), uma missa em ação de graças aos profissionais da saúde do município e na oportunidade fez o lançamento das comemorações em torno da padroeira de Mossoró. A celebração foi presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana e pelo vigário geral da Diocese, padre Flávio Augusto, e contou com a participação de profissionais da saúde, da prefeita Rosalba Ciarlini e da governadora Fátima Bezerra. A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, participou da celebração e se disse grata à Diocese pela homenagem. “Nós estamos muito gratos à Catedral de Santa Luzia por isso. Nós tínhamos pedido esse momento ao padre Flávio porque também precisamos alimentar a alma, por tudo que a gente vem atravessando neste ano de 2020. Pedimos uma missa e ele resolveu fazer uma homenagem mais bonita ainda aos servidores da Saúde, também com a abertura da Festa de Santa Luzia”, afirmou. adSenseBoxX O padre Flávio Augusto destacou que a intenção era tornar o momento memorável. “Nós chamamos de anjos da saúde, todos os profissionais que se empenharam e se empenham para fazer com que quem adoece da Covid possa ter o melhor tratamento possível. Por isso Santa Luzia agradece, por isso está homenagem, e nós como paróquia decidimos anunciar a festa com os profissionais da saúde. Foi um momento bonito. A festa é de Santa Luzia, a festa é de todos nós”, destacou. A missa contou ainda com a participação de artistas locais, com membros da comissão de organização da Festa de Santa Luzia e foi encerrada com um momento de louvor no adro da igreja.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.