Em Mossoró, mais de 80% dos pais preferem não enviar os filhos para a escola no período da pandemia

O retorno das atividades presenciais nas unidades da Rede Municipal de Ensino continua suspensa por tempo indeterminado. A medida tomada pela Prefeitura de Mossoró é para evitar a contaminação pela Covid-19 no ambiente escolar oferecendo segurança sanitária para alunos, professores e demais funcionários. E mesmo com a data indefinida para o retorno, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma pesquisa com os pais para conhecer a opinião das famílias em relação a uma possível retomada das atividades presenciais. A pesquisa foi feita de forma remota e mais de 7.500 pais responderam aos questionamentos. Em relação ao possível retorno das aulas presenciais e obedecendo aos protocolos de segurança os pais se posicionaram da seguinte forma: adSenseBoxX • SIM, ENVIARIA OS FILHOS – 1.090 RESPOSTAS – 14% • NÃO ENVIARIA OS FILHOS – 6.143 RESPOTAS – 81% • BRANCO – 336 – 4% A pesquisa também questionou aos pais se os filhos estão conseguindo acompanhar as aulas remotas. • SIM – 5.342 RESPOSTAS – 71% • NÃO – 553 RESPOSTAS – 7% • PARCIALMENTE – 1.332 RESPOSTAS – 18% • BRANCO – 342 RESPOSTAS – 5%
Secretaria de Esportes inicia preparativos para Corrida de Santa Luzia em parceria com Diocese de Mossoró

Com o intuito de estimular a prática de atividades físicas a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer decidiu manter parte dos eventos de seu calendário esportivo para o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O próximo evento organizado pela Secretaria de Esporte é a Corrida de Santa Luzia, realizado em parceria com a Paróquia de Santa Luzia com o apoio da T_Esportes. Assim como os demais eventos esportivos da cidade como a Corrida de Pedestrianismo Mossoró Cidade Junina e a Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado foram adaptadas, sendo realizadas de forma virtual, para atender as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde, a Corrida de Santa Luzia também será virtual. adSenseBoxX A prova faz parte da programação da Festa de Santa Luzia 2020 e está prevista para acontecer no final de novembro. A Corrida de Santa Luzia tem como modalidades 3km, 5km, 10, km, 15km, 21km, 42km, e Corrida Kids. “Em breve iremos divulgar o regulamento com toda a programação da Corrida de Santa Luzia, como as datas de inscrição, retirada de kits e da prova. Também dentro dos festejos de Santa Luzia será realizado o Desafio Ciclístico de Santa Luzia, organizado pela Secretaria de Esporte em parceria com a paróquia”, explica o Secretário de Esporte Aldo Gondim. Além de realizar seus próprios eventos e competições, a Secretaria de Esporte e Lazer também manteve o apoio aos eventos esportivos realizados na cidade, por exemplo, a Corrida da Liberdade Mossoró que será realizada de forma virtual entre os dias 26 de Setembro a 4 de Outubro, contando com as modalidades 3km, 5km, 10km, 15km, 21km, Corrida Kids.
Dois bairros de Mossoró estão com abastecimento de água suspenso

A Companhia de Ãguas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou nesta terça-feira (15), que os bairros Aeroporto II e Bom Pastor, em Mossoró, estão com o abastecimento suspenso. O poço 23, que abastece essa área da cidade, está paralisado para conserto, após apresentar problema no conjunto motobomba. adSenseBoxX Segundo a Caern, foi feito um remanejamento de água para as áreas afetadas, amenizando os transtornos causados pela parada. A previsão é religar o poço na quinta-feira (17), no final da manhã. Após religado, são necessárias 48 horas para normalização do abastecimento.
Lava Jato denuncia Lula por lavagem de dinheiro

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná apresentou ontem (14) denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por lavagem de dinheiro. Segundo os procuradores, houve dissimulações para ocultar a origem de R$ 4 milhões em doações da Odebrecht para o Instituto Lula entre dezembro de 2013 e março de 2014. Para a Lava Jato, o ex-ministro Antonio Palocci, um dos delatores, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, também teriam participação na suposta ocultação dos valores. “São centenas de provas, de comunicações a planilhas e comprovantes de pagamento que ligam a doação formal de altos valores a possíveis ilícitos praticados anteriormente”, diz nota da Lava Jato. Segundo a acusação, Marcelo Odebrecht, outro delator, atendeu ao pedido de Lula e Okamotto para que o valor fosse repassado de forma informal do instituto. adSenseBoxX Defesa O advogado Cristiano Zanin, representante do ex-presidente, declarou que a “Lava Jato mais uma vez recorre a acusações sem materialidade contra seus adversários” e que ilegalidade dos métodos utilizados na operação foi reconhecida pelo STF. “A defesa do ex-presidente Lula foi surpreendida por mais uma denúncia feita pela Lava Jato de Curitiba sem qualquer materialidade e em clara prática de lawfare. A peça, também subscrita pelos procuradores que recentemente tiveram suas condutas em relação a Lula analisadas pelo CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público] após 42 adiamentos — e foram beneficiados pela prescrição —, busca criminalizar 4 doações lícitas feitas pela empresa Odebrecht”, afirmou em nota. O advogado Fernando Fernandes disse que Okamotto nunca tratou de propina com Palocci e Marcelo Odebrecht e que o presidente do instituto já foi absolvido das mesmas acusações. “Paulo Okamotto jamais tratou de propina ou de ilegalidades com ninguém, e muito menos com Palocci, com Marcelo Odebrecht. Já foi absolvido em processo sobre doação ao Instituto Lula e teve parecer favorável antes disso da Procuradoria da República para o trancamento da ação em razão da Lei 9.394/91 assentar que o arquivo presidencial é patrimônio cultural brasileiro”, disse.
Começam hoje inscrições para bolsas remanescentes do Prouni

Começam hoje (15) as inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o segundo semestre deste ano. Ao todo, serão ofertadas cerca de 90 mil bolsas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular. A disponibilidade dessas bolsas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo. O prazo para inscrição termina em 30 de setembro e o estudante interessado deve acessar a página do Prouni na internet [http://prouniportal.mec.gov.br/#principal]. adSenseBoxX De acordo com o Ministério da Educação, nesta edição, o prazo de inscrição será único, tanto para candidatos não matriculados na instituição de ensino superior para a qual desejam se inscrever para disputar uma bolsa, como para candidatos já matriculados na mesma instituição para a qual querem fazer a inscrição. O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.