Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mossoró zera fila de espera por cirurgias eletivas ortopédicas e gerais

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Mossoró informou nesta quarta-feira (7) que conseguiu solucionar um problema antigo enfrentado pelas últimas gestões, zerando as filas de espera por cirurgias eletivas gerais e ortopédicas. De acordo com a Central de Regulação de Mossoró, os pacientes são imediatamente encaminhados para avaliação e realização do procedimento cirúrgico. A coordenadora da Central de Regulação de Mossoró, Adriana Cunha, frisa que hoje não existem filas de ortopedia nem cirurgia geral. “Os pacientes que chegam à regulação para passar pelo procedimento cirúrgico, tem a consulta de avaliação agendada para semana seguinte e depois de avaliado o médico já agenda a cirurgia”, ressalta. adSenseBoxX Agora o município trabalha com o intuito de zerar também a fila de espera de cirurgias ginecológicas, realizando inclusive a busca ativa daquelas que ainda não estejam cadastradas. Ela explica que o cadastro de pacientes é feito na regulação municipal e segue fila única, com avaliação de prioridades conforme classificação de risco. “Retomamos agora no final de setembro as cirurgias ginecológicas. A equipe cirúrgica está atendendo no Hospital Maternidade Almeida Castro e nos dias 9 e 10 de outubro serão realizados mais 15 procedimentos. A proposta é também zerar essa a demanda da ginecologia”, informa.

Dirigente da LDM é multado por descumprir ordem judicial e promover jogo no Nogueirão

Foto: Bruno Andrade

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) comunicou ao Juízo da Comarca de Mossoró que a Liga Desportiva Mossoroense (LDM) descumpriu determinação judicial para suspender as atividades no Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira até que resolva a falta de acessibilidade do local. Na última quinta-feira (1º) houve uma partida entre Potiguar e Central no estádio, que é conhecido por Nogueirão. Em face disso, a 1ª Vara Cível fixou multa equivalente ao valor de 10 salários mínimos em desfavor do dirigente da LDM, Marcos Antônio Gomes. De acordo com essa nova decisão, a Liga e o dirigente estão advertidos de que o descumprimento da ordem de suspensão das atividades no estádio pode ser considerado ato atentatório à dignidade da justiça.. adSenseBoxX A Liga Desportiva Mossorense se manifestou nos autos admitindo que não possui condições de realizar as obras necessárias em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta (TAC) que foi firmado com o MPRN. A LDM alega elevado valor das obras, direcionando à exigência a ser cumprida sob a responsabilidade da nova diretoria, que será eleita nos próximos dias. Para a Justiça, porém, não é admissível o descumprimento da ordem judicial sob essa alegação, uma vez que além de não ter providenciado a execução das obras de acessibilidade no local ainda desobedeceu a ordem de suspensão das atividades no Nogueirão. A decisão judicial reforça que “se o local não promove o uso coletivo por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, não há como conceber a continuidade das atividades nele realizadas, pois, no mínimo, afronta o princípio constitucional do direito à acessibilidade, garantia fundamental do cidadão”. Tendo isso em vista, justifica-se portanto, a imediata suspensão de toda e qualquer atividade de acesso ao público no local. adSenseBoxX Nesse caso, como a determinação de suspensão não foi suficiente para o cumprimento do TAC, foi determinada, além da suspensão das atividades, a fixação de multa pessoal ao atual dirigente da Liga. As irregularidades encontradas pelo MPRN no estádio vão desde calçadas (guia rebaixada fora da norma e com piso trepidante e sem conservação, além de sofrer interrupção nas entradas de veículos), passando pelo estacionamento (não tem vaga reservada para deficientes e nem para idosos) às áreas de acesso e circulação (os acessos às arquibancadas, cadeiras especiais e cabine de imprensa são feitos somente através de escadas, que por sua vez estão fora do padrão técnico), dos banheiros (o boxe tem dimensão errada, a porta de entrada tem abertura livre inadequada, além de ausência de barras de apoio no boxe, no lavatório e na face interna da porta), e em relação ao mobiliário (os balcões das cantinas têm alturas e modelos inadequados, assim como os guichês das bilheterias) e à sinalização (o imóvel vistoriado não contempla nenhum tipo de sinalização).

Rêgo Barros é exonerado do cargo de porta-voz da Presidência

Foto: Fabio Rodrigues

O porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros, foi exonerado do cargo. Em agosto, o governo anunciou que o posto seria desativado com a criação do Ministério das Comunicações. A exoneração foi publicada hoje (7) no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto. Até integrar a equipe do presidente Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019, o general era o chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, cargo que ocupava desde 2014. Nessa função, Rêgo Barros era um dos principais assessores do então comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, que também havia deixado o posto para integrar a equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a convite do presidente. adSenseBoxX Em 2019, o porta-voz costumava falar diariamente com a imprensa no Palácio do Planalto, atualizando informações do governo e respondendo perguntas dos jornalistas. Em 2020, entretanto, o briefing diário não aconteceu mais, mesmo antes da pandemia de covid-19. Rêgo Barros é general de divisão do Exército e passou para a reserva em julho do ano passado. Já foi assessor da extinta Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), onde participou da organização do livro Desafios Estratégicos para a Segurança e Defesa Cibernética. Atuou na Cooperação Militar Brasileira no Paraguai e na missão de paz das Nações Unidas no Haiti, a Minustah. Entre as missões como oficial general, Rêgo Barros comandou a força de pacificação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, e a segurança da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Natural de Recife, o ex-porta-voz da Presidência tem 60 anos e ingressou na carreira militar em 1975, como aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Município divulga novos pontos de vacinação antirrábica

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Mossoró segue realizando a campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A Unidade de Vigilância em Zoonoses, da Secretaria de Saúde, divulgou os novos pontos de vacinação volantes. adSenseBoxX Para mais informações a população pode entrar em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses pelo telefone 3315-4833. NOVOS PONTOS DE VACINAÇÃO GERALDO MELO – Rua José Ewanzeir Roque, na casa número 70 (terça) BAIRRO NOVA VIDA – Bar do­ Cajueiro, Avenida Antônio Bento (terça) BELO HORIZONTE – UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR JOSÉ LEÃO – Rua Joaquim Nabuco (terça e quinta) CONDOMÍNIO VERONIQUE (quarta e quinta) SUMARÉ – Rua Francisco Mendes de Moura, próximo ao condomínio Primavera (quinta, 14h30 às 15h30) 12 ANOS, rua Francisco Vilani (quinta, 15h30 às 16h30) BARROCAS – rua João Cordeiro com a Nilo Peçanha, na lateral do posto FAN (terça e quinta) BELO HORIZONTE – UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JOSÉ LEÃO, Rua Joaquim Nabuco (terça e quinta)

OMS: vacina contra covid-19 pode estar pronta até o fim do ano

Foto: Reprodução

Uma vacina contra a covid-19 pode estar pronta até o fim deste ano, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nessa terça-feira (6), sem dar mais detalhes. Ele pediu solidariedade e compromisso político de todos os líderes para garantir a distribuição igualitária de vacinas, assim que elas se tornarem disponíveis. “Vamos precisar de vacinas e há esperança de que possamos ter uma vacina até o final deste ano. Há esperança”, disse Tedros em discurso ao fim de dois dias de reuniões do Conselho Executivo da OMS. adSenseBoxX O órgão regulador da União Europeia lançou uma análise em tempo real da potencial vacina desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech, anunciou a entidade, após a adoção de medida similar para a vacina experimental da AstraZeneca na semana passada. O anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) pode acelerar o processo de aprovação de uma vacina bem-sucedida no bloco. Nove vacinas experimentais fazem parte da iniciativa global Covax, que visa a distribuir 2 bilhões de doses até o fim de 2021. Até agora, cerca de 168 países se juntaram à Covax, mas nem a China, nem os Estados Unidos, tampouco a Rússia estão entre eles. adSenseBoxX O governo do presidente Donald Trump disse que, em vez disso, está contando com acordos bilaterais para garantir o fornecimento de fabricantes de vacinas. “Para vacinas e outros produtos que estão em desenvolvimento, o mais importante é o compromisso político de nossos líderes, especialmente na distribuição igualitária das vacinas”, disse Tedros. “Precisamos uns dos outros, precisamos de solidariedade e precisamos usar toda energia que temos para combater o vírus”, acrescentou.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.