Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Árvore de natal de 18 metros é acesa no Rio Mossoró

Foto: Divulgação

O clima natalino já toma conta da cidade. O principal ponto da decoração feita pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Infraestrutura, a árvore de natal que fica localizada no Rio Mossoró, entre as duas pontes que ligam o Centro ao Alto de São Manoel, foi aceso no início da noite desta quinta-feira, 26, pela prefeita Rosalba Ciarlini. A árvore de 18 metros de altura é a mais alta da história do município. De acordo com a secretária de Infraestrutura Kátia Pinto, a decoração natalina deste ano, dentro do projeto Mossoró Terra de Luz, foi expandida, atendendo a um pedido da prefeita Rosalba Ciarlini. “Nossa decoração foi evoluindo gradativamente, contemplando outras avenidas, como Lauro Monte, Diocesana, Rua Felipe Camarão, Delfim Moreira, Prudente de Morais, como também estamos trazendo um diferencial aqui no Rio. Era um desejo das crianças e toda a população a árvore e nós trouxemos uma maior, desta vez com 18 metros de altura, que complementa o projeto das pontes”, disse. adSenseBoxX Francisco Simão mora no bairro Barrocas e foi ver a árvore já no primeiro dia. “A decoração está muito bonita, a árvore grande. A Prefeitura está de parabéns, a cidade está linda”, afirmou. A prefeita Rosalba Ciarlini destacou que a árvore é mais um atrativo do Mossoró Terra de Luz. “A programação em torno deste projeto se inicia juntamente com os festejos de Santa Luzia e segue até o final do mês de dezembro. Esta é a maior já feita na cidade, tendo iniciado esta tradição na década de 70. Que este clima natalino que já se instala traga muita paz e fraternidade para todos os mossoroenses”, concluiu.

Após reforma, Ginásio Pedro Ciarlini será reaberto nesta sexta-feira (27)

Foto: Pacífico Medeiros

O Ginásio Municipal Pedro Ciarlini, que recebeu reforma e recuperação da estrutura, além de obras de adequação conforme as diretrizes do Corpo de Bombeiros, será reaberto nesta sexta-feira (27). “Essa que foi uma obra realizada em outra administração, em 2004, um sonho dos mossoroenses de ter um ginásio desse porte para receber campeonatos e torneios nacionais e até internacionais”, explica Rosalba, citando que, em 2017, o ginásio foi encontrado interditado e que precisava de uma série de adequações para acessibilidade. “Com isso, nós fizemos todo o trabalho de recuperação, manutenção e com novas estruturas disponíveis para tornar o equipamento acessível e seguro”, complementa. adSenseBoxX O Ginásio Municipal Pedro Ciarlini também contou com revitalização geral da quadra, com novo piso e pintura, adaptada conforme as normas dos comitês esportivos. “Começamos pelo sistema de proteção e combate a incêndio, dotando o ginásio de corrimões, revisão geral na parte hidráulica e elétrica, entre outras ações”, explica o engenheiro Yuri Tasso. Com a estruturação, o ginásio teve capacidade de público ampliada, saindo dos 4 mil lugares para 5.960 lugares. A reabertura do Ginásio Municipal Pedro Ciarlini será às 18h, sediando o lançamento dos Jogos de Santa Luzia, integrando a programação esportiva dedicada à padroeira.

RN tem 127 municípios com taxa de transmissão da Covid-19 nas zonas de 'risco' ou 'perigo'

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte tem atualmente 127 municípios com a taxa de transmissibilidade da Covid-19 maior que 1,03, o que significa que eles estão em “risco” ou em “zona de perigo”, segundo o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN. Os municípios considerados “em risco” são os que têm taxa de transmissão (Rt) entre 1,03 e 2,00. Esse é o caso da capital Natal, por exemplo, que tem Rt de 1,09. Isso significa que um grupo de 100 pessoas pode transmitir a doença para 109 pessoas. adSenseBoxX Ao todo, 67 municípios estão nesta situação atualmente. Os dados foram consultados às 13h30 desta quinta-feira (26) no LAIS. A plataforma de monitoramento aponta ainda que outras 60 cidades do RN estão no que é considerada a “zona de perigo”, com taxa de transmissibilidade acima de 2. Os municípios com registros mais preocupantes são Taboleiro Grande, Jundiá, Tangará, Barcelona, Januária Cicco (Boa Saúde), Japi, Lagoa de Velhos e Santa Maria – todos com Rt acima de 5. Nesses casos, uma pessoa com Covid-19 pode contaminar outras cinco. A média da taxa de transmissibilidade recente registrada pelo LAIS considerando todo o Rio Grande do Norte é de 0,69. Na semana passada, essa média era de 0,51, mas no mês passado foi de 0,95. Essa média chegou a atingir 1,61 no mês de maio no estado. O mapa do LAIS indica também que o RN tem outros 4 municípios em zona neutra (com Rt entre 1,00 e 1,03) e outros 36, como Caicó, Mossoró e Santa Cruz, em zona segura (com Rt abaixo de 1,00). O cálculo que considera as oito regiões de saúde do RN aponta que cinco delas estão na zona de risco: Região Metropolitana, de São José de Mipibu, de Santa Cruz, de João Câmara e de Assú. E três estão na zona segura: Região de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó. G1

Polícia incinera mais de 140 quilos de drogas em Mossoró

Foto: Reprodução

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró incineraram ontem (25), cerca de 141 quilos de drogas que foram apreendidos em Mossoró e região. Todo o material entorpecente foi incinerado em uma fábrica de beneficiamento de castanha, localizada às margens da BR-304, na presença de representantes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Vigilância Sanitária. adSenseBoxX As drogas apreendidas foram resultado de 137 procedimentos policiais, instaurados nas delegacias: Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Mossoró (DHM), Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), além das Delegacias Municipais de: Paraná, Pau dos Ferros e Assu.

Corpo de Maradona é velado no palácio presidencial da Argentina

Foto: Reprodução/Periscópe

As cerimônias fúnebres do ídolo do futebol, Diego Maradona, que morreu nessa quarta-feira (25) aos 60 anos, começam hoje no palácio presidencial da Argentina. Em declarações à imprensa internacional, o porta-voz da Presidência, Mario Huck, disse que as cerimônias serão realizadas na Casa Rosada até sábado (28). O corpo de Maradona chegou de madrugada à sede do governo, em Buenos Aires. Centenas de pessoas aguardavam em fila para se despedir do campeão mundial de 1986, no velório que ocorrerá entre as 9h e as 19h. A ex-mulher do ídolo Claudia Villafañe e as duas filhas, Dalma e Gianinna, já se deslocaram para a Casa Rosada. Também estão lá o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia, vários jogadores e ex-atletas, incluindo os companheiros de equipe de Maradona no Campeonato Mundial de 1986, que a Argentina ganhou no México. adSenseBoxX Morte de causas naturais O procurador-geral de San Isidro, província de Buenos Aires, John Broyad, disse que a morte de Maradona “só teve causas naturais” e que em seu corpo “não foram encontrados sinais de crime ou violência”, mas que será feita uma autópsia. “Infelizmente, com uma dor tremenda, podemos confirmar a morte aproximadamente às 12h”, afirmou Broyad em entrevista. “A autópsia será feita com o objetivo de especificar o motivo da morte. A morte só tem características naturais. Não há indícios de violência”, acrescentou. O procurador-geral disse ainda que os elementos “mais qualificados” da polícia científica da região estiveram na casa em que Maradona morreu.

Praça de Convivência receberá recuperação geral da estrutura

Foto: Arquivo

A Praça de Convivência é mais um equipamento situado no Corredor Cultural que vai receber reforma geral por iniciativa da Prefeitura de Mossoró. O local vai contar com revitalização dos espaços, recuperação dos banheiros e áreas comuns. O trabalho vai contemplar as áreas internas e externas do equipamento, incluindo substituição do piso, luminárias, revitalização da pintura, melhoria dos espaços internos dos restaurantes/bares, além de recuperação de todos os banheiros. adSenseBoxX O planejamento de recuperação de todo o Corredor Cultural foi elaborado pela prefeita Rosalba Ciarlini, com recursos assegurados por meio do FINISA. O objetivo é dar uma nova roupagem aos principais equipamentos situados na avenida Rio Branco, melhorando as condições gerais ofertadas aos mossoroenses. Além da praça, serão recuperados Memorial da Resistência e Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A Praça de Convivência foi inaugurada em 2008. Essa é a primeira grande obra de recuperação desse equipamento público, visando o potencial turístico e uma opção segura de lazer e entretenimento à população de Mossoró. Com o lançamento da licitação para a obra, nos próximos dias será dada a ordem de serviço. Os trabalhos têm previsão de serem concluídos em 6 meses.

Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,6 anos

Foto: Tomaz Silva

A expectativa de vida ao nascer no Brasil em 2019 era de 76,6 anos, segundo dados da Tábua da Mortalidade, divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é 0,3 ano superior à de 2018, divulgada na pesquisa do ano passado (76,3 anos). adSenseBoxX A Tábua da Mortalidade é divulgada anualmente pelo IBGE e usa como referência dados de 1º de julho do ano anterior. O dado, que é uma média da expectativa de vida dos dois sexos, foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União. A divisão do dado, por sexo, será feita às 10h pelo IBGE.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.