ONU: 2020 poderá ser o segundo ano mais quente da história

O ano de 2020 está a caminho de se tornar o segundo mais quente da história, só ficando atrás de 2016, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira (2). Atualmente, cinco conjuntos de dados colocam 2020, caracterizado por ondas de calor, secas, incêndios florestais e furacões intensos, como o segundo mais quente desde que os registros começaram, em 1850. “[O ano de] 2020 muito provavelmente será um dos três anos mais quentes registrados globalmente”, afirmou a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), sediada em Genebra, em seu relatório Estado do Clima Global 2020. adSenseBoxX Estimulados pelo calor extremo, incêndios florestais arderam na Austrália, na Sibéria e nos Estados Unidos neste ano, espalhando colunas de fumaça pelo planeta. Menos visível foi uma disparada de calor marinho em níveis recordes – mais de 80% dos oceanos globais tiveram uma onda de calor, acrescentou a OMM. “Infelizmente, 2020 foi mais um ano extraordinário para o nosso clima”, disse o diretor-geral da OMM, Petteri Taalas, pedindo mais esforços para conter as emissões que estão provocando a mudança climática. As concentrações de gases de efeito estufa atingiram novo recorde em 2019, e neste ano continuaram subindo, apesar de uma queda de emissões esperada devido aos lockdowns estabelecidos por causa da covid-19, disse a OMM no mês passado.
Bebê de 11 meses cai de primeiro andar de prédio no interior do RN

Uma criança de 11 meses caiu do primeiro andar de um prédio, uma altura de aproximadamente 4 metros, no município de Parelhas, região Seridó potiguar. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (1). As circunstâncias da queda não foram esclarecidas. adSenseBoxX De acordo com a família, David Brayan de Souza Hipólito foi socorrido por volta das 17h para o hospital do município, o Doutor José Augusto Dantas. A equipe médica informou que ele chegou um pouco sonolento, devido a pancada na cabeça. Também foi identificado um arranhão superficial na mão direita do garoto. Familiares confirmaram que o bebê fez uma exame tomografia e foi diagnosticado com traumatismo craniano. Os médicos estabilizaram a criança e, em seguida, ela foi transferida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. G1 RN
ONU aprova retirada da maconha de lista de drogas mais perigosas

A Comissão para Narcóticos da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quarta-feira (2), a retirada da maconha para uso medicinal da lista de drogas mais perigosas do mundo. Composta por 53 Estados-membros, a comissão considerou uma série de recomendações feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reclassificar a planta e seus derivados. Atualmente, a cannabis se encontra classificada como uma das drogas mais perigosas do mundo, ao lado da heroína. adSenseBoxX Em 1961, o comitê estabeleceu uma lista com quatro tabelas de classificação, sendo a primeira para as drogas mais leves e a última para as mais pesadas. Uma segunda recomendação da OMS, que reclassificaria os derivados da cannabis, como o dronabinol e o THC, no nível mais baixo das tabelas, não ganhou apoio para ser aprovada. O voto também ocorre ao mesmo tempo em que diversos países levam adiante a pauta para a legalização da cannabis e seus derivados, muitos deles para uso terapêutico. O México foi um dos últimos países a legalizar o uso recreativo. Nos Estados Unidos, eleitores aprovaram a discriminalização da cannabis em diversos estados. Veja
Mossoró recebe Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 com a presença do vice-presidente Mourão

Com o objetivo de discutir a cadeia produtiva do semiárido e a convergência de ações dos agentes públicos e privados para as ações de fomento ao Nordeste brasileiro, Mossoró recebe a primeira edição do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020. O evento ocorre de 03 a 05 de dezembro. A abertura será a partir das 14h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, e vai contar com a palestra do vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão. De acordo com a organização do evento, o semiárido brasileiro é o único semiárido tropical do mundo e resulta em grande vantagem competitiva. “Outros fatores econômicos que também apresentam imensa oportunidade de negócios, estão nos setores de gestão de recursos hídricos, mineração, turismo, logística, energia, agronegócio, entre outros”, informa. adSenseBoxX Após o lançamento, ocorre a abertura dos stands na Estação das Artes, seguida de visitação da feira. O showroom começa oficialmente às 17h e encerra às 23h. Já no dia 04 de dezembro, a partir das 8h30, uma extensa programação de oficinas com eixos temáticos ocorre na Universidade Federal Rural do Semiárido, UFERSA. Os stands seguem das 17h às 23h na Estação das Artes, nos dias 04 e 05.
MEC determina volta às aulas presenciais a partir de janeiro

O Diário Oficial da União publica, nesta quarta-feira (2), portaria do Ministério da Educação (MEC), determinando que instituições federais de ensino superior voltem às aulas presenciais, a partir de 4 de janeiro de 2021. Para isso, as instituições devem adotar um “protocolo de biossegurança”, definido na Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, contra a propagação do novo coronavírus (covid-19). O documento estabelece ainda a adoção de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, que deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”. adSenseBoxX O texto da portaria diz, também, que as “práticas profissionais de estágios ou as que exijam laboratórios especializados, a aplicação da excepcionalidade”, devem obedecer as Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), “ficando vedada a aplicação da excepcionalidade aos cursos que não estejam disciplinados pelo CNE”. O documento estabelece, que, especificamente, para o curso de medicina, “fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo CNE”.