Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Novembro teve uma das temperaturas mais altas já registradas

Foto: Reprodução

O mês de novembro foi um dos mais quentes já registrados no mundo nesta época do ano, batendo o recorde estabelecido em 2016, de acordo com o serviço europeu de monitorização das alterações climáticas do Copernicus. A temperatura no mundo ultrapassou em 0,13ºC o recorde anterior, notificado no mesmo mês dos anos de 2016 e 2019, ficando 0,77ºC acima da temperatura média para o período 1981-2010. “Esses registros estão de acordo com a tendência de longo prazo do aquecimento global”, comentou Carlo Buontempo, diretor do serviço europeu Copernicus para as alterações climáticas, apelando aos líderes mundiais para “verem esses índices como sinais de alarme e procurar as melhores formas de cumprir os compromissos do acordo de Paris”. adSenseBoxX O período de 12 meses entre dezembro de 2019 e novembro de 2020 está 1,28ºC acima das temperaturas pré-industriais, disse a instituição em seu relatório climático mensal, publicado hoje. Os anos de 2015 a 2020 foram os seis mais quentes de que há registro. Com o novo recorde no mês de novembro, o planeta aproxima-se perigosamente do primeiro limite máximo do Acordo de Paris, que celebra o seu quinto aniversário esta semana. O pacto, assinado em 2015 por 195 países que se comprometeram a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, visa a manter o aquecimento global abaixo de +2ºC, se possível a +1,5ºC, para limitar os impactos devastadores de tempestades, secas e incêndios. Mas o planeta tem aquecido a uma taxa média de 0,2ºC por década desde o fim dos anos 70, lembrou o Copernicus. O aquecimento global já atingiu cerca de 1,2ºC e é pouco provável que em 2020 se inverta a tendência. adSenseBoxX A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou, na semana passada, que 2020 ficará no pódio dos anos mais quentes. Os dados provisórios colocam-no por agora em segundo lugar, atrás de 2016, mas a diferença é pequena e a classificação ainda pode mudar. Com os novos dados de novembro, “2020 está agora ainda mais próximo do recorde estabelecido em 2016”, apontou o Copernicus. Os defensores do clima esperam que a cimeira organizada no próximo sábado pela ONU e o Reino Unido para assinalar o 5º aniversário do Acordo de Paris permita relançar os objetivos da luta contra o aquecimento global. No mês passado, as temperaturas foram particularmente altas na Sibéria, no Oceano Ártico, em partes do Norte da Europa e ainda nos Estados Unidos, América Latina e Antártida Ocidental. Com o Verão austral a começar, a Austrália já teve a sua primeira onda de calor, com 48ºC registados em Andamooka, no Sul do país, e novos incêndios a devastar as florestas da Ilha de Fraser, Património Mundial. A Europa teve o outono mais suave de sempre, com uma média de 1,9ºC acima do período de referência, e 0,4ºC acima do recorde anterior, registado no outono de 2006. A base de dados de satélite Copernicus para observações de temperatura data de 1979.

STF vota pela inconstitucionalidade da reeleição de Maia e Alcolumbre

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no fim da noite desse domingo (6), durante sessão de julgamento em plenário virtual, que os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); não podem disputar a reeleição na mesma legislatura. Os últimos votos foram dos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux. Todos tiveram entendimento contrário ao voto do relator Gilmar Mendes, e decidiram pela inconstitucionalidade da reeleição de Maia e Alcolumbre. adSenseBoxX No entendimento do relator, Maia e Alcolumbre poderiam se reeleger, mas deveria haver uma regra para que fosse permitida apenas uma recondução. Ele foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski. Nunes Marques acompanhou o relator, mas em relação à candidatura de Alcolumbre. Fachin, Barroso e Fux seguiram os votos das ministras Carmen Lúcia e Rosa Weber e do ministro Marco Aurélio Mello, contrários à reeleição. Ao proferir seu voto, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, disse que a norma constitucional “impede a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente a do primeiro ano da legislatura”. Segundo Fux, “não há como se concluir pela possibilidade de recondução em eleições que ocorram no âmbito da mesma legislatura sem que se negue vigência ao texto constitucional.” adSenseBoxX Resultado final Como o ministro Nunes Marques votou contrário à candidatura da reeleição de Rodrigo Maia, na mesma legislatura, para a presidência da Câmara; e a favor da candidatura de Davi Alcolumbre, para o Senado; o placar final da votação, em sessão de julgamento no plenário virtual, ficou em 7 votos a 4 contra a Maia e 6 a 5 contra Alcolumbre. A votação foi para decidir sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) impetrada pelo PTB. Nela, o partido pedia para que fosse proibida a recondução dos presidentes das casas legislativas do Congresso Nacional.

Governadora cobra agilidade da vacina contra Covid-19

Foto: Divulgação

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou a importância do posicionamento das entidades nacionais dos secretários estaduais (Conass) e municipais (Conasems) de saúde diante da defesa da incorporação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de todas as vacinas contra a Covid-19. “A nota é oportuna, urgente e necessária e a vacina precisa chegar ao Rio Grande do Norte. Faremos o que for preciso para que a população seja imunizada”, afirma a chefe do Executivo estadual. O recrudescimento da pandemia da Covid-19, no mundo e no Brasil, aponta para um cenário de insuficiência de doses para a vacinação de todas as populações, fazendo com que restrições ao número de fornecedores causem atrasos no acesso à vacina para grupos prioritários de risco. adSenseBoxX Diante desse contexto, a governadora Fátima Bezerra sugeriu, junto ao fórum dos governadores, que seja solicitada uma nova reunião com o Ministério da Saúde para tratar da implementação do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 e do planejamento estratégico que contemple e defina as ações a serem desenvolvidas pelo Governo Federal, como pelos governos estaduais e municipais. Coordenador da temática Estratégia para Vacina contra Covid-19 do Fórum Nacional dos Governadores, o governador Wellington Dias já solicitou a audiência. “Repito, é urgente. Esperamos que a audiência indicada para a próxima semana se realize, pois isso não pode ser postergado dada a relevância do tema”, enfatizou Fátima Bezerra. A secretária adjunta de Estado da Saúde Pública (Sesap), Maura Sobreira, disse que a pasta está articulando as ações relacionadas à vacinação no RN. “Por orientação da governadora, estamos em fase de tramitação para aquisição de insumos e equipamentos necessários para o armazenamento e distribuição de imunobiológicos de forma segura”. “O Estado não medirá esforços para que a vacina chegue a toda a população e seja acessível em todos os níveis populacionais. Reforço a imprescindível inclusão dos profissionais da educação na imunização da Covid, além dos outros grupos prioritários, conforme já definido nacionalmente”, acrescentou a governadora.

Reino Unido se prepara para administrar a vacina da Pfizer esta semana

Foto: Reprodução

O Reino Unido está se preparando para se tornar o primeiro país a administrar a vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 esta semana, deixando-a disponível em um primeiro momento em hospitais antes de distribuí-la para clínicas médicas, afirmou o governo neste domingo. As primeiras doses devem ser administradas na terça-feira, com o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) priorizando a vacinação de maiores de 80 anos, funcionários de saúde na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso. O Reino Unido aprovou o uso emergencial da vacina desenvolvida pela Pfizer PFE.N e BioNTech 22UAy.F, semana passada – pulando à frente na corrida global para começar o mais crucial programa de inoculação em massa da história. adSenseBoxX No total, o Reino Unido fez um pedido por 40 milhões de doses. Como cada pessoa precisa de duas doses, é o bastante para vacinar 20 milhões de pessoas no país com 67 milhões de habitantes. Aproximadamente 800.000 devem estar disponíveis na primeira semana. A vacina da Pfizer/BioNTech é de difícil armazenamento. Precisa ser mantida em temperaturas de -70 graus celsius e dura apenas cinco dias em um freezer normal. Por essa razão, o ministério da Saúde afirmou que a vacina seria administrada primeiro em 50 hospitais. Acrescentou que demoraria algumas horas para descongelar cada vacina e prepará-la ao uso. O Sistema de Saúde da Inglaterra escreveu a médicos de clínicas gerais, dizendo para eles se prepararem para começar a vacinar por meio de serviços médicos legais a partir de 14 de dezembro. Em vez de administrar clínicas individuais, grupos de médicos locais vão operar mais de 1.000 centros de vacinação ao redor do país, disse o governo. adSenseBoxX Caixas com a vacina contêm cinco pacotes com 975 doses, mas aprovação regulatória especial é necessária para dividi-las. Uma autoridade médica sênior disse que, enquanto ele espera que seja possível separar os pacotes e entregá-los diretamente às casas de repouso, não é uma garantia. O Reino Unido está entre as primeiras nações a lançar sua campanha de vacinação fora do contexto de testes clínicos, aumentando as esperanças de que a maré possa virar contra o vírus que matou perto de 1,5 milhão de pessoas globalmente e atacou a economia mundial. Com altos níveis de ceticismo em relação a vacinas preocupando especialistas em saúde, os jornais The Times e o Mail on Sunday publicaram que a Rainha Elizabeth, 94, e o seu marido, príncipe Philip, 99, “fariam com que o público soubesse” quando eles recebessem a vacina. A rainha é muito admirada na sociedade britânica e o seu apoio público à vacina seria uma mensagem poderosa para rebater a desinformação contra a vacinação que circula online. UOL

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.