Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigo brasileiro aponta eficácia de 50,7% da CoronaVac

Foto: Reprodução

Um artigo enviado hoje (11) para revisão de pares e publicação na revista científica The Lancet aponta que a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac contra a covid-19, tem eficácia de 50,7% para casos sintomáticos da doença, podendo chegar a 62,3% de eficácia quando há um intervalo maior entre as duas doses da vacina. A CoronaVac é uma das vacinas que vêm sendo aplicadas no Brasil por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI). O valor é pouco maior do que já havia sido divulgado anteriormente pelo governo paulista. Em janeiro, o governo havia anunciado que a eficácia da vacina girava em torno de 50,38%. Segundo o estudo que embasou o artigo, a eficácia global da vacina chegou a 62,3% quando a segunda dose foi aplicada em um intervalo superior a 14 dias da primeira dose. A segunda dose pode ser aplicada em um intervalo entre 14 e 28 dias. adSenseBoxX Outro resultado divulgado no artigo é que a vacina tem uma eficácia entre 83,7% e 100% para os casos que requerem assistência médica. O dado superou o que o governo paulista havia anunciado anteriormente de eficácia para casos moderados, que girava em torno de 77,96%. “Esse estudo corrobora o que já havíamos anunciado há cerca de três meses e nos dão ainda mais segurança sobre a efetiva proteção que a vacina do Butantan proporciona. Não resta nenhuma sombra de dúvida sobre a qualidade do imunizante”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, por meio de nota. O artigo também aponta que a vacina, que é produzida com vírus inativado, protege contra as variantes P.1 (de Manaus) e P.2 (Rio de Janeiro). O estudo com a vacina e que embasou o artigo foi feito entre os dias 21 de julho e 16 de dezembro de 2020, envolvendo 12.396 participantes voluntários de 16 centros de pesquisa no Brasil. Todos eles receberam ao menos uma dose da vacina ou placebo. Desse total, houve 9.823 participantes que receberam as duas doses. O estudo agora será revisado pelos pares.

Prefeitura de Mossoró não atualiza dados da Covid-19 há 18 dias; site segue sem informações

Foto: Reprodução

A prefeitura de Mossoró não atualiza os dados da Covid-19 desde o dia 24 de março, quando publicou um boletim epidemiológico nas redes sociais. O site (prefeiturademossoro.com.br/coronavirus) que monitora o panorama assistencial e o boletim epidemiológico do município segue com informações zeradas. adSenseBoxX O espaço dedicado à atualização dos números está em branco há alguns dias. Assim, a população perdeu o acesso aos dados sobre o avanço do vírus, como as mortes registradas na cidade. Print do instagram da prefeitura com a última publicação no dia 24 de março. Site com informações sobre a pandemia em Mossoró com informações zeradas. 

Bolsonaro diz que Fátima usou dinheiro da Covid-19 para pagar servidores

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), usou verbas federais destinados à pandemia para pagar servidores públicos. “Eu vi ontem uma matéria, não sei qual é a imprensa que foi, que o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte levantou que 900 milhões de reais que foram do governo federal praquele estado foram para pagar folha de servidores. Se é legal ou não é, no meu entender parece que não é para combater a Covid”, disse o presidente. adSenseBoxX A fala de Bolsonaro ocorreu após o Supremo Tribunal Federal determinar que o Senado abra uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as políticas do governo federal para o enfrentamento da Covid-19. “Se é para fazer CPI, tem que investigar todo mundo”, disse o presidente se referindo aos prefeitos e governadores do país. Segundo o auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Evandro Alexandre, o Rio Grande do Norte gastou aproximadamente R$ 900 milhões de recursos ordinários com a folha de pagamento de servidores da saúde em 2020.

No Nogueirão, Potiguar bate o Palmeira e vence a primeira no Estadual

Foto: Léo Moura/ACDP

Demorou mais do que a torcida do Time Macho esperava. Mas, depois de três derrotas, saiu na tarde deste domingo (11), a primeira vitória do Potiguar no Campeonato Estadual 2021. O time do técnico Luciano Quadros fez 3 a 1 no Palmeira na reabertura do Nogueirão. Os gols do Potiguar foram marcados por Jheann Santos, Walber Correa e Madson. Gustavinho descontou para o time visitante no final do jogo. adSenseBoxX Com o resultado deste domingo, a equipe alvirrubra permanece na última colocação com apenas 3 pontos. Já o Palmeira, ocupa a quinta colocação com 7 pontos. O Potiguar volta a campo na próxima sexta-feira (16), contra o Força e Luz no estádio Nogueirão. A partida será às 15h30.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.