Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura deixa usuários do SUS sem exame de raio-x

Foto: Luciano Lellys

Pacientes que buscam atendimento no Centro Clínico Professor Vingt-Um Rosado (PAM do Bom Jardim), estão enfrentando dificuldades em realizar exames radiográficos. Segundo a ex-vereadora Aline Couto, pacientes estão há mais de 40 dias sem conseguir realizar exame de raio-x em Mossoró. Aline disse ainda que recebeu denúncias que os pacientes não estão conseguindo realizar o exame radiográfico por conta que o aparelho está quebrado. adSenseBoxX “A paciente foi informada no posto da sua comunidade que a prefeitura não está realizando o exame de raio-x pois a máquina está quebrada sem data programada de retorno”, relatou Aline. O portal entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, em busca de esclarecimento. Em resposta, a secretaria disse que o raio-x do PAM não está quebrado, mas também não está funcionando para os pacientes. adSenseBoxX Segundo a SMS, o serviço foi paralisado para regularizar a empresa que faz a avaliação dos dosímetros, que ver o índice de radiação que os funcionários que batem o raio-x recebem. Ainda segundo a secretaria, o processo já está em vias de pagamento para a empresa encaminhar os dosímetros e assim regularizar o setor de raio-x

Em nota, Polícia Militar lamenta morte do cabo Marcolino

Foto: Reprodução

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou uma nota de pesar lamentando a morte do Cabo da PM Francisco Marcolino Sobrinho, de 44 anos. “A PM lamenta a morte deste honrado profissional de segurança pública, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de mais profundo pesar”, disse a nota. Cabo Marcolino ingressou na PM em janeiro de 2011 e, atualmente, trabalhava na Rocam de Mossoró. adSenseBoxX O crime O policial morreu nesta segunda-feira (12), vítima de um disparo de arma de fogo. Na última quinta-feira (8), o PM acabou ferido com um tiro na cabeça após uma troca de tiros com assaltantes no Alto de São Manoel. Marcolino estava internado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), e nesta segunda foi confirmada a morte cerebral após a realização de exames.

Pandemia de covid-19 “está longe de terminar”, diz chefe da OMS

Foto: Reprodução

Confusão e negligência no combate à Covid-19 fazem com que a pandemia esteja longe de terminar, mas a situação pode ser controlada em meses com a adoção de medidas de saúde pública comprovadas, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta segunda-feira (12). Até agora, cerca de 780 milhões de vacinas foram administradas globalmente, mas medidas como o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento físico precisam ser aplicadas para reverter a trajetória da pandemia. adSenseBoxX “Nós também queremos ver sociedades e economias reabrindo, e viagens e comércio recomeçando”, disse Tedros em uma coletiva de imprensa. “Mas, neste momento, unidades de tratamento intensivo de muitos países estão sobrecarregadas e pessoas estão morrendo — e isto é totalmente evitável”, acrescentou. “A pandemia de Covid-19 está muito longe de terminar. Mas temos muitos motivos para otimismo. O declínio de casos e mortes durante os dois primeiros meses do ano mostra que este vírus e suas variantes podem ser detidos”, acrescentou. adSenseBoxX Segundo ele, a transmissão está sendo impulsionada pela “confusão, negligência e inconstância nas medidas de saúde pública”. A Índia superou o Brasil e se tornou a nação com o segundo número mais alto de infecções pelo novo coronavírus do mundo, só ficando atrás dos Estados Unidos, agora que enfrenta uma segunda onda gigantesca, tendo dado cerca de 105 milhões de doses de vacina para uma população de 1,4 bilhão de habitantes.

Policial baleado durante assalto em Mossoró tem morte cerebral confirmada

Foto: Reprodução

O policial militar Marcolino Sobrinho teve morte cerebral confirmada pelos médicos na tarde desta segunda-feira (12). O PM foi baleado no início da noite de quinta-feira (8), durante um assalto no bairro Alto de São Manoel. Marcolino foi ferido com um tiro na cabeça e estava internado em um leito de UTI no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). A morte cerebral do policial foi confirmada após a realização de um exame físico que avaliou as funções cerebrais. adSenseBoxX O crime O crime ocorreu por volta das 19h10 da última quinta-feira (8). Câmeras de segurança flagraram o crime. As imagens mostram o PM conversando com um amigo dentro do seu veículo, quando é abordado por dois bandidos em uma motocicleta. Na ação criminosa, o PM tentou reagir, mas acabou sendo alvejado com um tiro na região da cabeça. adSenseBoxX Suspeito morto Um dos suspeitos de participar do crime contra o policial, acabou baleado e morto durante uma troca de tiros coma Polícia Militar na madrugada de sexta-feira (9). De acordo com a polícia, ele seria o piloto da motocicleta.

Fátima acusa Bolsonaro de mentir sobre repasses contra Covid-19

Foto: Reprodução

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), rebateu as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a respeito da utilização pelo executivo estadual dos recursos que foram enviados para combater a pandemia da Covid-19 e que, segundo ele, teriam sido desviados para pagamento de servidores públicos. Fátima Bezerra acusou Bolsonaro de mentir e propagar fake news nas redes sociais. “Passei o final de semana como sempre trabalhando, dedicada a salvar vidas da nossa população, e me deparo com ataques do presidente da República ao Governo do RN sem qualquer lastro fático ou que se assemelhe à verdade”, disse ela através do seu perfil no Twitter. adSenseBoxX Ainda na rede social, Fátima disse que o presidente pode estar mal assessorado. “O presidente só pode estar no mínimo mal assessorado, dado o descuido com a checagem das informações que externou sobre o RN. Aliás, não é só o RN que tem sido vítima de calúnias e difamações deste tipo, através da propagação de Fake News”, criticou a governadora pela rede social. Bolsonaro O presidente Jair Bolsonaro disse que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, usou verbas federais destinados à pandemia para pagar servidores públicos. “Eu vi ontem uma matéria, não sei qual é a imprensa que foi, que o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte levantou que 900 milhões de reais que foram do governo federal praquele estado foram para pagar folha de servidores. Se é legal ou não é, no meu entender parece que não é para combater a Covid”, disse o presidente.

Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina hoje

Foto: Reprodução

Acaba hoje (12) o prazo para o trabalhador que teve a nova rodada do auxílio emergencial negada contestar a decisão. Os pedidos devem ser feitos no Portal de Consultas da Dataprev , que fornece a relação de quem teve o benefício liberado em 2021. A contestação, no entanto, não pode ser feita por qualquer beneficiário. Só pode pedir a reativação do benefício quem recebia o auxílio emergencial de R$ 600 ou a extensão de R$ 300 em dezembro do ano passado. O prazo para novos pedidos de benefícios acabou em 3 de julho do ano passado e não foi reaberto para a nova rodada. adSenseBoxX O pedido de contestação pode ser feito após o trabalhador fazer a consulta no site da Dataprev, estatal que cadastra os dados dos beneficiários, e constatar que teve o benefício cancelado. Caso o resultado dê “inelegível”, a própria página oferecerá a opção de “contestar”, bastando o trabalhador clicar no botão correspondente. O sistema aceitará somente pedidos considerados passíveis de contestação, que permitem a atualização das bases de dados da Dataprev, como data de nascimento errada, CPF não identificado e informações incorretas sobre vínculos empregatícios e recebimento de outros benefícios sociais e trabalhistas. O prazo de contestação começou no dia 2 e seguirá por dez dias corridos, até esta segunda-feira. adSenseBoxX Reavaliação O Ministério da Cidadania também esclarece que, mesmo após o recebimento da primeira parcela, o auxílio emergencial pode ser cancelado. O governo fará um pente fino constante para verificar eventuais inconsistências ou irregularidades no pagamento do benefício. Caso o pagamento seja cancelado, o beneficiário também poderá contestar a decisão no site da Dataprev. Também é possível reverter o cancelamento por meio de decisão judicial ou de processamentos de ofício realizados pelo Ministério da Cidadania. A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje (12)

Foto: Reprodução

Começou nesta segunda-feira (12), a campanha de vacinação contra a gripe. Além de evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus, a vacinação ganha uma outra importância no momento. No Rio Grande do Norte a estimativa é vacinar 1.319.147 pessoas. Com diversos estados com leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) lotados e filas de espera em função da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa também é importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde. adSenseBoxX Os primeiros a serem vacinados contra a gripe serão as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A vacinação desse grupo segue até 10 de maio. O Ministério da Saúde preconiza que a campanha de Influenza aconteça de 12 de abril a 09 de julho em três fases: Fase 1 (12/04 a 10/05) Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas trabalhadores da saúde; Fase 2 (11/05 a 8/06) idosos com 60 anos e mais, professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas; adSenseBoxX Fase 3 (09/06 a 09/07)  doentes crônicos e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas população privada de liberdade. Covid-19 O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a influenza conjuntamente. A pasta recomenda que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a covid-19. Especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra.

“Bolsocarro”: partido pede dinheiro ao povo para protesto contra o presidente no RN

Foto: Reprodução

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Rio Grande do Norte, está promovendo uma campanha nas redes sociais de arrecadação de dinheiro para financiar um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A campanha é denominada de “Bolsocarro”. adSenseBoxX Para o presidente nacional da Juventude Socialista (JS), William Rodrigues, o ‘Bolsocarro’ é uma nova oportunidade de interagir com os cidadãos dentro da realidade de cada localidade. “Somente com mentes esclarecidas que será viável a implementação de um país mais justo e igual para todos. O povo precisa ter consciência da sua força para combater as injustiças propagadas pelo Bolsonaro”, afirmou. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por PDT RN (@pdt_rn)

Covid-19: Mossoró aplica 2.361 doses durante o fim de semana

Foto: Allan Phablo/PMM

Mais de 2 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Mossoró neste fim de semana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 946 doses no sábado (10) e 1.415 doses no domingo (11). adSenseBoxX “Já estamos aplicando a primeira dose da vacina nos idosos de 61 anos, na medida que o Governo Federal enviar novas doses, vamos avançando na vacinação”, disse a secretária de saúde, Morgana Dantas. Na última sexta-feira (9), o Governo do Estado destinou mais 5.530 doses de vacinas para Mossoró. Sendo divididas para aplicação da primeira dose (1.730) e segunda dose (3.800). No montante, o município recebeu 3.840 doses da vacina da Astrazeneca/Oxford e 1.690 doses da vacina Coronavac/Butantan.

Alterações no Código Brasileiro de Trânsito começam a valer

Foto: Reprodução

Entram em vigor hoje (12) as alterações promovidas no Código Brasileiro de Trânsito. A principal novidade é ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos no caso de condutores de até 50 anos. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção. Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. A partir de agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos. adSenseBoxX Haverá mudanças também na quantidade de pontos que podem levar à suspensão da carteira. Atualmente, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa. Agora, a suspensão ocorrerá de forma escalonada. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (se tiver duas ou mais infrações gravíssimas na carteira); 30 pontos (uma infração gravíssima na pontuação); 40 pontos (nenhuma infração gravíssima na pontuação). As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativa. O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta. Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento da campanhas de reparos.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.