Covid-19: mesmo com atraso, segunda dose da vacina deve ser tomada

Com relatos de atrasos da segunda dose da vacina contra o covid-19 em alguns estados, especialistas orientam a população a completar a imunização, mesmo depois do prazo recomendado pelo laboratório. De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o médico pediatra Renato Kfouri, quem não conseguiu tomar a segunda dose no momento agendado deve tomar assim que possível. Kfouri frisou ainda que nenhuma dose é perdida. “Nestes casos, onde o atraso ocorreu, essa vacinação deve acontecer o mais rápido possível, para que esse esquema seja finalizado o quanto antes. Não há nenhuma informação de que doses aplicadas e que eventualmente não completadas sejam perdidas, muito pelo contrário, o que as vacinas nos ensinam ao longo de décadas de sua utilização, é que nenhuma dose é perdida, o esquema começado só deverá ser completado, jamais reiniciado”, frisa o médico. Essa é também é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença. As recomendações estão em uma nota técnica, divulgada no fim de abril pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). adSenseBoxX Esquema vacinal O médico destaca ainda que a segunda dose não é um reforço, mas um esquema vacinal. “Uma dose só não é suficiente para garantir a imunização, duas doses são necessárias para todas as vacinas [aplicadas no Brasil]. Então não se trata de uma dose de reforço, a segunda dose não é um reforço de uma proteção conferida pela primeira dose, é uma segunda dose que completa o esquema de duas doses. Jamais considere-se protegido após uma única dose, seja da Astrazeneca, da Pfizer ou da Coronavac”. Quanto aos intervalos, Kfouri esclarece que os intervalos maiores, de 90 dias, permitidos para as vacinas da Astrazeneca e da Pfizer é baseado em estudos. “Esses estudos demostraram que a proteção conferida após a primeira dose, ou seja, a eficácia interdoses foi aceitável acima de 70%, se manteve por esses três meses, isso possibilitou a utilização de intervalo maior, mantendo essas pessoas protegidas enquanto não recebem a segunda dose. Com a CoronaVac não há dados de eficácia da vacina após a primeira dose, por isso o limite é menor, do intervalo entre a primeira e a segunda de 28 dias, e o risco de atraso acaba sendo maior, mas todas elas devem ser feitas dentro do prazo estipulado”. Kfouri convoca as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose para se vacinarem. “Faça o quanto antes, evite atrasos mais longos, complete o esquema e não há necessidade de recomeçá-lo. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Imunizações que faz com que você fique em dia, protegido e vacinado”, finaliza o médico.
Vereador pede informações sobre R$ 1,4 milhão gastos em propaganda pela gestão de Allyson

O vereador Francisco Carlos (PP) anunciou na sessão da Câmara Municipal de Mossoró desta terça-feira (18) que vai dar entrada em um requerimento solicitando informações sobre os gastos da Prefeitura de Mossoró com comunicação, em especial blogs e portais, nos cinco primeiros meses da gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). O motivo da solicitação partiu após o vazamento de uma suposta planilha com valores exorbitantes pagos a blogs e portais da cidade e capital do estado na internet. O vereador deixou claro que não quer saber a veracidade da planilha, mas sim que toda a sociedade tome conhecimento da verdade dos fatos ocorridos. adSenseBoxX “Se essa planilha é totalmente verdadeira, é necessário que público tome conhecimento da prestação de serviços e dos valores que estão sendo pagos de forma direta ou indireta, já que no Portal da Transparência consta, apenas, os pagamentos para empresas que podem estar legalmente intermediando pagamentos a terceiros”, disse. Vazamento A planilha foi vazada na última sexta-feira (14), nas redes sociais. Até a tarde desta terça-feira (18), a Prefeitura de Mossoró ainda não havia se pronunciado sobre o caso. Entre os dados da planilha, está o gasto com apoiadores de redes sociais. Essas pessoas estariam sendo pagas através de uma rádio aliada da gestão, haja vista que o pagamento direto pela prefeitura não é permitido.
Saúde diz que já distribuiu 90 milhões de doses de vacina contra covid

O Brasil atingiu hoje (18) a marca de 90 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 distribuídas no país, informou o Ministério da Saúde em mensagem no Twitter. Segundo a pasta, no período entre a última quinta-feira (13) e esta quarta-feira (19), o total é de 13 milhões de doses de vacinas distribuídas aos estados e municípios. Destas doses, 8,3 milhões são da AstraZeneca; 4 milhões, da CoronaVac e 647 mil,da Pfizer. De posse das vacinas, os estados são os responsáveis pela divisão e entrega dos lotes aos municípios.De acordo com o Ministério da Saúde, já foram enviadas doses para vacinação de 15 dos 28 grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Até agora, mais de 53,6 milhões de doses foram aplicadas. adSenseBoxX Produção A produção de imunizantes contra a covid-19 no país, contudo, tem sofrido com a falta de ingrediente farmacêutico ativo (IFA). Ontem (17), o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) informou que deve receber no próximo sábado (22) uma nova remessa de IFA para a produção de vacinas contra a covid-19. Os carregamentos do insumo são importados da China, onde são produzidos pela Wuxi Biologics. Após a próxima entrega, está prevista para o dia 29 deste mês a chegada de mais uma remessa. Com o desembarque dos dois carregamentos de IFA no Brasil, a Fiocruz afirma que estará garantida a entrega de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações nas três primeiras semanas de junho. Já o Instituto Butantan informou que um carregamento de matéria-prima para a CoronaVac chegará ao Brasil no próximo dia 26 de maio. A produção de vacinas contra a covid-19 no Butantan está paralisada desde a última sexta-feira (14) por falta de insumos. Segundo o instituto, está prevista a chegada de um lote com 4 mil litros de IFA, suficientes para a produção de 7 milhões de doses da vacina contra covid-19. De acordo com a instituição, a falta de matéria-prima ocorreu por problemas burocráticos, provocados por declarações de membros do governo brasileiro sobre a China.
Cinco presos são transferidos da Penitenciária Federal de Mossoró

A Polícia Federal transferiu, na manhã desta terça-feira (18), cinco detentos que estavam custodiados na Penitenciária Federal de Mossoró. A aeronave da PF pousou ontem (17), no aeroporto Dix-Sept Rosado, trazendo um preso de Catanduvas-PR. adSenseBoxX Os nomes dos presos não foram informados pela corporação, mas todos os cinco presos foram levados para Penitenciária de Porto Velho-RO. Segundo a Polícia Federal, a chega dos novos detentos fazem parte de uma rodízio entre as penitenciárias federais do país.
Conflito entre Hamas e Israel tem sinais de redução após apelos de paz

Os combates na fronteira entre Israel e o grupo palestino Hamas pareceram diminuir um pouco nesta terça-feira (18), sem mortes registradas em Gaza pela primeira vez desde o início das hostilidades, em 10 de maio, e menos ataques com foguetes palestinos de longo alcance. Um apelo do presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, nessa segunda-feira, em apoio a um cessar-fogo, pareceu passar despercebido. Israel disse que continuará, por enquanto, com uma ofensiva para destruir a capacidade das facções armadas do Hamas e da Jihad Islâmica, acrescentando que os ataques com foguetes continuam. Os EUA e outras potências mundiais têm pressionado pelo fim da escalada mais violenta do conflito em anos, na qual autoridades de Gaza afirmam que 212 palestinos, incluindo 61 crianças e 36 mulheres, foram mortos. adSenseBoxX Hoje, não houve nenhuma notícia imediata de baixas israelenses. Dez pessoas foram mortas em Israel, incluindo duas crianças, em ataques anteriores de foguetes ou mísseis palestinos. Em sinal de uma possível disseminação da violência para outras partes, os militares israelenses disseram que suas tropas mataram um palestino que tentou atacá-los com uma arma e explosivos improvisados na Cisjordânia ocupada e que derrubaram um drone perto da fronteira com a Jordânia. Greves gerais foram realizadas nesta terça-feira em Jerusalém Oriental, cidades árabes dentro de Israel e na Cisjordânia ocupada por Israel, com postagens nas redes sociais exibindo uma bandeira palestina e pedindo solidariedade “do mar ao rio”. O Hamas começou seu ataque com foguetes na segunda-feira passada, após semanas de tensão sobre um processo judicial para despejar várias famílias palestinas em Jerusalém Oriental e em retaliação aos confrontos da polícia israelense com os palestinos perto da Mesquita de Al-Aqsa, o terceiro local mais sagrado do Islã, durante o período do muçulmano sagrado do Ramadã.
Saiba como consultar se o CPF está negativado

Uma empresa especializada no Rio Grande do Norte está realizando uma ação para facilitar os consumidores que estão com o nome negativado. A iniciativa foi criada para ajudar as pessoas que sofreram mais pesadamente os efeitos econômicos gerados pela pandemia da Covid-19. Para participar, os interessados em consultar e quitar suas dívidas podem se comunicar pelo Whatsapp, através do link (clique aqui). Todos esses canais contam com as mesmas condições de consulta e quitação.
Vereadores de oposição devem solicitar informações para investigar gastos da prefeitura com blogs e militantes

Os vereadores da bancada de oposição da Câmara Municipal de Mossoró, informaram que devem solicitar informações e investigar o vazamento de uma planilha com gastos da Prefeitura de Mossoró com blogs e militantes virtuais. Em contato com o portal, a vereadora e líder da bancada de oposição, Larissa Rosado (PSDB), informou que os vereadores já estão analisando o pedido de acesso à informação. “É um caso muito sério e merece apuração”, afirmou. O vereador Pablo Aires (PSB), que é independente na Câmara, disse que é defensor da transparência. “Tenho acompanhado todas as notícias e somos defensores da transparência por parte do poder público.” Vazamento A planilha foi vazada na última sexta-feira (14), nas redes sociais. Até a manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura de Mossoró ainda não havia se pronunciado sobre o caso. Entre os dados da suposta planilha, está o gasto com apoiadores de redes sociais. Essas pessoas estariam sendo pagas através de uma rádio do município, haja vista que o pagamento direto pela prefeitura não é permitido.
Descubra quais são os benefícios previdenciários para autônomos

O trabalhador autônomo é aquele que trabalha para si mesmo, sendo seu próprio chefe e tendo que assumir os riscos da sua atividade laboral. Para isso é necessário planejamento e organização de tudo que será realizado, pois o sucesso do negócio dependerá de si, além disso não se deve esquecer dos dias futuros, garantindo então sua previdência social. O INSS considera o autônomo como aquele que trabalha na informalidade, por isso disponibiliza benefícios que podem ser bem vantajosos para tal, como por exemplo: – Salário maternidade; -Auxílio acidente; -Pensão por morte; -Aposentadoria (especial e por idade); -Auxílio invalidez; -Auxílio doença. Essa contribuição se dá de duas formas, por meio do plano normal ou plano simplificado. A diferença é que o primeiro dá direito a aposentadoria por tempo de serviço e o segundo não. Assim pode-se optar pela alíquota do INSS de 20% sobre o salário contribuição, onde o limite é o teto e corresponde ao código 1007, ou pela alíquota de 11% do salário mínimo, representada pelo código 1163. Para acessar é só seguir os seguintes passos: 1. Acessar o portal do “meu inss” e clicar para se inscrever como filiado do RGPS 2. Ao realizar a inscrição deve-se escolher a opção “contribuinte individual” 3. Em seguida é só escolher a faixa de contribuição (alíquota) 4. Por último basta emitir a Guia da Previdência Social (GPS) e realizar o pagamento Essa adesão pode ser online, mas em caso de dúvidas é procurar uma agência do INSS ou ligar para o número 135. ___________________ Pra mais informações contábeis, siga nosso instagram: @dmais_contabilidade
Secretaria de Saúde divulga cronograma para quem tomou 1ª dose até 6 de abril

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o cronograma de vacinação para quem tomou a 1ª dose da vacina Coronavac até o dia 6 de abril. A aplicação da 2º dose do imunizante acontecerá em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do município. Quem tomou a 1ª dose até dia 3 de abril, deve procurar uma das unidades já nesta terça-feira, dia 18. Quem tomou a 1ª dose até dia 4 de abril, deve receber a segunda dose na quarta-feira, dia 19. Na quinta-feira (20), devem receber a segunda dose quem tomou a D1 até dia 6 de abril. adSenseBoxX Ao todo, 12 UBS's estão abertas para aplicação da segunda dose Coronavac nos bairros Walfredo Gurgel, Boa Vista, Estrada da Raiz, Abolição 4, Quixabeirinha, Liberdade 1, Vingt Rosado, Lagoa do Mato, Abolução 2, Centro, Alto de São Manoel e Alto da Conceição. As unidades estarão abertas das 8h às 16h. Lista de UBS's: UBS Vereador Durval Costa – Walfredo Gurgel UBS Raimundo Renê Dantas – Boa Vista UBS Dr. Joaquim Saldanha – Estrada da Raiz UBS Dr. Cid Salém Duarte – Abolição 4 UBS Sueldo Câmara – Quixabeirinha UBS Francisco Pereira de Azevedo – Liberdade 1 UBS Dr. Agnaldo Pereira – Vingt Rosado UBS Dr. José Fernandes de Melo – Lagoa do Mato UBS Enfermeira Conchita da Escóssia – Abolição 2 Centro Clínico Evangélico Edgard Bularmaqui – Centro UBS Maria Soares – Alto de São Manoel UBS Dr. José Leão – Alto da Conceição