Assembleia Legislativa do RN adia nomeação de membros da CPI da Covid

Por 13 votos a 10, o plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, acatou nesta quinta-feira (1), requerimento de autoria do deputado Francisco do PT, líder do Governo do RN na Casa Legislativa, adiando por cinco sessões a nomeação dos membros, fixação de data para reunião e eleição dos cargos de presidente e vice-presidente e designação de relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para fiscalizar contratos do governo do RN durante a pandemia da Covid-19. “Informo que teremos até cinco sessões para voltarmos a deliberar sobre essa matéria”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), ao encerrar a votação. O deputado estadual Francisco do PT solicitou, através de requerimento oral, com base no artigo 210, inciso 1º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, suspensão da escolha dos membros que irão integrar a CPI da Pandemia no âmbito da Assembleia Legislativa. adSenseBoxX “Estou aqui exercendo um direito regimental, que nos garante, enquanto parlamentar, bancada e líder do Governo, que possamos nos utilizar desse expediente”, argumentou Francisco. O pedido de Francisco do PT foi questionado pelo deputado Getúlio Rêgo (DEM). “Estranha a movimentação do deputado Francisco ao dizer que houve intervenção de fora para dentro na Casa. Isso deixa claro que o Governo se preocupa com a instalação da CPI nesta Casa”, disse Getúlio Rêgo. Para Getúlio Rêgo, na prática, o objetivo do requerimento do líder do governo é o adiamento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Covid – que visa investigar os atos do Governo do Estado durante o combate à pandemia do novo coronavírus com recursos do Governo Federal. adSenseBoxX O deputado José Dias (PSDB) demonstrou surpresa com o pedido do parlamentar. “Estou há 35 anos aqui e durante todo esse tempo não vimos nenhum Governo fazer movimento como o que a administração estadual está fazendo, para a não instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito nesta Casa”, frisou. Sobre o assunto o deputado Vivaldo Costa disse que a hora é de união e não de radicalismo. “Nós precisamos de uma trégua. Nós precisamos confiar na ciência. Temos que nos unir para enfrentar a pandemia que não acabou. Temos que nos unir para enfrentar uma seca que toma conta desse Estado, mas infelizmente o que vemos é um clima de radicalismo ideológico nesta Casa”, lamentou. Ainda se pronunciaram os deputados George Soares (PL), Isolda Dantas (PT), Eudiane Macedo (Republicanos) e Kelps Lima (SDD).
Fátima Bezerra cumpre agenda em Mossoró nesta sexta-feira

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), cumpre agenda em Mossoró nesta sexta-feira (2). O primeiro compromisso de Fátima será às 10h no Hospital da Mulher. Logo após, a governadora visita a reforma da sede e ao novo corpo técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). Às 14h30, Fátima visita o ambulatório LGBTQIA+ da UERN. adSenseBoxX Ainda durante a tarde, a governadora visita a Escola Estadual Gilberto Rola, no Assentamento Maisa, na zona rural. No sábado (3), a governadora Fátima cumpre agenda em Serra do Mel e Assu.
Criminoso se passa por passageiro e assalta ônibus com quase 40 pessoas em Mossoró

Um ônibus com 40 passageiros foi assaltado nesta quinta-feira (1º), em Mossoró. Segundo a empresa, um dos criminosos estava dentro do veículo se passando por passageiro. Ainda de acordo com a empresa, o ônibus saiu da rodoviária de Mossoró às 7h com destino a Natal. Quando o veículo passou pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o criminoso que estava dentro do ônibus anunciou o assalto. adSenseBoxX O motorista foi obrigado a parar o ônibus no acostamento. Um veículo com outros assaltantes seguiam o ônibus. Após a ação, os bandidos fugiram levando pertences das vítimas e do motorista. Entre as vítimas, estava um policial militar que teve a arma levada pelos assaltantes. A PRF e a Polícia Militar foram acionadas, mas nenhum suspeito foi identificado e preso.
Covid-19: deputado apresenta projeto para incluir frentistas no grupo prioritário de vacinação

O deputado federal Beto Rosado (PP) apresentou o Projeto de Lei Nº 2375 que inclui os trabalhadores de postos de combustível como prioridade na vacinação contra a covid-19. Segundo o deputado, o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ligado ao Ministério da Economia, constatou que o número de mortes desses profissionais no início de 2021 foi 68% maior que o dos meses de janeiro e fevereiro de 2020. O parlamentar reforça que esse fato foi noticiado pelo jornal “El País” e que esses trabalhadores possuem um alto risco de contrair a doença. Beto diz que é necessário proteger essa categoria profissional já tão exposta a riscos de toda ordem e que vai contar com o apoio dos seus colegas parlamentares para aprovação desse importante Projeto de Lei. “Cabe a nós, deputados, tentar encontrar e incluir as categorias de profissionais mais vulneráveis nos grupos prioritários de vacinação. Com essas medidas, conseguimos proteger esses trabalhadores e os clientes que estão utilizando o serviço, como também suas famílias”, disse o deputado.
Startup mossoroense é selecionada para programa de inovação internacional

A SolarZ, uma Startup mossoroense que atua no mercado de energia solar, foi selecionada para a Starter Business Acceleration 2021, programa de inovação aberta da EDP, que é uma multinacional atuante em toda a cadeia de valor do setor elétrico. Para a seleção, foram avaliadas 736 startups de 78 países diferentes, das quais apenas 10 foram aprovadas na etapa final. O programa analisa iniciativas em sete categorias: soluções para clientes, inovação digital, armazenamento de energia, energias limpas, redes inteligentes, acesso à energia e processos internos inovadores. Durante o programa, as startups vão ter acesso a benefícios, como o aconselhamento de mentores e especialistas ligados à indústria de energia, experts em inovação, para apoiar o piloto e dar projeção internacional ao mesmo. adSenseBoxX Sobre a SolarZ A SolarZ é uma empresa que oferece uma plataforma de monitoramento de usinas solares, possibilitando às empresas instaladoras de energia solar, o acompanhamento em tempo real das informações técnicas dos sistemas e informações de gestão dos clientes, tais como a geração, consumo, payback, créditos, chamadas e outras. A startup, que está presente em todos os estados brasileiros, já é detentora do maior Market Share do mercado, e possui cerca de 75 mil unidades consumidoras de energia solar utilizando a ferramenta. De acordo com o CEO, Thiago Silvano, a SolarZ possui o plano de, até o final de 2021, atingir 50% de ocupação do mercado de monitoramento solar (atualmente 30%).
PM abre sindicância contra Sargento por postagens contra Fátima Bezerra

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte instaurou uma sindicância contra o 3º Sargento da corporação Evandro Gonçalves da Silva Junior. O motivo são publicações feitas em redes sociais “em desfavor” da governadora do estado Fátima Bezerra (PT), diz portaria publicada no Boletim Geral nº 123. Segundo o documento, o fato ocorreu no mês de abril deste ano com ampla repercussão nas mídias sociais. Em resposta a sindicância, o sargento Gonçalves disse que nunca respondeu processo criminal ou administrativo por desvio de conduta em seus 17 anos de serviço prestado a PM. “Sou honesto, e extremamente profissional no desempenho da atividade Policial”, disse. adSenseBoxX “Infelizmente, com esta conduta uma governadora esquerdista Fátima Bezerra e os seus afilhados, demonstram mais uma vez que São perseguidores. Vivem um atacar, não apenas ao Sargento Policial Militar, mas, uma democracia. São inimigos da liberdade de opinião”, relatou Gonçalves. Ainda segundo o sargento, existe “dois pesos e duas medidas” quando o assunto é sindicância contra policiais. “Policiais da “Patrulha Vermelha”, “Policiais” anti-fascistas “comunistas, vivem atacando sem fundamentos, o presidente da república, o chefe da nação, de” genocida “, e não se apura, mas, vivem perseguindo, abrindo procedimento administrativo, para apurar meus posicionamentos indagatórios ao governo do RN, como por exemplo, quando pergunto aonde está os 5 MILHÕES DOS RESPIRADORES QUE NUNCA CHEGARAM AO ESTADO (SIC)”, disse.
Estudo comprova que ivermectina não é eficaz contra covid-19

A ivermectina, usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas, não é eficaz no tratamento da covid-19. A conclusão é de um estudo que foi publicado nesta semana na mais importante revista científica de infectologia, a Clinical Infectious Diseases, da Oxford University Press. O estudo foi realizado por pesquisadores que fizeram uma revisão sistemática de outros estudos já publicados utilizando uma ferramenta de meta-análise. Eles escolheram ensaios clínicos randomizados (RCTs) publicados e pré-impressos avaliando os efeitos da ivermectina em pacientes adultos com covid-19 e que foram pesquisados até 22 de março de 2021. adSenseBoxX Para chegar à conclusão, o grupo definiu desfechos primários para avaliar a eficácia da droga. São eles: tempo de internação e eventos adversos, além de eliminação viral e eventos adversos graves como desfechos secundários. Ao final, os autores concluíram que “em comparação com tratamento padrão ou placebo, a ivermectina não reduziu todas as causas de mortalidade, tempo de internação ou depuração viral em estudos controlados por placebo em pacientes com covid-19, principalmente com doença leve”. E acrescenta: “ivermectina não é uma opção viável para tratar pacientes com covid-19”.
Operação da PF e CGU cumpre mandados e investiga compra de respiradores em Natal

G1 RN Uma operação deflagrada pela Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal cumpre mandados nesta quinta-feira (1º) em uma investigação sobre supostas irregularidades na compra de ventiladores pulmonares para o Hospital de Campanha de Natal. Os equipamentos seriam superfaturados. A Operação Rebotalho cumpre quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Aparecida de Goiânia e Goiânia, em Goiás. Um dos alvos foi a Secretaria Municipal de Saúde da capital potiguar. Segundo a Controladoria Geral da União, a investigação aponta irregularidades na aquisição de 20 ventiladores pulmonares pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal, no valor de R$ 2.160.000, que seriam utilizados no Hospital de Campanha da capital, montado durante a pandemia da Covid-19. adSenseBoxX De acordo com a CGU, levantamentos indicaram que os equipamentos comprados tinham origem e qualidade duvidosas e alguns já apresentaram defeitos na entrega. “Também foi constatado que a vida útil dos ventiladores pulmonares já se encontrava, quase na sua totalidade, expirada e que alguns equipamentos adquiridos haviam sido descartados por instituições/hospitais por serem obsoletos ou inservíveis”, informou. Segundo a Polícia Federal, alguns dos equipamentos já tinham 15 anos de uso e parte deles possui origem clandestina, porque a empresa fabricante informou que os números de série não correspondem aos equipamentos produzidos por ela. A Justiça determinou o bloqueio de bens, direitos ou valores pertencentes aos envolvidos. A identidade dos investigados ainda não foi revelada. Ainda segundo o órgão, a aquisição dos ventiladores ocorreu através de um processo de dispensa de licitação fraudulento, aberto apenas para simular aparente regularidade da compra que foi feita a uma empresa previamente escolhida e sem realização da pesquisa de preços de mercado. Conforme dados levantados pelos investigadores, a Prefeitura de Natal comprou os ventiladores pulmonares “usados” por preço superior em mais de 100% ao cobrado pela indústria por equipamentos novos, da mesma marca, e com especificações técnicas superiores. O prejuízo potencial causado aos cofres públicos é da ordem de R$ 1.433.340. adSenseBoxX O município de Natal (RN) recebeu mais de R$ 350 milhões em 2020 do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Desse valor, R$ 107,6 milhões foram destinados especificamente para ações de prevenção e combate ao coronavírus. “A má aplicação desses recursos dificulta ainda mais o enfrentamento da pandemia, uma vez que diminui o já escasso orçamento público necessário para as ações de saúde necessárias para o bom atendimento às vítimas de Covid-19”, considerou a CGU. Crimes investigados Segundo a Polícia Federal são investigados possíveis crimes de dispensa indevida de licitação e peculato na aquisição dos respiradores. Se condenados, os responsáveis poderão cumprir penas de até 17 anos de reclusão. O nome da operação faz alusão ao estado dos equipamentos adquiridos. “Rebotalho” significaria algo que não tem mais valor ou utilidade.