Liga vai realizar triagem gratuita para detecção do câncer de mama

Referência no tratamento oncológico em Mossoró e região, a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer vai promover durante este mês de outubro uma triagem gratuita de pacientes com suspeita deste tipo de câncer. Para participar, a paciente deve apresentar exame de imagem realizado pelo menos nos últimos 12 meses, que aponte alguma alteração. A partir das 13h do dia 15 de outubro, as pacientes podem procurar o Hospital da Liga Mossoroense (antiga Casa de Saúde Santa Luzia) onde serão atendidas. Além do exame de imagem (mamografia, ultrassonografia de mama ou ressonância), a paciente deve levar documento de identificação oficial com foto e o cartão do SUS. adSenseBoxX O atendimento será realizado pelo Mastologista da LMECC, Dr. Dennys Fowler, por ordem de chegada, não sendo necessário agendamento prévio. Quem confirmar a suspeita será encaminhado para realizar tratamento na própria Instituição. Para mais informações ou dúvidas, pode-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Liga Mossoroense pelo telefone (84) 3323-7700, acessar o site www.ligamossoroense.org ou o instagram oficial da Instituição @lmecc.solidariedade.
Baraúnas goleia o Parnamirim e vai à semifinal da 2ª divisão do Estadual

O Baraúnas goleou o Parnamirim por 5 a 0 na noite desta quinta-feira (30), no Estádio Nogueirão, em Mossoró. Com a vitória, o Baraúnas ultrapassou o rival Mossoró EC na classificação e garantiu a segunda vaga na semifinal da competição. Para se classificar à semifinal, o Baraúnas precisava vencer e torcer por um tropeço do Mossoró EC fora de casa. Em Currais Novos, o MEC não teve o mesmo sucesso do Leão e perdeu por 2 a 1 para o Potyguar. adSenseBoxX Com o encerramento da última rodada, a classificação do Grupo A da 2ª divisão do Campeonato Estadual terminou com o Potyguar em 1ª com 16 pontos, seguido por Baraúnas com 9, Mossoró com 6 e Parnamirim com 1. Semifinal Os confrontos serão definidos nesta sexta-feira (1º), com o encerramento dos jogos do Grupo B. Já classificados, Visão Celeste (11 pontos) e Riachuelo A.C (10 pontos) se enfrentam às 15h no Nazarenão para definir a ordem final da classificação.
Começa hoje a campanha nacional de multivacinação

Começa nesta sexta-feira (1º) a Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibilizará 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. A campanha foi lançada oficialmente ontem (30) pelo Ministério da Saúde e vai durar até o dia 29 de outubro. O público-alvo é formado de crianças e adolescentes até 15 anos. adSenseBoxX Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Ex-prefeito de Natal sofre acidente na Serra de Martins

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves sofreu um acidente automobilístico perto da cidade de Martins. Ele, o motorista e mais duas pessoas desciam a serra de Martins, quando o veículo sobrou em uma curva. As informações são do Blog do Gustavo Negreiros. adSenseBoxX Carlos Eduardo sofreu um impacto no acidente, recebeu atendimento médico, mas não teve ferimentos e passa bem. O ex-prefeito de Natal pernoitou em uma pousada na cidade de Martins e suspendeu a programação intensa que tinha na região, hoje e sábado.
Anvisa: vacinas em uso no Brasil não são experimentais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um comunicado para esclarecer que as vacinas em uso no Brasil não são experimentais e todas tiveram seus dados de eficácia e segurança avaliados e aprovados pela agência reguladora, com o uso dentro das indicações aprovadas. “Todas as vacinas em uso no Brasil tiveram condução de estudo de fase três de pesquisa clínica e já encerraram esta etapa”, afirma o comunicado. Segundo a Anvisa, nenhuma vacina em uso no país foi dispensada de apresentação de dados de fase três da pesquisa clínica. “Outros estudos adicionais podem e são conduzidos para aspectos específicos, como exemplo ampliação de público”, destaca o comunicado. adSenseBoxX Suspeita de covid-19 A Anvisa ressalta ainda que pessoas já vacinadas contra a covid-19 mas que apresentem sintomas da doença devem passar por um exame de diagnóstico a pedido de um médico, que deve estar sempre atento ao quadro clínico apresentado pelo paciente. “Mesmo que sejam leves, sintomas como febre, cansaço, tosse, perda de paladar ou olfato, dor de cabeça e outros podem indicar que o indivíduo contraiu o novo coronavírus (Sars-CoV-2), mesmo após a vacinação”, afirma a agência reguladora. Segundo a Anvisa, as vacinas autorizadas para uso no Brasil não interferem em resultados de exames de diagnóstico da doença. “Isso porque a tecnologia utilizada nos testes é o de ensaio molecular (RT-PCR) ou teste rápido de antígenos virais, que têm como foco identificar a circulação do vírus no organismo, no momento em que o exame é realizado”, informa a agência.