Sabatina da OAB Mossoró expõe perfis distintos dos candidatos à presidência da Ordem

A sabatina OAB em Ação, de iniciativa da própria instituição, foi realizada nesta segunda, dia 15, exibida no Canal 10 da TCM. Os advogados que pleiteiam o cargo à presidência responderam questionamentos sobre prerrogativas, advocacia feminina, atuação das comissões temáticas, interiorização, entre outros. O candidato Luiz Carlos foi o primeiro no sorteio que previamente estabeleceu a ordem. O advogado da chapa OAB Para Fazer Mais demonstrou segurança nas respostas. Conseguiu expor de forma clara os argumentos. “Na OAB o diálogo deverá prevalecer na defesa das prerrogativas”, citou Luiz, onde foi questionado sobre a defesa dessa pauta. adSenseBoxX Sobre a advocacia feminina, Luiz detalhou o projeto de uma sala para as mães advogadas, que funcionará como um apoio para a amamentação. Outra proposta é a realização de campanhas anuais de enfrentamento à violência contra a mulher, envolvendo ainda o combate ao assédio moral e sexual. Na ordem, a segunda a responder os questionamentos foi a advogada Vânia Furtado. A candidata não conseguiu planejar o tempo de fala, em alguns momentos sobrando tempo para concluir o raciocínio. Em um dos momentos mais críticos, ela disse que “não via como necessária a interiorização”, se referindo ao trabalho da Subseccional nas cidades circunvizinhas. Já o candidato Hermerson Pinheiro foi o último a responder as perguntas. Iniciou sem um vídeo elaborado para a sabatina, pedido feito pela OAB. Com material ainda da pré-campanha. adSenseBoxX Destacou ser um candidato de oposição, mas criticou a gestão sem apresentar um argumento claro sobre quais as críticas são feitas. Se resumiu a tratar do tema prerrogativas de forma superficial e sem uma defesa clara das propostas. Também não demonstrou segurança ao conduzir os temas. A sabatina foi uma oportunidade para que os eleitores, advogados regularmente inscritos e com anuidade em dia, possam definir o voto. Com uma boa parte de indecisos, o programa de TV expôs perfis bem distintos na disputa à presidência da OAB Mossoró. Resta ao advogado decidir o voto. A eleição acontece na próxima sexta, dia 19.
Pfizer autorizará versões genéricas de comprimido contra covid-19

A Pfizer informou, nesta terça-feira (16), que permitirá que fabricantes de genéricos forneçam seu comprimido antiviral contra covid-19 em 95 países de renda baixa e média, por meio de um acordo de licenciamento com o Grupo de Patentes de Medicamentos (MPP). O acordo de licenciamento voluntário entre a Pfizer e o MPP permitirá que o grupo, apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), conceda sublicenças para fabricantes de genéricos qualificados produzirem suas próprias versões do PF-07321332. A Pfizer venderá os comprimidos que fabrica com a marca Paxlovid. A farmacêutica, que também produz uma das vacinas contra a covid-19 mais amplamente usadas, diz que o comprimido reduziu a chance de hospitalização ou morte de adultos com risco de doenças graves em 89% em seu estudo clínico. O remédio será usado em combinação com o ritonavir, um medicamento de tratamento de HIV que já tem versão genérica. O acordo de licenciamento da Pfizer vem na esteira de um arranjo semelhante da rival MSD para a fabricação de genéricos de seu tratamento contra a doença. Os acordos são arranjos incomuns que reconhecem a necessidade premente de tratamentos eficazes e a pressão que as farmacêuticas sofrem para tornar seus medicamentos capazes de salvar vidas, acessíveis a custo muito baixo. adSenseBoxX “Estamos extremamente satisfeitos por ter mais uma arma em nosso arsenal para proteger as pessoas dos estragos da covid-19”, disse Charles Gore, diretor executivo do MPP, em entrevista. Ele espera que a versão genérica do remédio da Pfizer esteja disponível dentro de meses. Os 95 países no acordo de licenciamento cobrem cerca de 53% da população mundial e incluem todos os de renda baixa e média-baixa, além de alguns de renda média-alta da Ãfrica subsaariana. Também estão entre eles países que passaram da condição de renda média-baixa para renda média-alta nos últimos cinco anos, disseram a Pfizer e o MPP. “Acreditamos que tratamentos orais de antivirais podem desempenhar papel vital na redução da gravidade das infecções de covid-19. Precisamos trabalhar para fazer com que todas as pessoas – independentemente de onde moram ou de suas circunstâncias – tenham acesso a esses avanços”, disse o executivo-chefe da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado. A Pfizer dispensará os direitos autorais nas vendas para países de renda baixa e outros países cobertos pelo acordo, enquanto a covid-19 continuar sendo classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de relevância internacional.
Homem é morto a tiros no dia do seu aniversário em Mossoró

Um homem foi morto a tiros tarde desta terça-feira (16), no bairro Belo Horizonte, em Mossoró. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava completando 28 anos hoje. De acordo com PM, Albeci Avelino da Fonseca Filho, foi morto enquanto trafegava em uma motocicleta pela rua Pedro Gomes de Oliveira. Ele trabalhava como gesseiro. adSenseBoxX Ainda não há informações sobre a motivação. O crime será investigado pela Polícia Civil. Esse foi o terceiro crime de homicídio registrado em Mossoró nesta terça-feira. Mais cedo, mãe e filho foram assassinados dentro de um carro de aplicativo no bairro Abolição IV.
MP abre inquérito para investigar contrato milionário da Prefeitura de Mossoró

O Ministério Público Estadual (MPRN) instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades em um contrato de quase R$ 25 milhões da Prefeitura de Mossoró com a empresa Serviços de Assistência Médica e Ambulatorial (SAMA). As informações são do Jornal de Fato. A decisão é da promotora de Justiça Patrícia Antunes Martins, da 19ª Promotoria de Justiça de Mossoró. Trata-se do contrato 09/2021, assinado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) com valor exato de R$ 24.849.000,00. O contrato foi assinado com dispensa de licitação (inexigibilidade) sustentada pelo decreto de calamidade financeira, instrumento usado pelo gestor municipal para, possivelmente, driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). adSenseBoxX É incalculável o volume de recursos públicos contratos pela gestão Allyson Bezerra com dispensa de licitação, amparado pelo decreto de calamidade financeira. Aliás, o tal decreto é instrumento de investigação no Ministério Públicos de Contas, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que está pronto para julgamento. O que mais chama a atenção é que a Prefeitura de Mossoró, em nenhum momento, se apresentou com quadro de insuficiência financeira. Os serviços não foram paralisados, salários dos servidores em dia e muitas obras em andamento. Não existe qualquer cenário que justifique decreto de calamidade financeira.
Mãe e filho são mortos a tiros dentro de carro em Mossoró

Mãe e filho foram mortos a tiros na manhã desta terça-feira (16), em Mossoró. Segundo a Polícia Militar, as vítimas foram mortas dentro de um veículo de transporte por aplicativo no bairro Abolição IV. As vítimas foram identificadas como Júlio Pedro da Silva Lopes, de 18 anos, e Kaliane Priscila da Silva. adSenseBoxX De acordo com a PM, o crime ocorreu quando os dois voltavam da Delegacia de Furtos e Roubos onde Júlio foi prestar depoimento como suspeito de roubo. O motorista do veículo não ficou ferido. O duplo homicídio será investigado pela Delegacia de Homicídios.
Enem vai ocorrer na mais absoluta tranquilidade, diz presidente

Já no fim de sua agenda em Dubai, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ocorrer na mais absoluta tranquilidade. A aplicação das provas está prevista para os dias 21 e 28 deste mês. Após participar de uma série de atividades na Expo 2020, Bolsonaro comentou a saída de 37 servidores, ligados a cargos em comissão, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na semana passada. Os funcionários afirmam que os pedidos de exoneração ou dispensa do cargo se deram por conta da “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep” e que “não se trata de posição ideológica ou de cunho sindical”. adSenseBoxX “Conversei muito rapidamente com o Milton [Ribeiro, ministro da Educação]. Seria bom vocês conversarem com eles, o que levou àquelas demissões. Não quero entrar em detalhes, mas é um absurdo o que se gastava com poucas pessoas lá”, disse Bolsonaro. “Começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém está preocupado com aquelas questões absurdas do passado que caíam, temas de redação que não tinham nada a ver com nada. Realmente algo voltado para o aprendizado”, completou. Inep Na semana passada, o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, já havia descartado a possibilidade de riscos quanto à realização do Enem. “Reforço que as aplicações estão garantidas, pois as fases preparatórias já foram concluídas, restando a distribuição das provas para a sua aplicação”, disse, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. “As provas estão prontas e as equipes já foram capacitadas. Está tudo certo, não se preocupem”, completou.
Brasil busca revanche contra Argentina após vice na Copa América

A classificação à Copa do Mundo do Catar já estar assegurada em nada diminui o peso de um clássico entre Brasil e Argentina. Nesta terça-feira (16), às 20h30 (horário de Brasília), os rivais sul-americanos duelam pela 14ª rodada das Eliminatórias, no estádio Bicentenário, na cidade argentina de San Juan. O duelo opõe os dois primeiros colocados do torneio classificatório. Invicto, o Brasil lidera com 34 pontos (11 vitórias e um empate) e tem o melhor ataque (27) e a defesa menos vazada (quatro). A Argentina também não sabe o que é derrota na disputa e aparece em segundo lugar com 28 pontos (oito vitórias e quatro empates). Apesar de o Brasil estar com a vida resolvida rumo à Copa, Tite fechou o último treino antes da viagem à Argentina, na segunda-feira (15), liberando apenas o registro de imagens do aquecimento na transmissão do canal da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no YouTube. No domingo (14), o técnico esboçou a provável formação que mandará à campo nesta terça-feira com três novidades em relação à equipe que venceu a Colômbia por 1 a 0 na última sexta-feira (12), na Neo Química Arena, em São Paulo: o zagueiro Thiago Silva, o volante Casemiro (suspenso) e o atacante Gabriel Jesus deram lugar a Éder Militão, Fabinho e Matheus Cunha, respectivamente. adSenseBoxX A única diferença neste time será Neymar, já que o atacante sentiu dores no adutor da coxa esquerda no treino de segunda (15) e sequer viajou à San Juan. O provável substituto será Vinícius Júnior, que também atua pelo lado esquerdo. Assim, a seleção deve enfrentar a Argentina com Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Matheus Cunha e Vinícius Júnior. Desta provável equipe, quatro jogadores estiveram em campo no último embate contra os argentinos, em 10 de julho deste ano, de lembrança amarga para os brasileiros. Naquele dia, o Brasil foi superado pelo maior rival por 1 a 0, na decisão da Copa América, no Maracanã. Danilo, Marquinhos, Fred e Lucas Paquetá foram titulares no Rio de Janeiro, enquanto Vinícius Júnior entrou no segundo tempo, no lugar de Everton Cebolinha. O gol de Ãngel Di Maria, ainda na etapa inicial, sacramentou o primeiro título do também atacante Lionel Messi vestindo a camisa alviceleste. O astro do Paris Saint-Germain (França) foi confirmado pelo técnico Lionel Scaloni como titular. O camisa 10 está recuperado de lesões no joelho e no posterior da coxa, que o deixaram fora dos dois últimos compromissos do time francês. Preservado, ele só atuou 14 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai, na sexta passada, no estádio Campeón del Siglo, na capital uruguaia Montevidéu. adSenseBoxX Caso derrote o Brasil, a Argentina se assegura no Catar se o Uruguai, sexto colocado, não derrotar a Bolívia no estádio Hernando Siles, na capital boliviana La Paz, também nesta terça-feira, às 17h. A provável formação será a mesma da final da Copa América: Emiliano Martínez; Gonzalo Montiel, Cristian Romero, Nicolás Otamendi e Marcos Acuña; Leandro Paredes, Giovani Lo Celso e Rodrigo De Paul; Lionel Messi, Lautaro Martinez e Ãngel Di María. O primeiro encontro pós-Copa América teria ocorrido em 5 de setembro, mas a partida na Neo Química Arena foi suspensa com cinco minutos de bola rolando, após Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Polícia Federal interromperem o jogo. A decisão foi tomada, segundo a Anvisa, porque quatro jogadores do time argentino foram a campo mesmo com a determinação da agência de que deveriam cumprir isolamento no hotel. Eles teriam descumprido regras sanitárias brasileiras de controle à pandemia do novo coronavírus (covid-19), segundo as quais “viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, Ãfrica do Sul, Irlanda do Norte e Ãndia, estão impedidos de ingressar no Brasil”.