Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sob pressão, Allyson recua e renova contrato com médicos da UTI pediátrica

Foto: Reprodução

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) recuou da decisão de não renovar o contrato com a Neoclínica, responsável pela UTI pediátrica de Mossoró, o que representaria riscos à saúde das crianças da cidade e região. Nesta segunda-feira, 27, através de nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde comunicou que a Prefeitura “formaliza com a Neoclínica um novo contrato para prosseguir com os serviços na UTI pediátrica.” As informações são do De Fato. O interesse da gestão municipal era trocar a Neoclínica pela cooperativa SAMA, que mantém contratos milionários com o município, alguns sendo investigados pelo Ministério Público Estadual (MPRN). Só que a direção da SAMA comunicou à Prefeitura, hoje, que não teria os profissionais em seus quadros. Os médicos intensivistas da Neoclínica cumpririam hoje o último dia do contrato. Se não houvesse a renovação, a partir desta terça-feira, 28, a UTI Pediátrica deixaria de funcionar por falta de profissionais. Dessa forma, o prefeito Allyson se viu obrigado a formalizar novo contrato com a Neoclínica, uma vez que o MPRN havia recomendado ao município que fosse adotada toda e qualquer medida necessária ao funcionamento ininterrupto do serviço. adSenseBoxX Na recomendação, o MP alertou que “caso haja descontinuidade dos serviços, o município poderá ser responsabilizado civil e criminalmente, diante de eventual dano à saúde de crianças, usuários do Sistema Único de Saúde.” A UTI pediátrica está em funcionamento há mais de oito anos, atendendo, em média, 300 pacientes por ano, acolhendo crianças com as mais diferentes enfermidades e ofertando o suporte multiprofissional que estas demandam. A recomendação ministerial leva em consideração que a unidade é a única presente em Mossoró e região, bem como, que o exercício da atividade médica por profissional intensivista pediátrico e médicos pediatras habilitados para compor a escala é essencial para o funcionamento de uma unidade intensiva pediátrica. Eventual paralisação abrupta do referido atendimento especializado de UTI colocaria em risco a vida de diversas crianças, tendo em vista a ausência do serviço nesse Município e municípios vizinhos.

Lawrence sofre duas derrotas na justiça em torno do orçamento de Mossoró

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (27) o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou o pedido da Câmara Municipal de Mossoró, representada por Lawrence Amorim (Solidariedade), para reverter a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que determinou a devolução do projeto do orçamento municipal de Mossoró, do ano de 2022, para correção da Prefeitura. Com essa decisão, a Câmara Municipal de Mossoró acumula duas derrotas na justiça. O processo judicial iniciado pelos vereadores Pablo Aires (PSB), Zé Pexeiro (PP), Francisco Carlos (PP) e Larissa Rosado (PSDB), denuncia o descumprimento da lei no projeto orçamentário enviado à Câmara pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). adSenseBoxX O que é curioso, nesse caso, é que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) não recorreu da decisão, enquanto o presidente da Câmara, que deveria representar os interesses dos vereadores, tenta a todo custo derrubar a decisão que restou por fortalecer o trabalho da casa legislativa, possibilitando aos vereadores participação mais direta no orçamento municipal através das emendas impositivas. A última instância é o Supremo Tribunal Federal. Será que o Presidente Lawrence seguirá em frente na defesa pela Prefeitura?

Após 18 horas, energia na Nova Mossoró é normalizada

Foto: Divulgação

A energia no bairro Nova Mossoró foi normalizada no início da noite desta segunda-feira (27). Segundo a Cosern, 800 metros da rede elétrica do bairro foi reconstruída. Em nota, a Cosern afirmou que a rede elétrica foi danificada após “fortes chuvas registradas na cidade na noite deste domingo (26), acompanhada de fortes ventos e descargas atmosféricas (raios)”. adSenseBoxX Já os moradores relatam que o problema não tem ligação com a chuva, tento em vista que as quedas de energia têm sido rotineiras, principalmente durante a madrugada. Só nos últimos dias, os moradores relatam que foram mais de 25 horas sem energia: “Na madruga de sexta-feira (24) ficamos 5 horas sem energia, na noite de sábado foram mais 5 horas e hoje foi mais de 18 horas”.

Telhado de salão paroquial de convento desaba após chuva em Mossoró

Foto: Hugo Andrade

O telhado do salão paroquial do Convento Franciscano, em Mossoró, desabou durante a chuva registrada na madrugada desta segunda-feira (27). No local só havia mobília e ninguém ficou ferido. As informações são do G1. De acordo com o Frei Alleanderson Brito, o acidente aconteceu por volta de 0h40, mas só durante a manhã ele percebeu que o telhado havia caído. O salão fica ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Alto da Conceição. adSenseBoxX No local eram realizados os encontros e reuniões entre a comunidades e as pastorais da igreja. No momento em que o teto desabou, só havia cadeiras, ventiladores e um birô no salão. Segundo informações da Defesa Civil do município, o pluviômetro da prefeitura registrou 53 milímetros de chuva no bairro durante a madrugada. O Frei Alleanderson Brito, responsável pelo convento, disse que o valor do prejuízo não foi contabilizado. A congregação está realizando uma campanha para a reconstrução do teto do salão paroquial. O telefone para contato é o (84) 99800 -2417.

Morre em Mossoró o empresário Dix-sept Rosado

Foto: Reprodução

Morre o empresário Jerônimo Dix-sept Rosado Filho, em Mossoró. Ele estava internado em UTI do Hospital Wilson Rosado havia dias, lutando contra um câncer no intestino.  No final da manhã desta segunda-feira, 27, a família recebeu o comunicado da equipe técnica que ele havia sofrido morte encefálica, que é a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Mas, como o coração ainda estava funcionando, a morte não foi anunciada. adSenseBoxX A partir daí, foi iniciado o protocolo de desmame, ou seja, a retirada gradual dos medicamentos e, no inicio da tarde, a morte foi comunicada, com o atestado de óbito assinado. Dix-sept Rosado, 70 anos, é o filho caçula do governador Jerônimo Dix-sept Rosado Maia (falecido em 1951)/Adalgisa de Souza Rosado (falecida em 2013) e irmão dos ex-deputados Carlos Augusto e Carlos Alberto Rosado (Betinho) e da professora Isaura Amélia. O empresário, dono do posto de combustível Leste/Oeste, foi casado duas vezes, primeiro com Délia Maia, e depois com a atual esposa Lúcia Helena Câncio. Ele teve quatro filhos: Dix-sept Rosado Neto, Isaura, Trícia e Carlos Jerônimo. Blog César Santos

Adolescente de 14 anos é baleada na cabeça em Mossoró

Foto: Arquivo/MN

Uma adolescente de 14 anos foi baleada na cabeça na noite deste domingo (26), em Mossoró. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu na Rua Lira Tavares, no bairro Santo Antônio. De acordo com a PM, a adolescente estava sentada na calçada de casa, quando foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta. A jovem foi alvejada com pelo menos cinco disparos de arma de fogo. Os tiros atingiram a região do tórax e um deles acertou a cabeça. adSenseBoxX A adolescente foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio e depois transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), onde foi internada em estado grave. A motivação do crime ainda é desconhecida. Segundo a polícia, o namorado da adolescente foi morto a tiros há uma semana no mesmo local. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Cabo Tony Fernandes é um dos vereadores mais econômicos, diz Câmara de Mossoró

Foto: Reprodução

O Cabo Tony Fernandes acaba de ser apontado como um dos vereadores mais econômicos da atual legislatura, sem uso de combustível, diárias ou passagens. Desde o início do mandato Tony gerou economia de aproximadamente 30 mil reais aos cofres públicos, utilizando somente o salário mensal para pagamento das despesas. Além da economia gerada, Tony foi premiado como vereador mais produtivo com cerca de 300 ações parlamentares em 2021. “Provamos que é possível trabalhar de forma efetiva para o povo sem onerar a máquina pública e ser produtivo”, declarou.

Emparn registra chuvas em Mossoró e mais 93 municípios do RN

Foto: Reprodução

Os pluviômetros da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registraram chuvas em pelo menos 94 municípios potiguares neste domingo (26). A região Oeste teve o maior número de cidades com chuvas, 33 no total. De acordo com a meteorologia, as chuvas devem continuar ao longo dessa semana. As informações são do G1. De acordo com a Emparn o município onde foi registrado o maior volume de chuva foi José da Penha, no Alto Oeste Potiguar, com 74,4 mm. Em Luís Gomes, também no Alto Oeste, os pluviômetros marcaram 67,6 mm. Outro município da região Oeste que também registrou mais de 50 mm de precipitação, foi Almino Afonso, com 51,4 mm. adSenseBoxX Também houve registro de chuvas nas regiões Agreste, Central e Leste. No agreste, Sítio Novo registrou 30,4 mm; na região Central o maior volume foi registrado em Ipueira, que teve 46,6 mm; e no Leste Potiguar, Macaíba teve chuva de 24,2 mm. Em Mossoró a chuva começou no fim da noite de domingo e se estendeu pela madrugada desta segunda-feira (27). Segundo a Emparn, o pluviômetro marcou 39 mm. Chuvas na região Oeste José da Penha – 74,4 mm Luís Gomes – 67,6 mm Almino Afonso – 51,4 mm João Dias – 49,7 mm Rafael Fernandes – 44,5 mm Martins – 42,8 mm Encanto – 41 mm Severiano Melo – 40 mm Mossoró – 39 mm Coronel João Pessoa – 34,4 mm Antônio Martins – 32,2 mm Jucurutu – 31,2 mm Taboleiro Grande – 30,8 mm Venha-Ver – 30,8 mm Itaú – 29,6 mm Patu – 29 mm Felipe Guerra – 28,2 mm Porto do Mangue – 27,8 mm Serra do Mel – 27,4 mm Umarizal – 25,4 mm Alexandria – 22,6 mm Grossos – 22,6 mm Umarizal – 20 mm Olho d’Água do Borges – 19,4 mm Paraú – 19,4 mm Francisco Dantas – 17 mm Caraúbas – 13 mm Alto do Rodrigues – 10,2 mm Pendências – 10,2 mm Itajá – 10 mm Baraúna – 6,6 mm Carnaubais – 6 mm Portalegre – 0,2 mm

Homem reage assalto e é morto a tiros em Mossoró

Foto: Arquivo/MN

Um homem de 29 anos foi morto por um assaltante na noite deste domingo (26), em Mossoró. Magno Borges de Oliveira foi alvejado com dois tiros e morreu ao dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O crime aconteceu na rua Nilza Pires de Almeida, no bairro Bom Jesus. De acordo com informações, Magno foi surpreendido pelo criminoso quando chegava em sua residência. Segundo a Polícia Militar, ele tentou reagir ao assalto com um facão. adSenseBoxX Após atirar na vítima, o bandido conseguiu concretizar o assalto levando um cordão de ouro e um celular. O crime de latrocínio (roubo seguido de morte) será investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró.

Bairros de Mossoró estão há mais de 10 horas sem energia elétrica

Foto: Arquivo/MN

Os moradores do bairro Nova Mossoró estão há mais de 10 horas sem energia elétrica. Moradores do bairro Nova Betânia também tiveram problemas no fornecimento nas últimas horas. Em nota, a Cosern informou que triplicou o número de equipes técnicas para atender as ocorrências. Segundo a companhia, a suspensão do fornecimento de energia foi provocada pelas chuvas. adSenseBoxX “As equipes técnicas estão trabalhando para reestabelecer o fornecimento dos clientes que porventura ainda estão sem energia elétrica o mais rápido e seguro possível”, informou a Cosern. Problema recorrente Segundo moradores do bairro Nova Mossoró, o problema de queda de energia tem sido recorrente. Só nos últimos dias, os moradores relatam que foram mais de 20 horas sem energia: “Na madruga de sexta-feira (24) ficamos 5 horas sem energia, na noite de sábado foram mais 5 horas e hoje já vai com mais de 10 horas”.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.