Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rio Grande do Norte não registra mortes por Covid há 5 dias

Foto: Reprodução

Pelo quinto dia seguido, o Rio Grande do Norte não registrou mortes por Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), foram registrados 23 novos casos do vírus nas últimas 24 horas. adSenseBoxX São 387.375 casos totalizados no Estado até este domingo (2). Com relação aos óbitos no RN, são 7.572 no total. Obitos em investigação são 1.415. Recuperados são 378.053. Casos suspeitos somam 111.375 e descartados são 816.986.

Ministério encerra hoje a consulta pública sobre vacinação de crianças

Foto: Reprodução

Termina às 23h59 deste domingo (2) a consulta pública sobre vacinação contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é “informar e conhecer as dúvidas e contribuições da sociedade científica e da população” sobre a vacinação das crianças nessa faixa etária. No dia 16, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do imunizante Pfizer para o público infantil. Já o Ministério da Saúde disse que a vacinação não deve ser obrigatória e, para a aplicação do imunizante nesta faixa etária, deve ser exigida prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis, mediante assinatura de termo de assentimento. O ministério acrescenta que a inclusão da referida faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação deverá priorizar crianças com deficiência permanente ou comorbidades, bem como aquelas que vivam “em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19”. No caso de crianças sem comorbidade, a ordem de prioridade vai das mais velhas para mais novas, iniciando com o grupo com idade de 10 a 11 anos. adSenseBoxX Resultado Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a decisão do governo sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos será tomada no dia 5 de janeiro. Um dia antes (4) especialistas em imunização vão participar de uma audiência pública sobre a vacinação de crianças em 4 de janeiro. “O encontro promoverá o debate sobre o documento do Ministério da Saúde disponibilizado para a consulta pública”, explicou a pasta. Apesar da consulta, governadores de vários estados brasileiros disseram que, independentemente do resultado obtido, irão vacinar crianças sem necessidade de prescrição médica, conforme preconiza as orientações da Anvisa. Em nota enviada na quinta-feira (30) ao Ministério de Saúde, o governador do Pará, Helder Barbalho, oficializou o pedido de imunizantes para iniciar a vacinação em crianças entre 5 e 11 anos. Segundo o pedido, o estado está articulado junto aos municípios para iniciar a vacinação de imediato em janeiro. Na sexta-feira (31), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, determinou que o presidente da Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga prestem esclarecimentos sobre ato que determinou a realização de consulta pública a respeito da vacinação contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos de idade.

Homem de 44 anos é encontrado morto no Rio Mossoró

Foto: O Câmera

O corpo de um homem de 44 anos foi encontrado boiando nas águas do Rio Mossoró na manhã deste domingo (2). Segundo a Polícia Militar, ele estava desaparecido desde ontem (1º). adSenseBoxX De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), não havia sinais externas de violência no corpo. Ele foi identificado como Márcio Félix da Silva. A causa da morte foi afogamento. Márcio costuma pescar no local, que fica na região da barragem de baixo no bairro Barrocas.

Acumulado de chuvas em dezembro de 2021 foi o maior para o mês dos últimos 30 anos

Foto: Arquivo/MN

Levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) mostrou que o acumulado de chuvas em dezembro de 2021 foi o maior para o mês nos últimos 30 anos em Mossoró. De acordo com o professor de Ciências Naturais e Exatas, Alciomar Lopes, o acumulado deste último mês do ano chegou a 71,3 milímetros e ultrapassou o maior volume que era de pouco mais de 30mm. “O acumulado de dezembro chegou a 71,3mm e passou a ser o maior volume para o mês dos últimos 30 anos. Isso é maravilhoso e indica que, provavelmente, ou com quase certeza, que teremos um bom período chuvoso no próximo ano”, comemorou o professor. Segundo Alciomar, o fator que ocasionou o alto acumulado de pluviometria em dezembro de 2021 na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte foi o esfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial jogando massa de ar frio para o continente. adSenseBoxX “Essa massa de ar frio veio se deslocando do Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará e chegou ao Rio Grande do Norte. Ela convergiu-se com a alta temperatura da nossa região provocando as chuvas que vimos”, disse Alciomar Lopes que ainda destacou outros fatores para a antecipação das precipitações no município em dezembro. “Além do esfriamento das águas do Pacífico Equatorial e da massa de ar frio que chegaram nos sentidos da Amazonas e da Bahia, temos ainda formação do fenômeno La Niña. Esses fatores antecipados, que geralmente ocorrem em janeiro, favoreceram um volume pluviométrico elevado em Mossoró nesse mês de dezembro que se encerra nesta sexta-feira”, explicou. O professor Alciomar Lopes também destacou outro ponto positivo quando há chuvas ocorridas no mês de dezembro em Mossoró. “Temos um dado aqui na Secretaria que mostra que dos 14 dezembros dos últimos 30 anos que ocorreram chuvas, 78% dos anos seguintes foram acima da média”. Segundo ele, a média destes 14 dezembros que houve pluviometria ficou em 14,9mm. Se reunir os dezembros que choveram e não choveram nas três últimas décadas, a média para o mês fica apenas em 6,9mm.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.