Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Contran restabelece prazo de 12 meses para tirar a CNH

Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu o prazo máximo de 12 meses para conclusão do processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), contado a partir de 1º de janeiro de 2022. A decisão é da semana passada e foi publicada no Diário Oficial da União como Deliberação Contran nº 248/21. O prazo para tirar a CNH estava suspenso por tempo indeterminado, como medida para diminuir os impactos da pandemia da covid-19 no Brasil. Pela decisão do Contran, quem tinha processo ativo até 31 de dezembro de 2020, agora terá até 31 de dezembro de 2022 para conclui-lo. Atualmente, o processo para requerer a carteira de habilitação inclui exames de aptidão física e psicológica e aulas teóricas com duração de 45 horas/aula, seguidas de uma prova. Na etapa seguinte, é preciso fazer um curso prático de direção com, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a categoria A (motocicleta) quanto para categoria B (automóvel). Após todas essas etapas, o candidato faz a prova prática. adSenseBoxX Autoescolas O Contran também prorrogou, por um ano, contado desde 3 de novembro de 2021, os prazos para uso dos veículos de aprendizagem em centros de formação de condutores. Pelas regras, os veículos utilizados por autoescolas devem ter tempo máximo de uso. Na categoria A, por exemplo, o prazo é de cinco anos, excluído o ano de fabricação. Para a categoria B, o prazo é de até oito anos, sem contar o ano de fabricação.

Defesa Civil monitora chuvas e intensifica trabalho preventivo em Mossoró

Foto: PMM

Com a chegada do período chuvoso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) intensificou o trabalho de monitoramento de áreas críticas e prevenção a desastres naturais. O Departamento de Monitoramento, Alerta e Desastres acompanha o cenário meteorológico da região e monitora diariamente os pontos críticos da cidade. Segundo a Defesa Civil, o principal problema de alagamentos está relacionado à obstrução de galerias causadas pelo lixo descartado de forma irregular. “O maior problema é o acúmulo de lixo urbano jogado de forma irregular nas vias da cidade, o que acaba causando a obstrução das galerias, bloqueando a passagem da água. É um problema extremamente grave que se ocorrer alguma chuva de maior porte, o lixo vai acabar comprometendo o escoamento da água”, explicou Alcivan Gama, coordenador da Defesa Civil. adSenseBoxX “É muito importante estarmos preparados para o período chuvoso. Nessa perspectiva, a Defesa Civil realiza esse trabalho preventivo para localizar possíveis pontos de alagamentos e a partir daí começar o trabalho em conjunto com outros órgãos do município”, disse Wedson Mariano, coordenador de Monitoramento, Alerta e Desastres. “O trabalho não para, nesse momento as equipes da Defesa Civil estão acompanhando o nível do rio Apodi/Mossoró, bem como os possíveis pontos críticos. Esse trabalho consiste justamente em evitar desastres, possibilitando uma intervenção mais rápida e eficiente”, destacou Cledinilson Morais, secretário de Segurança. Caso precise, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199.

RN confirma os primeiros casos da variante Ômicron

Foto: Reprodução

As duas primeiras amostras positivas da variante ômicron da Covid-19 no Rio Grande do Norte foram confirmadas nesta segunda-feira (3). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), os dois que tiveram o diagnóstico confirmado são homens e residem em Natal. adSenseBoxX De acordo com a Sesap, as duas pessoas já se recuperaram da contaminação e estão bem. As coletas aconteceram em dezembro junto com outras 19 amostras, que foram identificadas como variante delta. Com a confirmação da variante no estado, a Sesap reforça a necessidade da manutenção das medidas sanitárias, pois os estudos apontam esta variante conta com um alto potencial de transmissão.

Câmara quer acelerar reanálise do Orçamento de Mossoró

Foto: Regy Carte/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró se prepara para reanalisar leis orçamentárias, após cumprir a decisão judicial de devolver à Prefeitura o projeto do Orçamento 2022. Em reunião na manhã de hoje (3), vereadores se dispuseram a acelerar o processo legislativo, no decorrer deste mês, para evitar prejuízos financeiro e administrativo ao Município. Além da Lei Orçamentária Anual (LOA), precisarão ser ajustados a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA), aprovados em junho e novembro de 2021, respectivamente. A adequação é para reservar 1,2% da receita corrente líquida às emendas impositivas dos vereadores e vereadoras, conforme liminar do Tribunal de Justiça (TJRN). adSenseBoxX O clima político é para resolução via processo legislativo. “Obtivemos o consenso entre as bancadas para as tramitações em curto prazo”, informa o vereador Genilson Alves (Pros), líder do Governo. Apesar desse compromisso, o rito dos trabalhos dependerá do teor dos projetos a serem enviados pela Prefeitura, segundo o vereador Professor Francisco Carlos (PP) “Esperamos a colaboração do Executivo para sanar essa situação o mais rápido possível”, diz o líder da oposição.

Ex-deputada é diagnosticada com câncer de mama: ‘Vou alcançar a cura se Deus quiser’

Foto: Reprodução

A ex-deputada federal Sandra Rosado, foi diagnosticada com câncer de mama. “Estou de cabeça erguida para enfrentar essa luta e vou alcançar a cura se Deus quiser”, afirmou Sandra. Sandra disse que o diagnóstico foi feito pelas médicas Dra. Carol Diógenes (Mastologista) e Dra. Ana Carolina (Radiologista). Ela passará por uma cirurgia essa semana, em um hospital de Natal. Sandra tem 70 anos. adSenseBoxX “Sempre me cuidei e anualmente faço os exames de rotina. Esse ano teve essa descoberta em fase inicial. Fica até o alerta para as mulheres fazerem o acompanhamento. É importante o diagnóstico precoce. De minha parte, tratarei o assunto de maneira transparente e aberta. Estou de cabeça erguida para enfrentar essa luta e vou alcançar a cura se Deus quiser”, relatou Sandra ao blog de Heitor Gregório.

Mulher é assassinada com golpes de foice e suspeito é encontrado morto no interior do RN

Foto: MN

Uma mulher foi assassinada com golpes de arma branca e o principal suspeito do crime, que seria o companheiro dela, também foi encontrado morto pela polícia na tarde do último sábado (1º), em São Miguel, no Oeste potiguar. As informações são do G1. O caso aconteceu no sítio Bananeiras, localizado na zona rural do município. Segundo a Polícia Militar, ninguém presenciou o crime e as equipes só foram acionadas ao local por volta das 16h30, quando vizinhos viram marcas de sangue na entrada do imóvel onde o casal morava. A vítima foi identificada pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) como Antonia Lucileide Barros Nunes da Silva, de 43 anos. adSenseBoxX “Ela tinha vários cortes na perna, no ombro e no pescoço”, afirmou o sargento Fernandes Júnior, que atendeu a ocorrência. Já o homem, identificado como José Paulino de Lima, de 40 anos, foi encontrado também morto enforcado com uma corda. Ele também teria marcas de facadas, segundo a PM, mas o Itep inicialmente atribuiu a morte ao enforcamento. Segundo o delegado Cristiano Gouveia, que estava no plantão, a suspeita inicial da Polícia Civil é de que o homem teria matado a mulher e, em seguida, tirado a própria vida. De acordo com ele, moradores da região não souberam dar muitas informações sobre o casal, para dizer se havia algum histórico de briga ou violência doméstica. A motivação do crime também não foi esclarecida ainda. O caso será investigado pela Delegacia de São Miguel.

Ômicron pode ser o vírus de mais rápida propagação da história

Foto: Reprodução

A variante Ômicron do SARS-CoV-2 pode já ser o vírus de mais rápida propagação de toda a história. A informação foi dada pelo médico infectologista norte-americano, Roby Bhattacharyya, do Hospital Geral de Massachusetts. A nova cepa é dominante em várias nações do mundo e está levando à explosão do número de casos de covid-19. “É uma propagação incrivelmente rápida”, alertou Bhattacharyya. O médico e pesquisador fez um cálculo entre a Ômicron e o sarampo, um dos vírus mais contagiosos. Ele concluiu que, num cenário de ausência de vacinação, um caso de sarampo daria origem a mais 15 casos em apenas 12 dias. Já um caso de Ômicron daria origem a 216 casos no mesmo período. A estimativa significa que, em 35 dias, a Ômicron poderia atingir 280 mil pessoas, enquanto o sarampo afetaria 2.700. adSenseBoxX No entanto, num cenário em que a maioria da população está vacinada ou já teve covid-19, o especialista estima que um caso de Ômicron dê origem a apenas mais três casos, número semelhante ao do vírus original, ausente de mutações. Essa previsão continua, mesmo assim, preocupante, podendo ser comparada à transmissibilidade do SARS-CoV-2 quando apareceu inicialmente e começou a propagar-se, num momento em que não havia vacinas e poucas eram as medidas de contenção. “Nas condições atuais”, com vacinação e restrições, “um modelo simples de crescimento exponencial revelaria 14 milhões de pessoas infectadas com Ômicron a partir de um único caso, em comparação com as 760 mil infectadas com sarampo numa população sem defesas específicas”, adiantou o médico. Ômicron “É o vírus mais explosivo e de mais rápida difusão de toda a história”, alertou também o médico Anton Erkoreka, que investiga epidemias passadas. Ele comparou o SARS-CoV-2 à gripe russa de 1889: ambos os vírus levaram apenas três meses para se propagar em todo o planeta. Agora, “a variante Ômicron bateu o recorde de propagação”, afirmou. adSenseBoxX Se, por um lado, a nova cepa consegue infectar até pessoas já vacinadas, por outro essas vacinas impedem, na maioria dos casos, a doença grave. O menor risco individual é a razão pela qual, neste momento, o número de contágios dispara, mas o número de pessoas hospitalizadas se mantém estável. Em pessoas não vacinadas, a Ômicron é apenas cerca de 25% menos grave do que a variante Delta, a versão do vírus que até há pouco tempo era dominante, afirmou o infectologista Roby Bhattacharyya. Até agora, seis estudos em fase preliminar sugeriram que a Ômicron tem maior facilidade de invadir as vias respiratórias altas, mas menor capacidade de infectar os pulmões, o que pode explicar a sua maior capacidade de infecção e menor letalidade. A equipe do pesquisador Michael Chan, da Universidade de Hong Kong, foi a primeira a calcular em laboratório que a nova estirpe se multiplica 70 vezes mais rápido nos brônquios do que a variante Delta. No entanto, aparenta ser dez vezes menos eficiente nos pulmões.

População inicia o ano sem saber onde se vacinar em Mossoró

Foto: Reprodução

Onde se vacinar contra a covid-19 em Mossoró? Essa foi a pergunta que o Mossoró Notícias mais recebeu na manhã desta segunda-feira (3). adSenseBoxX Nas redes sociais da Prefeitura de Mossoró, a última publicação sobre a vacinação da Covid-19 e influenza aconteceu na sexta-feira (31). No post, o município detalhava que a vacinação ocorria até às 12 horas da sexta-feira na Praça do Pax. O portal entrou em contato com a prefeitura, mas até o momento não recebeu informações sobre os pontos de vacinação nesta segunda-feira.

Nova etapa do calendário de matrículas da rede municipal começa nesta segunda

Foto: PMM

Tem início nesta segunda-feira (3), e segue até a próxima sexta-feira (7), mais uma etapa do calendário de matrículas da rede municipal de ensino de Mossoró. Por meio do programa “Educação Digital“, ao longo desta semana será realizado, pelas próprias unidades de ensino, o processo de renovação das matrículas dos alunos que já fazem parte da rede. Com um sistema 100% digital, não há necessidade de pais ou responsáveis se dirigirem à escola ou Unidade de Educação Infantil (UEI) em que o estudante esteja matriculado. “Os pais não precisam se dirigir à escola. Essa é uma etapa executada pela própria escola ou UEI. Se o aluno vai permanecer na unidade, a própria escola renova a matrícula”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar. De acordo com a portaria que instituiu o calendário de matrículas (disponível AQUI), com exceção das turmas de finalização das etapas de Ensino, ou seja, Infantil II (Educação Infantil), 5º ano e 9º ano (Ensino Fundamental) e 4º nível (Educação de Jovens e Adultos – EJA), quando a unidade em que as crianças/alunos estudam não dispõe do ano subsequente, a matrícula deverá ser efetivada, via transferência a pedido de pais e/ou responsáveis. A etapa de transferência acontece de 10 a 14 de janeiro. adSenseBoxX ETAPAS Confira todas as etapas do calendário de matrículas da rede municipal de ensino: – Alunos novatos com deficiência, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação (de 22 a 26 de dezembro); – Alunos novatos com deficiência, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação – UEI Nova Mossoró (de 27 a 31 de dezembro); – Renovação (realizada pela própria unidade de ensino, por meio do SIGEduc, de 3 a 7 de janeiro de 2022); – Transferência (de 10 a 14 de janeiro de 2022); – Matrícula de novos alunos (de 17 a 23 de janeiro de 2022). Todos os detalhes sobre o calendário de matrículas da rede municipal de ensino estão disponíveis AQUI.

Jacaré é encontrado no meio da rua em município do RN

Foto: Reprodução

Um jacaré espécie jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado na noite deste domingo (2) próximo à uma lagoa na região central do município de Bom Jesus, no Agreste potiguar. As informações são do G1. adSenseBoxX De acordo com a Polícia Militar, a população acionou o batalhão de policiamento por volta das 20h e informou que o animal estava na via. Algumas pessoas já tinham contido o jacaré, mas não sabia como devolvê-lo à natureza. O animal, que mede cerca de 1,6 metros de comprimento, foi levado para uma área de habitat e solto em seguida.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.