Direito da Ufersa está entre os 10 cursos do país que mais aprovam na OAB

O curso de graduação em Direito da Ufersa está entre os 10 cursos do País que mais aprovam no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, conforme levantamento do Jornal Folha de São Paulo. Na tabulação dos dados, a Folha considerou o percentual de aprovação em relação aos presentes em todos os três exames aplicados anualmente no período de 2017 a 2019. A prova é condição obrigatória para que o profissional exerça a advocacia no Brasil. adSenseBoxX Com um desempenho de 66,31% de aprovação, a Federal Rural do Semi-Ãrido aparece em 9º lugar no ranking liderado pela FGV – Rio de Janeiro. Com esse patamar de aprovação, a Ufersa também integra o restrito grupo de 43 instituições (apenas 5,4%) que aprovam mais da metade dos formados no Exame da Ordem, entre o montante de 790 instituições de Ensino Superior no Brasil que oferecem a graduação em Direito no Brasil. A graduação em Direito da Ufersa é ofertada no Campus Sede, em Mossoró, com entrada pelo SiSU. O resultado do levantamento se soma aos bons indicadores historicamente mantidos pelo curso, que mantém Conceito 5, nota máxima, pelo Ministério da Educação – MEC, tanto na sua Autorização quanto na Avaliação do Enade.
Presidente nega ter acusado diretor-presidente da Anvisa de corrupção

O presidente Jair Bolsonaro negou nesta segunda-feira (10) ter acusado o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, de corrupção. “Eu me surpreendi com a carta dele. Carta agressiva, não tinha motivo para aquilo. Eu falei o que estava por trás do que a Anvisa vem fazendo. Não acusei ninguém de corrupção. Por enquanto, não tenho nada que fazer no tocante a isso aí”, afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan, retransmitida nas redes sociais do presidente. Em seguida, Bolsonaro avaliou o trabalho da agência e comentou sobre a nomeação de Barra Torres para o cargo, no início do governo. “Eu acho que a Anvisa, acredito que o trabalho poderia ser diferente. Eu o nomeei para lá. Depois da nomeação, ele ganhou luz própria. Eu espero que ele acerte na Anvisa. Mas nós não tivemos nenhum atrito a ponto tal de ele falar que eu tinha que indicar qualquer indício de corrupção”, acrescentou. adSenseBoxX No sábado (8), Barra Torres divulgou nota em que nega a existência de interesses ocultos por trás da aprovação da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra covid-19. No texto, ele pede retratação ao presidente Jair Bolsonaro sobre fala relacionada ao assunto. A carta foi uma resposta à Jair Bolsonaro, que durante entrevista para uma rádio, na semana passada, questionou o interesse da Anvisa com a aprovação da vacina da Pfizer contra covid-19 para crianças nessa faixa etária. “Qual o interesse da Anvisa por trás disso aí?”, perguntou. Na nota, Barra Torres disse que se o presidente tiver informações que indiquem corrupção deveria determinar investigação policial. “Agora, se o senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate. Estamos combatendo o mesmo inimigo e ainda há muita guerra pela frente. Rever uma fala ou um ato errado não diminuirá o senhor em nada. Muito pelo contrário”, escreveu o diretor-presidente da Anvisa.
Homens e mulheres dividem único banheiro da UPA do BH: “Falta até papel higiênico”

Absurdo! Com banheiro masculino interditado, pacientes que procuram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte estão dividindo o único banheiro na UPA. Segundo eles, faltam até papel higiênico. adSenseBoxX “No banheiro não tinha papel higiênico. Eu acho que isso é um descaso com a população”, relatou Francisco Roberto Almeida, que é Policial Militar. Sobre a situação, a secretaria disse que o banheiro masculino está em reforma e por isso foi interditado. A secretaria não deu previsão de quando a reforma será concluída.
Violência: Mossoró registra sexto homicídio em 10 dias

Mossoró registrou o sexto crime de homicídio nos primeiros 10 dias de 2022. Nesta segunda-feira (10), um homem foi encontrado morto às margens da RN-015, que liga Mossoró ao município de Baraúna. adSenseBoxX Segundo a Polícia Militar, Antônio Jackson da Silva Costa foi assassinado com um tiro na cabeça. De acordo com a PM, “Ceguinho” como era conhecido, estava desaparecido desde a tarde de ontem (9). Ele era morador do bairro Aeroporto. A motivação do crime ainda é desconhecida. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.
Nome sujo: saiba como consultar de forma gratuita se o CPF está negativado

Uma empresa especializada no Rio Grande do Norte está realizando uma ação para facilitar os consumidores que estão com o nome negativado. A iniciativa foi criada para ajudar as pessoas que sofreram mais pesadamente os efeitos econômicos gerados pela pandemia da Covid-19. Para participar, os interessados em consultar e quitar suas dívidas podem se comunicar pelo Whatsapp, através do link (clique aqui). Todos esses canais contam com as mesmas condições de consulta e quitação.
Covid-19: aumento de casos não deve elevar número de óbitos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse acreditar que o avanço da covid-19 no Brasil deverá ter desempenho similar ao de alguns países europeus, apresentando aumento de casos mas sem aumentos significativos no número de óbitos, em termos proporcionais. Queiroga disse também que, nos próximos 15 dias, serão distribuídos 14 milhões de testes rápidos de antígenos. “Em janeiro vamos distribuir 40 milhões de testes rápidos de antígenos. Destes, 14 milhões nos próximos 15 dias. É necessário que tenhamos novamente o empenho dos municípios para fazerem essa testagem na atenção primária e enviar esses resultados ao Ministério da Saúde, para que tenhamos visão da evolução da pandemia”, disse Queiroga hoje (10) ao chegar no ministério. Segundo o ministro, não está sendo observado, no país, “aumento proporcional no número de óbitos”, por conta da doença. Nesse sentido, acrescentou, o Brasil deverá ter, “desempenho semelhante ao que ocorre em países da Europa como Espanha, Reino Unido e França, onde houve incremento de casos mas não houve subida de óbitos”, disse. “Mas temos de esperar a evolução da pandemia para termos posição mais definitiva sobre o tema”, acrescentou. adSenseBoxX Queiroga reiterou que o ministério tem provisões e estoques reguladores que garantem o abastecimento de estados e municípios “com aquela capacidade máxima de consumo que houve no pico de pandemia por um período de três meses”. “Temos cenário pandêmico de certa incerteza, em face da variante Ômicron, mas temos a esperança de que não haja uma explosão de internações hospitalares, nem aumento proporcional de óbitos porque nossa população está fortemente vacinada”. Ele lembrou que o total de leitos aumentou de 23 mil, antes da pandemia, para 43 mil, no período de pico da doença. “Então, no pior cenário, temos capacidade de duplicar os leitos de terapia intensiva, se esse for o caso. Mas é necessário também que municípios e estados nos informem para garantir que não faltem insumos estratégicos, como oxigênio e kits de intubação”, complementou. De acordo com o ministro, ainda hoje o governo deverá ter uma definição sobre a questão da quarentena, de forma a encurtar o período necessário para aqueles que contraíram a doença. Queiroga informou, também, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encaminhou sugestão para flexibilizar a restrição dos cidadãos da Ãfrica e dos países vedados em função da variante Ômicron.
MPRN volta a suspender atendimento presencial por causa da Covid-19 e gripe

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai suspender novamente o atendimento presencial ao público externo, excetuadas situações comprovadamente excepcionais. O motivo da suspensão é o aumento dos casos confirmados e da taxa de transmissibilidade da Covid-19 no Estado e o crescimento do número de acometidos com síndromes gripais, com sintomas semelhantes ao da Covid, e a sobrecarga nos atendimentos de urgência nas unidades de saúde. A medida passa a valer já a partir desta segunda-feira (10). Para tomar essa decisão, o MPRN levou em consideração a crescente confirmação de casos de Covid-19 de integrantes da instituição e a necessidade de evitar a transmissão da doença, resguardando a saúde dos integrantes e demais colaboradores do MPRN, bem como da população. O retorno das atividades presenciais, enquanto não estiver controlada a disseminação da Covid-19 em todo o território do Rio Grande do Norte, ocorrerá de forma gradual, por meio de rodízio, no percentual de até 50% do total de integrantes nas respectivas unidades, respeitando o distanciamento social entre as estações de trabalho, de modo a conciliar a preservação da saúde e a produtividade institucional, cabendo às respectivas chefias imediatas a definição de escalas de trabalho. adSenseBoxX O horário de funcionamento do MPRN será, de forma presencial e remota, de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h, e sexta-feira, das 8h às 14h, bem como, apenas remotamente, de segunda a quinta-feira, das 15h às 17h. Com isso, fica suspensa a contabilização de créditos e eventuais compensações do banco de horas dos servidores. O horário de atendimento ao público ocorrerá, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e, sexta-feira, das 8h às 14h, pelos meios disponíveis no portal do MPRN (clique aqui), tais como e-mail e telefone funcional. Além dessas formas de atendimento, estão disponíveis o WhatsApp do Gaeco (98863-4585) e da Ouvidoria do MPRN (99994-6057), e, fora do horário de expediente, o telefone de Atendimento ao Cidadão (99972-5298). Fica suspensa a realização de eventos, cursos e treinamentos presenciais dentro do MPRN.
Com gol de Carlos Alberto, Potiguar vence o Santa Cruz no Nogueirão

A volta da torcida alvirrubra ao Nogueirão foi na base da emoção. O Potiguar estreou com vitória no Estadual de 2022, e os torcedores puderam comemorar e soltar o grito de gol apenas aos 33 minutos do segundo tempo. Carlos Alberto foi o autor do gol da vitória do Time Macho por 1 a 0, em jogo válido pela 1ª rodada do primeiro turno da competição. Desde a primeira etapa, o Alvirrubro mostrou-se superior ao seu adversário, procurando abrir o placar a todo momento. De tanto insistir, o time do técnico Joel Cornelli foi premiado com o gol na segunda etapa, brindando a volta da torcida ao estádio Nogueirão. O próximo compromisso do Potiguar será na quarta-feira (12), às 20h00, contra o Assu, em local ainda a ser definido pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Furto de cabos de energia deixa bairros de Mossoró sem abastecimento de água

Um poço usado no abastecimento de água em bairros de Mossoró está paralisado desde o domingo (9), por causa da ação de criminosos que furtaram cabos da subestação de energia do equipamento. Com isso, estão sem abastecimento o bairro Bela Vista, os condomínios Alpha Ville e Sun Ville e os loteamentos Campos do Conde e Bela Vista. adSenseBoxX “A Caern já registrou a ocorrência policial e trabalha para restabelecer o funcionamento do poço”, informou a empresa. A previsão é que até o final do dia desta segunda-feira (10), o serviço esteja concluído e o fornecimento retomado. No entanto, a companhia informa que será necessário aguardar um prazo de até 48 horas para a completa normalização do abastecimento.