MP recomenda que Prefeitura de Mossoró passe a exigir comprovante de vacinação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Mossoró que discipline, por meio de decreto, medidas para a exigência do comprovante do esquema vacinal em locais públicos e privados que possam promover aglomerações. Além de exigir o passaporte de imunização contra a Covid-19 deve-se exigir também o teste PCR com 72 horas ou teste de antígeno com 48 horas, isso somente para aqueles que não tomaram a dose de reforço (D3). Para emitir a recomendação o MPRN considerou o momento de expansão da transmissão da variante Ômicron no Brasil, devido ao grande potencial de transmissibilidade. Desta forma, nenhum evento de massa deve ser autorizado sem as garantias sanitárias e sem um rigoroso processo de controle e fiscalização, a ser realizado pelas autoridades públicas, bem como as empresas/instituições responsáveis pela organização destes eventos. adSenseBoxX A orientação do MPRN é que para elaborar o decreto o Município se baseie nas recomendações do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e no Decreto Estadual nº 30.940, de 30 de setembro de 2021, podendo adotar medidas mais restritivas, levando ainda em consideração as características da localidade. O estudo da evolução da pandemia no RN, feito na rede assistencial Covid-19 do SUS em janeiro de 2022, realizado pelo LAIS/UFRN concluiu que é necessário ampliar as medidas de segurança para qualquer evento que possa promover o encontro de grandes públicos, dado a introdução da variante Ômicron no território potiguar. O estudo foi publicado em 7 de janeiro de 2022. No referido estudo o LAIS/UFRN orientou, ainda, que essa medida deve ser aplicada para eventos públicos e privados e que a testagem associada à vacinação completa deve ser exigida para eventos de massa até que o RN consiga atingir no mínimo 80% de sua população adulta com a D3.
Bolsonaro cumpre agenda no Rio Grande do Norte em fevereiro

O presidente Jair Bolsonaro estará mais uma vez no Rio Grande do Norte. No estado, Bolsonaro participará da programação que vai marcar a “chegada das águas da transposição do rio São Francisco”. A visita acontece dia 9 de fevereiro. adSenseBoxX Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o presidente desembarca em Mossoró e de lá segue para Jardim de Piranhas, porta de entrada da transposição a partir do Rio Piranhas-Açu, que nasce no vizinho estado da Paraíba. “Para mim é a obra mais importante da minha vida e do meu Estado, porque segurança hídrica é vida e essência”, declarou o ministro.
Comitê científico do RN recomenda novas restrições a eventos de massa, diz secretário

O comitê científico do Rio Grande do Norte recomendou novas restrições para eventos de massa, segundo confirmou o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, nesta quinta-feira (13). As informações são do G1. De acordo com ele, os especialistas consideraram as medidas necessárias por causa do aumento de casos de covid-19 e também de gripe após os eventos de final de ano. O grupo criado pelo governo início da pandemia trata sobre as ações do Estado em relação à Covid-19 e orienta decisões dos gestores estaduais sobre o tema. Segundo Cipriano, o governo deverá avaliar as recomendações e tomar uma decisão a respeito das novas restrições nesta quinta-feira (13), com possível atualização de decretos. A última reunião do comitê aconteceu na segunda-feira (10). adSenseBoxX “O comitê já recomendou a restrição para eventos de massa. É o que nós sabemos: aglomerar sem máscara, maior contato entre as pessoas, aumenta a transmissão de toda doença respiratória. O que nós estamos vendo agora é reflexo desses eventos de fim de ano, de atividades sociais que aglomeraram pessoas. O governo do estado vai apreciar essa orientação ainda hoje e divulgará oportunamente a atualização de decretos. Mas a orientação da autoridade sanitária é a restrição de eventos de massa que venha favorecer aglomeração”, afirmou o secretário. O secretário ainda orientou a população, empresários e municípios a cumprirem os protocolos já estabelecidos, como uso de máscara, álcool em gel e a exigência do passaporte vacinal para entrar em eventos. “Se a gente tivesse cumprindo o protocolo nesses eventos, teríamos talvez menos problemas”, argumentou.
Motorista morre após capotar veículo carregado de cigarros na BR-110

Um motorista morreu após capotar o carro na manhã desta quinta-feira (13), na BR-110, entre Mossoró e Upanema. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo estava carregado com 21 caixas de cigarros sem nota fiscal. adSenseBoxX Ainda segundo a PRF, o motorista pode ter perdido o controle do veículo após cochilar ao volante. Com a vítima, a perícia encontrou comprimidos de inibir o sono. Após a perícia, o corpo foi conduzido para sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Ele foi identificado como Whashington Dantas Sobrinho, de 54 anos.
Potiguar vence o Assu por 3 a 0 e assume vice-liderança do Estadual

O Potiguar segue com 100% de aproveitamento no Campeonato Potiguar. Nesta quarta-feira (12), o Alvirrubro bateu o Assu por 3 a 0 e assumiu a vice-liderança da competição. Os gols foram marcados por Harrisson, Narcílio e Jefinho. O Potiguar volta a campo no domingo (16), contra o Globo. O jogo será às 16h no estádio Nogueirão. adSenseBoxX O jogo A primeira chance alvirrubra veio logo aos três minutos de jogo. Wilker deu ótimo lançamento para Carlos Alberto, o atacante alvirrubro finalizou na saída do goleiro e a zaga do Assu salvou em cima da linha. O Potiguar voltou a ameaçar o Assu em dois chutes de fora da área. Primeiro com Narcílio, que finalizou à esquerda do gol e depois com Harrison, que finalizou para a boa defesa de Neto. Aos 16, Narcílio cobrou falta com capricho e Neto fez a defesa em dois tempos, evitando o primeiro gol do Maior do Interior. O Potiguar abriu o placar aos 26 minutos. Wilker recebeu pela esquerda e lançou Harrisson, o meia dominou, girou e finalizou com estilo, marcando um belo gol no Nogueirão. Não demorou muito para o Potiguar ampliar o placar. Aos 34, Carlos Alberto recebeu pelo meio e tocou para Narcílio, que dominou, avançou e de perna esquerda, da entrada da área, colocou a bola no canto direito de Neto. 2 a 0. Segundo tempo Sem ser ameaçado, o Potiguar controlou a toda segunda etapa. O Time Alvirrubro criou boas chances, mas pecou no último passe. Aos 32 minutos, igor Cursino, estreante com a camisa alvirrubra, deu ótimo lançamento para Jefinho, o atacante avançou e cruzou para Vinícius, o atacante alvirrubro apareceu livre na pequena área e acabou errando a finalização cara a cara com o goleiro do ASSU e a bola foi para fora. O Potiguar chegou ao terceiro gol aos 42 minutos. Vinícius fez boa jogada pela esquerda e tocou para Jefinho, o atacante finalizou no ângulo direito e marcou mais um belo para o Potiguar na partida. Final de jogo: Potiguar 3×0 Assu.
Brasil recebe primeiro lote de vacinas contra covid-19 para crianças

Chegaram ao Brasil, às 4h45 desta quinta-feira (13), as primeiras vacinas contra covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos. Remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo). O lote será distribuído a estados e municípios para iniciar a aplicação. A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país. Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões. adSenseBoxX Na semana passada, o ministério anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Segundo a pasta, a criança deve ir aos postos de vacinação acompanhada dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. A distribuição será feita na seguinte proporção (confira o percentual da população de 5 a 11 anos por estado): Região Centro-Oeste (8,17%) Distrito Federal – 1,30% Goiás – 3,55% Mato Grosso do Sul – 1,47% Mato Grosso – 1,85% Região Sudeste (39,18%) Espírito Santo – 1,93% Minas Gerais – 9,02% Rio de Janeiro – 7,49% São Paulo – 20,73% Região Sul (13,17%) Paraná – 5,25% Rio Grande do Sul – 4,73% Santa Catarina – 3,19% Região Nordeste (28,43%) Alagoas – 1,77% Bahia – 7,07% Ceará – 4,42% Maranhão – 4,02% Paraíba – 1,89% Pernambuco – 4,80% Piauí – 1,62% Rio Grande do Norte – 1,67% Sergipe – 1,17% Região Norte (11,05%) Acre – 0,57% Amazonas – 2,77% Amapá – 0,55% Pará – 4,99% Rondônia – 0,93% Roraima – 0,38% Tocantins – 0,86%