Presidente Bolsonaro oficializa reajuste de 33% para professores

Uma cerimônia no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (4), oficializou o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica. A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pelo presidente Jair Bolsonaro, eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria. Além do reajuste, foram lançados no evento dois editais com a oferta de 168 mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação para formação de professores. O primeiro é o da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o segundo edital é do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). “Em 2021 o protagonismo foi dos profissionais da saúde, em 2022, o protagonismo será dos profissionais de educação. Chega de usar os professores e profissionais de educação apenas como massa de manobra político-eleitoral. Está na hora de ações diretas. E uma ação direta é essa, que respeita o profissional e dá a ele um ganho a mais nessa situação”, ressaltou o ministro da Educação na cerimônia. adSenseBoxX Piso O piso se aplica a profissionais com formação em magistério em nível médio – vinculados a instituições de ensino infantil, fundamental e médio das redes federal, estadual e municipal – que têm carga horária de trabalho de 40 horas semanais. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a medida abrange professores, diretores, coordenadores, inspetores, supervisores, orientadores e planejadores escolares em início de carreira. Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 1,7 milhão de profissionais serão impactados. O reajuste está previsto em lei de 2008. Segundo o texto, o valor mínimo para os docentes da educação básica deve ser reajustado anualmente em janeiro. Segundo entendimento da CNTE e do governo federal, o reajuste é automático e deverá constar do salário referente ao mês de janeiro, a ser pago em fevereiro. Mas na prática não deve ser assim já que os municípios têm alegado dificuldades financeiras para arcar com esse reajuste.
MP recomenda torcida única para clássicos entre ABC e América

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) que adote, de forma imediata, jogo de torcida única quando se tratar de confronto entre ABC Futebol Clube e América Futebol Clube. A recomendação foi assinada nesta sexta-feira (4) e será publicada na edição deste sábado (5) do Diário Oficial do Estado (DOE). A Federação de Futebol deve liberar o acesso à praça esportiva apenas da torcida do clube mandante do jogo. Em inexistindo espaço exclusivo para torcida visitante, que somente poderá ter acesso à área mista do Estado e desde que não ostente símbolos (bandeiras, acessórios, camisas, etc) ligados às torcidas organizadas. O MPRN também recomendou ao comando da Polícia Militar que fiscalize situações de risco, buscando evitar confronto entre torcedores, que seja determinado o uso do poder polícia, de forma motivada, para controle e acesso de torcedores com camisas do time adversário. Aos clubes ABC e América, o MPRN recomendou que se abstenham de realizar qualquer tipo de evento no dia do jogo, sem que antes seja autorizado e vistoriado pela PM, inclusive devendo ser vedado o acesso do torcedor às dependências do complexo esportivo sem prévia revista de segurança por parte da Polícia Militar. A FNF tem prazo de 48 horas para informar sobre o atendimento da recomendação. A recomendação é baseada em vasto material apresentado pelo Comando da Polícia Militar, onde se verificou inúmeros atos de vandalismo, crime e total descaso com o que define o Estatuto do Torcedor como normas a serem observadas pelas Torcidas Organizadas. O MPRN reforça que esses atos criminosos têm sido praticados de forma reiterada nos jogos entre ABC Futebol Clube e América Futebol Clube, colocando em risco a integridade física de todos que se deslocam até as praças esportivas, inclusive os profissionais envolvidos no evento. Além disso, a proteção aos interesses coletivos do torcedor deve prevalecer sobre quaisquer outros interesses financeiros ou particulares, seja do torcedor, seja de agremiações envolvidas no certame em andamento.
Prefeitura começa a asfaltar ruas com emendas do deputado Beto

A Prefeitura de Mossoró começou a asfaltar ruas nesta quinta-feira (3) com emendas destinadas pelo deputado federal Beto Rosado (PP). Serão 23 ruas asfaltadas em seis bairros de Mossoró. “Fico feliz em ver mais um trabalho do nosso mandato que vai fazer a diferença na vida de milhares de mossoroenses, com mais mobilidade urbana e infraestrutura”, disse. Segundo o parlamentar, o projeto para asfaltar as ruas já estava aprovado pela Caixa Econômica Federal desde agosto do ano passado e cabia apenas a prefeitura licitar e executar. Beto chegou a publicar um vídeo nas redes sociais no mesmo mês comemorando a liberação dos recursos. adSenseBoxX As primeiras ruas contempladas foram a Coronel Gurgel e Almirante Barroso. Confira a lista: Rua Nelson Pereira de Oliveira Av. Mota Neto Rua Frei Miguelinho Rua Alaíde da Escóssia Rua Raimundo Nonato Chaves Rua Luiz Teotônio de Paula Rua Dr. Fernando Couto Rua Professor Manoel João Av. Cunha da Mota Rua Romualdo Galvão Rua Almirante Barroso Rua Afonso Pena Rua Campos Sales Rua Lira Tavares Rua Orlando Dantas Rua Francisco Pascoal Rua Nicácia da Costa Araújo Rua José Otávio Rua Amaro Cavalcante Rua Venceslau Braz Rua Machado de Assis Rua Almir de Almeida Castro Rua Coronel Gurgel
Allyson critica Bolsonaro por reajuste de 33,24% para os professores

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo reajuste do piso nacional dos professores em 33,24%. Em entrevista ao radialista Gilson Cardoso, na 105 FM, Allyson disse que o presidente fez caridade com o “chapéu alheio” já que não aumentou o Fundeb. “Sabe aquele negócio de fazer favor com o chapéu alheio? O Governo Federal poderia ter dito que iria dar 10, 20, 30, 40%… e 100% de aumento, poderia ter dito. Agora repassar o dinheiro…”, ironizou. Apesar da crítica, Allyson disse que a prefeitura tentará cumprir o piso. “Estamos trabalhando para ver como implementar”, disse.
Brasil recebe mais 2,1 milhões de doses de vacinas da Pfizer

Mais de 2,1 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19, voltadas para o público acima de 12 anos de idade, chegam ao Brasil nesta sexta-feira (4). Este é o primeiro lote de dois que serão entregues até o fim de semana, segundo o Ministério da Saúde. A nova remessa irá se unir com as mais de 177 milhões de doses da vacina enviadas para a campanha de imunização. adSenseBoxX As vacinas desembarcam no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. “Logo após passarem por um rígido controle de qualidade, os imunizantes começarão a ser distribuídos aos estados e ao Distrito Federal, seguindo critérios de igualdade e proporção populacional”, informa o ministério. Vacinação A campanha de vacinação contra a covid-19 ultrapassou mais de 407 milhões de doses de vacinas distribuídas para estados, municípios e Distrito Federal. Destas, mais de 359 milhões foram aplicadas, segundo balanço do ministério.
Morre no hospital homem baleado há uma semana em Mossoró

Jardel Nonato da Silva Sobrinho, morreu na noite desta quinta-feira (3), em Mossoró. Ele estava internado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) desde o último dia 27, quando foi alvejado com três tiros cabeça na Favela do Fio. adSenseBoxX De acordo com a polícia, Jardel Nonato era investigado por crimes de roubo e homicídio. A motivação do crime, que agora será investigada pela Delegacia de Homicídios, pode ter ligação com o passado da vítima. Com mais esse crime, Mossoró chega a 15 assassinatos em 2022.
Para evitar críticas, Allyson exonera radialista aliado que ridicularizou ouvinte

Após repercussão negativa, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) resolveu se adiantar as críticas e exonerou o radialista Joãozinho GPS da Secretaria de Comunicação do município. Nesta quinta-feira (3), Joãozinho foi alvo de críticas nas redes sociais após fazer um comentário maldoso contra uma ouvinte idosa durante seu programa na Rádio Difusora de Mossoró. Além de radialista, Joãozinho é servidor efetivo do município. Em outubro do ano passado, Joãozinho foi nomeado por Allyson para ocupar o cargo de Assessor Executivo de Comunicação. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Comitê Biossegurança da Ufersa recomenda adiamento das aulas presenciais

O Comitê Permanente de Biossegurança da Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido mantém o calendário acadêmico aprovado pelo CONSEPE para o semestre 2021.2, mas recomenda a transferência das aulas presenciais não essenciais do dia 14 para o dia 28 de fevereiro. A data poderá ser antecipada caso ocorra melhorias dos indicadores e regressão das faixas de riscos. A recomendação é fundamentada em decorrência da piora no cenário nos municípios onde estão localizados os Campi da UFERSA, estando todos passando para Bandeira 4 que é de alerta. Além disso, o registro no aumento de óbitos, a alta testagem de casos positivos para a Covid-19, a predominância da variante Ômicron que apresenta alto poder de contagio, aumento na ocupação dos leitos, bem como na taxa de transmissibilidade. adSenseBoxX Para os estudantes que não são oriundos de Mossoró, Angicos, Caraúbas é Pau dos Ferros, o Comitê de Biossegurança da Ufersa orienta para a manutenção do planejamento para o retorno presencial. O Comitê reforça ainda para as medidas preventivas como o uso de máscaras adequadas cobrindo o nariz e a boca; o distanciamento social; lavagem e higienização das mãos e, a vacinação. As recomendações do Comitê de Biossegurança vão passar agora para avaliação do CONSEPE em reunião extraordinária marcada para às 14h, na próxima terça-feira, dia 8 de fevereiro.