Relator Jean Paul Prates rejeita proposta para reduzir tributos sobre diesel e GLP

O relator do pacote do combustível no Senado, Jean Paul Prates (PT), rejeitou a inclusão de uma proposta para zerar a cobrança de impostos federais sobre o diesel e o gás de cozinha. Com isso, o projeto continua tratando apenas de mudanças na cobrança do ICMS, imposto arrecadado pelos Estados. O texto está pautado para quarta-feira (23), no plenário da Casa, mas a votação pode ser adiada para março. A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), aliada do governo, apresentou uma emenda para zerar a cobrança de PIS e Cofins sobre óleo diesel, biodiesel e GLP até 31 de dezembro de 2022 e dispensar a compensação exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a desoneração, a pedido da equipe econômica. Na última quinta-feira, 17, o relator chegou a falar ao jornal O Globo que incluiria a proposta no projeto, mas, em parecer protocolado no sábado, 19, rejeitou a emenda. adSenseBoxX “Deixamos de acolher a Emenda nº 6, por entender que a dispensa das exigências fiscais da LRF e da LDO nela veiculada extrapola o propósito desse projeto. Ademais, representa um risco de que a redução dos preços obtida pela racionalização dos tributos sobre os combustíveis seja consumida pela desvalorização do real causada pela redução da confiança do mercado na gestão fiscal brasileira”, escreveu o relator na justificativa. Além disso, ele incluiu o etanol anidro e o GLP no modelo de cobrança monofásica do imposto, instituído pelo projeto. Na versão anterior, apenas gasolina, diesel e biodiesel estavam incluídos na medida. Os Estados terão liberdade para definir a tributação, de acordo com a proposta. Ainda assim, os secretários estaduais de Fazenda são contra o projeto. Por um lado, uma cobrança uniforme poderia aumentar a carga tributária em alguns Estados. Além disso, há temor de queda de arrecadação com a cobrança monofásica, em apenas uma etapa da comercialização.
Violência: Mossoró registra quatro homicídios nesta segunda-feira

Quatro homicídios foram registrados em Mossoró apenas nesta segunda-feira (21). O último crime aconteceu no bairro Alto de São Manoel. As mortes ocorreram em um intervalo de 6 horas. Segundo a Polícia Militar, Vinicius Emerson Silva Cosme, de 19 anos, foi baleado na rua Chico Linhares. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu antes de dar entrada no hospital. adSenseBoxX Ainda não há informações sobre a motivação. O crime será investigado pela Polícia Civil. Com as mortes de hoje, Mossoró chega a 28 assassinatos em 2022.
Homem é morto a tiros dentro de distribuidora de água em Mossoró

Um homem foi morto a tiros no bairro Teimosos, em Mossoró, na tarde desta segunda-feira (21). Segundo a Polícia Militar, Francisco Nadson Silva de Araújo, foi morto dentro de uma distribuidora de água na rua Raimundo Firmino de Oliveira. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. adSenseBoxX De acordo com a polícia, essa foi a terceira morte violenta registrada na cidade só nesta segunda-feira. No início da tarde, dois jovens foram assassinados a tiros no bairro Planalto 13 de Maio. Eles foram identificados como Vitor Renan Medeiros Xaxa, de 24 anos e Artur Anderson Nunes dos Santos, de 20 anos.
Castração de 800 animais com recursos de emendas obtidos pelo vereador Pablo começa em março

A política de castração de animais na cidade de Mossoró efetivamente começa a se concretizar. O vereador Pablo Aires (PSB) participou na manhã desta segunda-feira (21) de reunião no Hospital Veterinário da UFERSA HOVET – que já está com os recursos em caixa para a castração de 800 animais na cidade de Mossoró. Os recursos da ordem de 120 mil reais foram conseguidos pelo vereador Pablo Aires e são frutos de emenda destinada pelo deputado federal Rafael Motta (PSB) em maio do ano passado para o HOVET compra de equipamentos e o restante dos recursos serão usados para a campanha de castração gratuita, contemplando as ONGs, protetores independentes. Participaram da reunião sobre os detalhes da campanha, o diretor do Hospital Veterinário Klívio Tomaz, representantes das ONGS de Proteção Animal e protetores independentes. O vereador Pablo Aires comemorou a notícia: “Hoje é um dia muito feliz para o nosso mandato. A castração é a única forma eficaz de fazer o controle populacional de animais e mais uma vez estamos provando que é possível fazer políticas públicas para a causa animal na nossa cidade”, ressalta Pablo Aires que lembra que foi a Causa Animal que o trouxe para a política. Segundo o responsável pelo Hospital Veterinário, Klívio Tomaz, o trabalho será iniciado com a realização de exames dos animais que já estão com as Ongs e sob o cuidado dos protetores independentes. “Será um impacto importante para a redução da população de animais de rua com a castração incluindo consultas e exames pré-cirúrgicos, cabendo às ONGS e protetores o pós-operatório”, ressalta o diretor do HOVET. Nos próximos dias serão repassados mais detalhes de como ocorrerá a campanha de castração através do HOVET/UFERSA.
Mulher grávida é esfaqueada pelo ex-companheiro no interior do RN

Uma mulher grávida foi ferida com golpes de faca desferidos pelo ex-companheiro durante um atentado que aconteceu na noite de domingo (20) no município de Tibau, na região Oeste potiguar. O suspeito conseguiu fugir. As informações são do G1. O crime aconteceu por volta das 18h30 na praia das Emanuelas, segundo a Polícia Militar. A mulher de 33 anos estava em casa com alguns familiares, quando o ex-companheiros chegou ao local. adSenseBoxX Familiares contaram à polícia que o homem e a mulher estavam conversando, quando ele a agarrou pelo pescoço e começou a desferir golpes com um objeto cortante. Ainda de acordo com a PM, os primeiros golpes atingiram os braços e depois a barrida da vítima, que está grávida. A mulher ainda foi arrastada pelo agressor até o carro que estava do lado de fora da cada. Ele tentou colocá-la dentro do porta-malas do veículo, mas ela conseguiu correr e pedir socorro. O homem entrou no veículo e fugiu. Ferida, a vítima foi socorrida por parentes para o hospital de Tibau e, em seguida, transferida para o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Ainda segundo a polícia, ela está fora de perigo. adSenseBoxX O carro usado pelo agressor, modelo Siena de cor branca, foi encontrado cerca de 40 minutos depois, abandonado no meio de um matagal às margens da rodovia RN-013, próximo à comunidade Gangorra. Dentro do veículo, foram encontrados uma faca e um facão. Havia manchas de sangue no local. Segundo a polícia, o material encontrado no local será encaminhado para perícia para confirmar se algum dos objetos foi o utilizado no crime. O suspeito seguia desaparecido até a última atualização desta matéria. Segundo a Polícia Militar, o homem já tinha sido preso em 2021 enquadrado na Lei Maria da Penha.
Dois jovens são assassinados a tiros em Mossoró

Dois jovens ainda não identificados foram mortos a tiros na tarde desta segunda-feira (21), em Mossoró. De acordo com a Polícia Militar, o duplo homicídio aconteceu no quintal de uma residência na rua Balelei, no bairro Planalto 13 de Maio. Ainda não se sabe a motivação do crime. adSenseBoxX O local está sendo isolado pela Polícia Militar. Com esse duplo homicídio, Mossoró chega a 26 assassinatos em 2021. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Asfalto cede e interdita parte de rua em Mossoró: “Não tenho como tirar o carro da garagem”

Um enorme buraco interdita parte da rua Deméter, no Conjunto Monte Olimpo, em Mossoró, há mais 15 dias. Segundo um morador, o asfalto cedeu após algumas chuvas. O local chegou a ser vistoriado pela Defesa Civil, mas o problema não foi resolvido. “Não tenho como tirar o carro da garagem”, disse. adSenseBoxX Sem resposta da prefeitura, moradores buscaram ajuda de vereadores. No último dia (16), o vereador Paulo Igo (Solidariedade) enviou um ofício solicitando o reparo da rua com urgência, mas o pedido até o momento não foi atendido. Já o vereador Tony Fernandes (Solidariedade), solicitou ao Secretário de Infraestrutura, Rodrigo Lima o envio de uma equipe para vistoriar e corrigir o problema apresentado na rua. A solicitação também não foi atendida. Sem perspectiva que o problema seja resolvido, os moradores procuraram o MOSSORO NOTÃCIAS nesta segunda-feira (21) para relatar o caso.
Sem identificação, 11 corpos serão enterrados como indigentes em Mossoró

Pelo menos 11 corpos de pessoas sem identificação serão sepultados como indigentes em Mossoró após o carnaval de 2022, segundo informou a direção do Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) no município do Oeste potiguar. As informações são do G1. São pessoas que morreram vítimas de crimes, de acidente de trânsito ou outro tipo de morte violenta, tiveram os corpos recolhidos pelo Itep e não foram identificadas ou procuradas por nenhum familiar. O mais antigo deles está no órgão desde 2017. Segundo a diretora Talita Pascaly, pelo menos dois corpos foram identificados, mas familiares não compareceram para identificação oficial e retirada para sepultamento, mesmo após chamamento oficial e público. Mas a maioria dos casos é de ossadas, o que dificulta a identificação. adSenseBoxX Ainda assim, a diretora explicou que foram recolhidas amostras de DNA de todos os corpos e eles serão inumados em covas separadas e numeradas. Caso alguma família compareça no futuro, em busca de um familiar, a identificação poderá ser feita. “O protocolo é, quando não identificados, a família vir procurar, se identificar com possível parentesco, trazer a documentação, para a gente poder fazer a comparação. No caso das ossadas, essa comparação é através do DNA”, afirmou a diretora. A comparação também pode ser feita por meio de digital e foto do corpo, quando ainda preservado. Em março de 2017, após enfrentar uma lotação de corpos de indigentes em Natal, o Itep publicou uma portaria em que permitia o sepultamento de corpos sem identificação até 10 dias após a entrada do corpo no órgão sem surgimento de nenhum familiar para identificação. Naquele mesmo mês foram enterradas 62 pessoas indigentes.
Nome sujo: saiba como consultar de forma gratuita se o CPF está negativado

Uma empresa especializada no Rio Grande do Norte está realizando uma ação para facilitar os consumidores que estão com o nome negativado. A iniciativa foi criada para ajudar as pessoas que sofreram mais pesadamente os efeitos econômicos gerados pela pandemia da Covid-19. Para participar, os interessados em consultar e quitar suas dívidas podem se comunicar pelo Whatsapp, através do link (clique aqui). Todos esses canais contam com as mesmas condições de consulta e quitação.
Confira o horário de funcionamento do comércio em Mossoró durante o carnaval

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio) informa que o comércio de Mossoró vai funcionar de forma diferenciada nos dias de carnaval. O comércio de rua, shoppings e supermercados fecham na segunda-feira de folia, em comemoração ao Dia do Comerciário. Confira o horário de funcionamento Shoppings Mossoró (Incluindo Partage, Oitava Mall e Shopping Popular) • Sábado: Horário normal • Domingo: Fechado • Segunda: Fechado (antecipação do feriado do Dia do Comerciário) • Terça-feira: Horário normal • Quarta-feira: Horário normal adSenseBoxX Supermercados • Sábado: Horário normal • Domingo: 7 às 13h • Segunda: Fechado (antecipação do feriado do Dia do Comerciário) • Terça-feira: 7h às 20h • Quarta-feira: Horário normal Comércio de rua • Sábado: Horário normal • Domingo: Fechado • Segunda: Fechado (antecipação do feriado do Dia do Comerciário) • Terça-feira: Horário normal • Quarta-feira: Horário normal Bancos • Segunda: Fechado • Terça-feira: Fechado • Quarta-feira: A partir das 12h